Pergunta: Eu tenho feito minhas práticas por três anos e não tive grandes experiências ou vi qualquer mudança em mim. O que deveria me motivar a continuar praticando?

Sadhguru: Você precisa entender o que é uma prática. Se você deseja mover conscientemente sua mão, você pode. Se você quiser mover sua mente para algum lugar, também pode fazê-lo, até certo ponto. Da mesma forma, você pode mover suas emoções. Você pode mover suas energias? Não. Fazemos as práticas para que essa parte da sua vida comece a se mover também. Se tudo se move - seu corpo, sua mente, suas emoções - mas suas energias não se movem, você ainda não vai a lugar algum. A prática é liberar essa dimensão da sua vida que normalmente não está em suas mãos.

Seu corpo físico está em grande parte nas suas mãos, mas ainda não está se movendo da maneira que você deseja. Está fazendo suas próprias coisas.  Sua mente  pode ser facilmente tomada em suas mãos, mas também pode não estar fazendo o que você quer agora. Pode estar fazendo milhares de outras coisas. Suas emoções podem ser facilmente focadas e levadas para onde você quiser, mas isso também pode não estar acontecendo. Mas se você se decidir, poderá mover seu corpo, mente e emoções. Cada um de vocês é capaz disso se realmente tomar uma decisão. Mas mesmo se você tomar uma decisão, não poderá mover suas energias. Isso, definitivamente, não está ao seu alcance.

Se você deseja passar de uma dimensão para outra, todas as quatro precisam se mover - não há outra maneira.

O sadhana é trazido à sua vida para que essa dimensão da sua vida comece a se mover. Se a transformação não está acontecendo, significa que você não está fazendo muito a respeito das outras três dimensões. Seu corpo, sua mente e suas emoções não foram disciplinadas, mas você está praticando porque acha que é algum tipo de varinha mágica que valerá a pena pra você. Valerá, mas ainda assim...

Dirigindo sobre quatro rodas!

É como, neste momento, em alguns lugares do ashram, há um certo nível de solo encharcado. Quando você dirige, um erro e você ficará preso. Mesmo que apenas uma roda esteja presa e as outras três estejam girando, você ainda não poderá ir a lugar algum. Você está preso o suficiente. Às vezes, duas estão presas, as outras duas estão girando - você não vai a lugar nenhum. Às vezes, todas as três estão presas. Se apenas uma está girando - nada! Se todas estiverem presas, isso é outra questão. Quando todas as rodas estão presas, você não pode mais chamá-lo de carro - faz parte da terra. Você não vai a lugar algum.

A vida é da mesma forma. Se sua jornada deve ser de uma dimensão para outra, todas as quatro precisam se mover. Em uma ou duas rodas, você ainda pode fazer sua carreira, gerenciar sua família e ser bem-sucedido no mundo, mas se você quiser se mover de uma dimensão para outra, todas as quatro precisam girar - não há outra maneira. Caso contrário, você não irá a lugar algum. Então você pode estar fazendo suas práticas, mas negligenciando os outros aspectos.

Sempre dissemos isso a você, mas de uma maneira diferente... Mas a geração mais jovem está lentamente reduzindo sua comunicação a frases de cinco palavras. Você deve fazer uma frase com apenas cinco palavras, caso contrário elas perderão o foco. À medida que as pessoas estão se tornando assim, também estou tentando fazer o ensinamento assim, porque, caso contrário, vai além da compreensão das pessoas.

.

Um curso intensivo

Então, eu estou lhe dando um ensino como um tipo de fórmula. Isto é, todos os dias de manhã, antes de fazer o seu sadhana, você faz um curso intensivo de Engenharia Interior. Se uma dose por dia não for suficiente, lembre-se a cada hora e faça seu sadhana. Você verá que funcionará muito melhor porque agora as outras três dimensões - corpo, mente e emoções - estão sendo cuidadas.

Você tem que se lembrar. Caso contrário, seu pensamento, sua emoção, sua fisicalidade continuam se emaranhando em quase tudo ao seu redor. Se você está apenas tentando aumentar suas energias, ela não irá a lugar algum porque três rodas estão presas, uma roda está girando. Então, todos os dias, a cada hora, ou por que não a cada minuto, lembre-se. Leva apenas dez segundos.

Todos os dias da manhã, antes de fazer o seu sadhana, você faz um curso intensivo de Engenharia Interior.

No primeiro dia, quando você foi iniciado, funcionou. Mais tarde, por que não está funcionando? Você não está estabelecendo as condições necessárias, só isso. Caso contrário, à medida que você pratica, deveria funcionar melhor. Tudo o que você faz deve funcionar melhor à medida que pratica. Se não funcionar melhor, é simplesmente porque você não está estabelecendo as condições necessárias. Então solte as outras três rodas. Esta roda (as energias) irá girar de qualquer maneira. Ainda assim, pode não mover adiante porque você pode estar em uma vala profunda. Está tudo bem, continue girando. Contanto que suas rodas estejam girando, mesmo se você não estiver se movendo, tudo o que você precisa é de um empurrão. Quando sentirmos que você está pronto para ir, podemos dar um empurrão e você começará a se mover. Mas se as rodas estiverem presas, é difícil. Então você precisa de muito mais do que um empurrão. Portanto, você deve manter todas as quatro rodas girando.

Nota do Editor: Saiba mais sobre a Engenharia Interior, que está disponível através de aulas e também on-line.