Q: Depois de muito tempo, eu aprendi a apenas abrir mão e deixar as coisas acontecerem. Mas, recentemente, você me disse que eu tinha que trabalhar nesse sentido. Estou muito confuso, Sadhguru!

Sadhguru: Agora que você está confuso, isso é bom. Essa é a intenção, manter você sempre confuso. Se você está confuso, isso significa que você ainda está procurando. Isso significa que você ainda não sabe. Por favor, entenda, existem apenas duas maneiras de sua mente estar neste momento. Na sua mente, não existe isso de “abrir mão”  Ou ela está confusa ou chegou a alguma conclusão. Eu sempre prefiro ter você confuso do que você chegar a alguma conclusão estúpida sobre o que é.

“Ah, nós temos que abrir mão.” Vocês deixaram suas vidas nas mãos dos planetas e das estrelas. Isso de “abrir mão” irá decepcioná-lo.

Eu sei que isso tem sido falado demais e escrito em todos os lugares — "você deve abrir mão". Você nem mesmo sabe do que você deveria abrir mão. “Abrir mão” é outra ideia e opinião sua sobre a vida. Enquanto você estiver vivo, você não é realmente capaz de abrir mão. No máximo, se você tiver sorte, poderá colocar sua vida nas mãos de outra pessoa com confiança. Essa é o máximo que você pode fazer. Abrir mão é apenas uma frase que nunca acontece. É só que sua mente adquiriu uma nova fórmula.

Isso se tornou um mantra para todos os tipos de pessoas — viciados em drogas, maníacos sexuais, fatalistas e para aqueles que têm medo de colocar a vida em suas próprias mãos e criar o que devem. “Ah, nós temos que abrir mão.” Vocês deixaram suas vidas nas mãos dos planetas e das estrelas. Isso de “abrir mão” irá decepcioná-lo.

Certa vez, um hipnotizador disse, bombasticamente, que ele levaria todos, que estavam juntos no salão, a um estado hipnótico de “abrir mão” de uma só vez. “Eu quero que cada um de vocês fixem os olhos neste relógio antigo. É um relógio muito especial. Está na minha família há seis gerações”, ele disse. Ele começou a balançar o relógio, suavemente, para frente e para trás, enquanto entoava baixinho: “Observe o relógio, observe o relógio, observe o relógio…” A multidão ficou fascinada, enquanto o relógio balançava para frente e para trás, para frente e para trás, a luz brilhando na sua superfície polida. Centenas de pares de olhos seguiram o relógio oscilante. De repente, escorregou dos dedos do hipnotizador e caiu no chão, quebrando-se em centenas de pedaços. “Merda,” disse o hipnotizador. Eu demorei três semanas para limpar o teatro! 

Isso é o que acontecerá com tal filosofia. Não é um “abrir mão”, é apenas uma conveniência que você escolheu. Portanto, não se preocupe com isso. Não esteja pronto para, simplesmente, entrar em um novo movimento e dizer: "Esta é minha nova crença — a crença no Yoga!". Yoga não é sobre acreditar, é sobre ter coragem de ver que “eu não sei nada”. Uma vez que você vê que “eu não sei nada”, o desejo de saber se tornará como um fogo. Uma vez que este fogo surge, saber não estará longe, porque o que você precisa saber não está sentado no topo da montanha, está dentro. A única razão pela qual você não sabe, é porque você nunca focou nessa direção — você está se contentando com outro entretenimento. Se você realmente anseia por saber, não existe ninguém que possa impedi-lo de saber. Nenhum poder na Terra pode detê-lo, porque o que está dentro de você não pode ser negado a você por ninguém.

Nota do editor: Para mais informações sobre Sadhguru, baixe o ebook "Mystic's Musings". Este livro não é para os fracos de coração, este livro nos guia, de maneira habilidosa, com respostas sobre a realidade que transcendem nossos medos, raivas, esperanças e lutas. Sadhguru nos mantém à beira da lógica e nos cativa com suas respostas a perguntas relacionadas à vida, morte, renascimento, sofrimento, karma e à jornada do "Eu". Baixe o pdf ou compre o ebook.