P: Estou realmente interessado em fazer política quando terminar minha graduação. De acordo com você, quais são as características de um político?

Sadhguru: Quais são as características de um político? Quando você lhes dá um microfone, eles nunca mais se sentam! Enfim, chega de piadas. Você deve ter notado que, na maioria dos lugares, quando alguém faz algo egoísta, as pessoas dizem: “Ah, ele está fazendo política”. Mas isso não é política. Política significa criar políticas públicas. A razão pela qual elaboramos políticas públicas é para que a complexa rede de transações humanas aconteça sem problemas.

Agora mesmo, na Índia, o GST ou Imposto sobre Bens e Serviços será lançado em julho (2015). Atualmente, há uma maneira complexa e aleatória de pagar impostos na Índia. Ninguém entende o que é. As pessoas que estão administrando grandes empresas e até pensadores políticos, provavelmente, não entendem por completo o sistema como é agora.

 

Eu estava conversando com um dos maiores advogados corporativos do país e algo se revelou. Estávamos discutindo o imposto sobre serviços, mas eu simplesmente não conseguia entender o que ele estava tentando me dizer. Então eu perguntei: “Por favor, me diga, você realmente entende tudo isso?” Ele disse: “Não, Sadhguru”."Então o que é isso?" "É apenas sobre o quão fortemente você argumenta, isso é tudo." Todos esses anos, a política tem sido de tal forma que, consciente ou inconscientemente, quase todo mundo está fazendo algo para violar a lei, porque ninguém conhece a lei em todos os seus detalhes.

GST significa essencialmente um processo de tributação único. É um processo de pensamento muito complexo para transformar esta complicada teia de transações sob uma lei, para que você e eu possamos fazer transações sem muita confusão em nossas cabeças. Esta é uma grande mudança política e uma enorme quantidade de pensamento está sendo utilizada para fazer uma estrutura que funcione para todos. Isso é o que um político deve fazer – fazer políticas públicas para a nação, de modo que a nação possa funcionar com tranquilidade. E fazer políticas públicas para o mundo, para que as situações internacionais possam acontecer sem problemas. Uma pessoa que faz isso não é piadista, mas infelizmente, neste momento, temos essa atitude: “Ah, um político significa um piadista”. Não, é um negócio sério – algo que determina a vida de milhões de pessoas em qualquer uma das nações em que se viva.

Mantendo Suas Mãos Limpas

Quando um tremendo privilégio e responsabilidade é colocado em suas mãos – que tudo que você faz, todo pensamento que você gera, cada emoção que você tem, cada ação que você realiza, vai afetar milhões de vidas, – não é muito importante que você esteja no melhor lugar possível dentro de si mesmo?

Por exemplo, se você está fazendo jardinagem, não precisa se preocupar se suas mãos estão limpas ou não, porque se suas mãos estiverem sujas, as plantas sabem como se beneficiar disso. Mas se você está cortando frutas e vendendo para todos, a primeira coisa que vou ver são suas mãos, porque isso afetará algumas pessoas que comprarão frutas com você. Se você está fazendo uma cirurgia, nós realmente queremos que suas mãos estejam super limpas. Quanto mais profundo for o acesso que você tiver à vida, mais limpas suas mãos devem se tornar. Um político é alguém que recebeu a responsabilidade e o privilégio de poder decidir em qual direção irão nossas vidas. Se tal privilégio for colocado em suas mãos, você deve garantir que está no estado mais elevado possível que um ser humano pode estar.

Janaka – O Rei iluminado

Há uma história sobre o rei Janaka. Vou resumir a história, embora seja uma história muito bonita. Ele tinha uma paixão ardente por se iluminar e reuniu um grande número de estudiosos em sua corte, mas nada aconteceu. Então Ashtavakra veio e, sob sua orientação, Janaka se iluminou. Quando Janaka se iluminou, ele disse a Ashtavakra: “É isso. Eu não quero esse império que tenho, esse palácio, essa família e todas essas armadilhas de ser um rei. Eu irei morar com você no ashram.” Ashtavakra disse: “Nada disso. Você tem que voltar para o seu palácio e o seu reino.” Janaka disse: “Mas a única coisa que quero fazer é sentar-me aos seus pés”. Ashtavakra disse: “Não é uma questão do que você quer. As pessoas merecem um rei iluminado, então você deve ir.” E Janaka voltou.

As pessoas desta nação e de todas as nações precisam de políticos iluminados, ou pelo menos políticos que sejam inclusivos no modo de ser. Isto é muito importante. Então, se você quer se tornar um político, você deve passar um ano comigo e se tornar razoavelmente iluminado, porque é uma tremenda responsabilidade.

Nota do Editor: Faça o download do e-book “Gerenciamento Interno”, onde Sadhguru revela ferramentas eficazes para melhorar suas capacidades, mudar sua vida e abrir uma nova dimensão que nos liberta de influências externas. Defina “0” no campo de preço para baixar gratuitamente.

Download Inner Management