Sadhguru: No sistema yogi, dissemos que de todas as vidas neste planeta, o ser humano não é apenas o mais dominante, mas essa vida não pode evoluir além disso em termos de corpo e em termos de cérebro. Ele só pode aprender a usá-lo melhor, mas ele não pode evoluir. Como chegamos a isso é observando os ciclos da vida de várias criaturas desde vermes, insetos, pássaros, animais a plantas. Descobrimos que o ciclo humano está perfeitamente sintonizado com os ciclos que acontecem no sistema solar, porque a vida neste planeta é apenas uma manifestação das energias que trabalham sobre este sistema solar.

Em termos de ciclos solar e lunar, o corpo humano está em perfeita sintonia. A vida não pode ir além disso - esta é a percepção yogi. Só podemos ver como usar isso melhor; não podemos fazer mais nada.

Este corpo é um pedaço de terra alimentado pelo sol. Você é uma vida movida a energia solar. Se o sol não aparecer amanhã, os dados científicos dizem que, em dezoito horas, toda a água dos oceanos, seu sangue, seu cérebro - tudo - ficará congelado.

Então hoje de manhã o sol surgiu - isso não é uma coisa pequena; é tudo. Você pode não estar consciente disso, mas sua vida está diretamente ligada ao que acontece com o sol e a relação entre o planeta e o sol. A cada doze anos e três meses, a doze anos e meio, um ciclo solar é completado. Se você está consciente, você notará que a cada doze a doze anos e meio, a vida de cada ser humano passa por um certo ciclo. Muitas mudanças acontecerão na fisiologia, na mentalidade e nas situações de vida de todo ser humano. É só que doze anos é um pouco demais para as pessoas acompanharem. Por isso, elas não percebem.

Algo que provavelmente ninguém pode deixar de notar é a lua e os ciclos da lua. Nós sabemos claramente que se nossas mães e seus corpos não estivessem devidamente sintonizados com os ciclos da lua, não nasceríamos.

Assim, em termos dos ciclos solar e lunar, o corpo humano está em perfeita sintonia. A vida não pode ir além disso - esta é a percepção yogi. Só podemos ver como usar isso melhor; nós não podemos fazer mais nada. Hoje em dia é incrível que os neurocientistas estejam dizendo a mesma coisa, que a inteligência humana não pode mais ser aperfeiçoada, só pode ser melhor reorganizada ou melhor usada, porque sua fisicalidade não funciona além do que existe agora. Experimentos neurológicos recentes mostram que os neurônios no cérebro humano não podem mais melhorar. Os neurocientistas estão dizendo que não há como um ser humano se tornar mais inteligente do que o que é agora; ele só consegue usar melhor o cérebro. Uma maneira de obter mais inteligência é aumentar o tamanho do neurônio. Se você aumentar o tamanho do neurônio, a quantidade de fiação que iria aumentar o tamanho consumiria muita energia que não pode ser sustentada.

Uma vez que viemos como seres humanos, apenas um fim da vida está fixado, o outro fim está bem aberto. Este é o problema humano, os seres humanos não estão sofrendo sua escravidão; eles estão sofrendo sua liberdade. 

Outra maneira de ficar mais inteligente é expandir um pouco o crânio e aumentar o número de neurônios. Mas, então, a comunicação entre eles não será coerente. A única maneira de um ser humano usar melhor seu cérebro é trazer mais coerência. Agora a maioria dos sinais que estão acontecendo no cérebro são aleatórios. Se eles puderem ser mais coerentes, ele parecerá ser mais inteligente, mas na verdade nada aconteceu - apenas um pouco de organização. Nenhuma melhora realmente aconteceu.

Então, estar em sintonia com os ciclos do sol e da lua, na criação deste corpo, é, essencialmente, a fisicalidade do corpo. As leis da física não nos permitem ir além disso. Isso é algo que conhecemos há milhares de anos. Neste momento, a vida neste sistema solar atingiu o seu pico. Cabe a você usar melhor do que a maneira imposta pela fisicalidade. Uma vez que chegamos como seres humanos, apenas um fim da vida é fixo, o outro está bem aberto. Para todas as outras criaturas deste planeta, ambas as extremidades são fixas. Este é o problema humano, que os seres humanos não estão sofrendo sua escravidão; eles estão sofrendo sua liberdade.

Uma extremidade fechada e a outra extremidade aberta significa que você está livre; você não é apenas livre - você está protegido. Se ambas as extremidades estiverem abertas, isso significa que você está livre, mas desprotegido. Mas uma extremidade fechada e a outra aberta significa que você está protegido, mas você está livre.

É mais do que fantástico que as pessoas que estão estudando a microbiologia de um ser humano estejam dizendo: "As células humanas são únicas". Quando eu estava falando sobre isso nos Estados Unidos, um microbiologista veio até mim depois da palestra e disse " O que você disse é verdadeiramente incrível. Isso é algo que sabemos que a célula humana é diferente de todas as outras células encontradas neste planeta. Ela está estruturada de tal maneira que uma extremidade está aberta." Suas próprias células no corpo são criadas assim. Elas são células com finais abertos. Nenhuma outra célula do planeta é criada assim. O que isso significa é que a natureza fez tudo o que pode fazer com você. O resto que precisa ser feito com isso é só você, e você, e você sozinho. Porque tudo o que a natureza pode fazer com você  ela fez! É só você. E não é maravilhoso, está tudo em suas mãos?