Sadhguru analisa o que significa ser um yogi, e fala sobre o hatha yoga e a possibilidade de experienciar a vida além da fisicalidade.

Sadhguru: Hatha yoga é uma tremenda possibilidade se for praticado e transmitido em seu sentido correto. Neste momento, o hatha yoga é amplamente considerado como uma forma de exercício. Mudar essa percepção é uma tarefa onerosa. Hatha yoga não é sobre perder peso, consertar as costas ou ficar saudável. Essas são consequências, não o propósito. O exercício é uma ideia muito recente. Nas gerações anteriores, apenas lutadores e guerreiros se exercitavam. O resto das pessoas simplesmente trabalhava. Havia muita atividade física, então, naturalmente, as pessoas eram bem exercitadas.

Se o seu objetivo é se tornar um yogi, isso pode acontecer em cinco segundos e meio, ou pode não acontecer em cinco vidas e meia, porque não é da natureza física.

Tirar a ideia da cabeça das pessoas de que yoga é uma forma antiquada de exercício é uma tarefa grande por si só. Mas se não fizermos isso, o verdadeiro yoga não acontecerá. Quando você faz Surya Namaskar, por exemplo, não se concentre em seus músculos, mas em ficar em sincronia com a fonte de toda a energia deste sistema solar. Quanto tempo levará para chegar lá? Quanto tempo leva para se tornar um yogi? Pode ser um momento, pode ser um milênio ou nunca. Você também pode perguntar quanto tempo leva para se apaixonar por alguém ou quanto tempo leva para se tornar um devoto. Você pode definir um tempo apenas para aspectos físicos, não para os aspectos mais sutis da vida.

Se o seu objetivo é se tornar um professor de yoga, cinco meses e meio são bons o suficiente. Se o seu objetivo é se tornar um yogi, isso pode acontecer em cinco segundos e meio, ou pode não acontecer em cinco vidas e meia, porque não é da natureza física. Depende de como o indivíduo permite que isso aconteça.

Para ser um yogi

É meu desejo que pelo menos um elemento do que é ser um yogi entre na vida das pessoas. Caso contrário, algo muito fundamental será desperdiçado. Dobrar e torcer seu corpo tem seus benefícios para sua saúde física, porém há muito mais para se tornar um yogi. Conquistar alguma sensação de ser um pouco mais do que o corpo físico, é o mais importante. Mesmo que você não seja assim 24 horas por dia, pelo menos por alguns momentos durante o dia você deveria ser um yogi. Se você mantiver isso ativo, coisas que você não entende, coisas que você nunca experienciou, acontecerão com você. Isso significa que você está permitindo que outra dimensão funcione.

Se você não se tornar um yogi de alguma forma, a vida o colocará em todos os tipos de situações. É por isso que a maioria dos seres humanos prefere se esconder da vida. Quando uma pessoa não consegue falar com mais do que  três pessoas em sua vida, quando não consegue andar na rua de coração aberto, amando tudo o que vê e o que não vê, obviamente ela está se escondendo da vida — elas querem estar seguras. Um caixão é um lugar muito seguro.

Se você está realmente consciente de que o tempo está passando, você naturalmente desejará tornar-se um yogi.

Ser um yogi significa viver sem os caixões que as pessoas constroem em torno de si. Yoga significa união. Isso significa que você rompeu os limites do físico e tem a capacidade de tocar e experienciar tudo no universo. A menos que um ser humano adquira essa qualidade, ele está de alguma forma tentando se esconder da vida.

Você pode facilmente ser salvo da vida, mas você não pode ser salvo da morte — ninguém pode. Com yoga, você pode viver um pouco mais, mas não há nenhuma garantia contra a morte. Sabendo muito bem que esta vida tem um contrato de tempo limitado, você quer se esconder da vida ou tornar-se disponível para todos os aspectos dela? Quando eu digo "todos os aspectos", as pessoas podem pensar em fumar, beber, sexualidade e coisas assim. Estes são apenas diferentes aspectos da compulsividade. Há muito mais na vida. Se você está realmente consciente de que o tempo está passando, você naturalmente desejará se tornar um yogi.

A vida além do corpo

Viajar fisicamente e tocar o universo inteiro está fora de questão. A única maneira de tocar em tudo e conhecer a vida em todas as suas dimensões é transcender as limitações da fisicalidade. O processo de hatha yoga é projetado para permitir que você, pelo menos, em alguns momentos possa romper os limites do físico e transcender sua natureza cíclica compulsiva.

Você deve tirar esse pensamento da sua cabeça: “E eu?”. Não se preocupe com isso.

Neste momento, eu diria que 99% dos pensamentos da maioria das pessoas não teriam sentido, porque estão em torno das compulsões do corpo. É tudo sobre salvar-se, proteger-se e manter-se confortável. Se você não tivesse um corpo, você não estaria à procura de preocupações, você estaria à procura de possibilidades. A única questão seria: "Qual é a suprema possibilidade para um ser humano?".

Você precisa tirar esse pensamento da sua cabeça: “E eu?”. Não se preocupe com isso. E você? Você vai morrer! Esse é o maior segredo da vida. Se você abandonar essa preocupação sobre si mesmo, seu corpo será apenas o primeiro passo em sua vida. Infelizmente, as pessoas estão fazendo desse mecanismo fisiológico uma barreira, não uma possibilidade, simplesmente porque estão identificadas com ele. Se você remover este pensamento, você se tornará uma tremenda possibilidade.

Nota do Editor: Extraído de uma palestra de Sadhguru no Isha Hatha Yoga School. Para datas e detalhes dos programas de Hatha Yoga, visite www.ishahathayoga.com.