Você gostaria de viver como um roedor, um réptil ou um ser humano? Nesta reflexão, Sadhguru contempla o assunto da escolha de um indivíduo de viver ou não dentro das paredes da falta de consciência.

Sadhguru: Embora um ser humano seja dotado da possibilidade de ser ilimitado, a maioria dos seres humanos escolhe - como um roedor ou um réptil - fazer um pequeno buraco nesta terra que você quer chamar de seu, e amarrar com algo ou alguém a quem você gostaria de chamar de seu. Hoje, os neurocientistas modernos estão reconhecendo que esse anseio, essa necessidade de território como “o que é meu e o que não é meu” é essencialmente proveniente da parte reptiliana de seu cérebro. O corpo e o cérebro evoluíram, mas a maioria dos seres humanos não está disposta a evoluir para a possibilidade que é naturalmente o seu reino. Essa falta de vontade de evoluir é porque o corpo carrega não apenas a memória de seus antepassados a memória de seus antepassados, mas também das criaturas que foram antes deles.

A biologia apenas o entrega como um animal. É você quem pode se transformar em um ser humano pleno ou uma possibilidade divina.

"Esta é a minha casa, esta é a minha família, isto é meu, aquilo não é meu." Isso essencialmente vem da parte do seu cérebro que se recusou a evoluir, aquela parte do seu cérebro que foi preservada para que você possa conduzir seu processo de autopreservação. Se você cria uma situação onde um grande número de pessoas não está mais pensando em sua sobrevivência e segurança, se elas vivem em total abandono e envolvimento com a vida ao seu redor, pode acontecer em algumas gerações que a parte réptil do cérebro possa encolher e desaparecer.

Essencialmente, meditação significa dissolver as paredes invisíveis que a falta de consciência construiu. Descobriu-se que naqueles que estão em certos estados de meditação, certas partes do cérebro estão quase adormecidas; elas nunca estão realmente ativas.

Esta é uma escolha maravilhosa que um ser humano tem. Ele até tem a escolha de viver ou não como ser humano, roedor ou réptil - é toda uma gama de escolhas. Quando nascemos fisicamente, no dia em que saímos do útero de nossas mães, é o nascimento de uma possibilidade. A biologia apenas o entrega como um animal. É você quem pode se transformar em um ser humano pleno ou uma possibilidade divina. Isso é algo que a pessoa tem que fazer. Quando ele está disposto, quando a consciência necessária surge em um ser humano que ele mata o animal dentro de si e permite que o divino floresça, é aí que o nascimento se torna realmente significativo. E essa possibilidade existe a cada momento da sua vida.

Nota do Editor: O Programa Bhava Spandana é um programa avançado de meditação projetado por Sadhguru para oferecer a oportunidade de ir além das limitações do corpo e da mente e experimentar níveis mais elevados de consciência. Saiba mais sobre o Bhava Spandana program, incluindo datas e locais dos próximos programas.