Índice
1. Diferença entre ocultismo e espiritualidade
2. Oculto e Misticismo
3. Ciência e Tecnologia
4. Qual é a vantagem?

Sadhguru: A palavra em português "ocultismo" não é muito clara e específica. Ocultismo simplesmente significa uma certa competência, mas porque certas pessoas usaram essa competência de maneira irresponsável e negativa, a palavra "ocultismo" passou a significar algo negativo.

Ocultismo é somente tecnologia. Hoje em dia, você pode pegar o seu celular na Índia e falar com alguém nos Estados Unidos. Ocultismo é somente isso — você pode falar com alguém nos Estados Unidos sem um telefone celular. É uma tecnologia um pouco mais avançada. Isto acontecerá com a tecnologia atual, com o passar do tempo, à medida que ela vai evoluindo. Eu já tenho o dispositivo Bluetooth, no qual se eu somente disser o nome da pessoa, o telefone disca por mim. Chegará o dia em que nem mesmo isso será necessário. Apenas um pequeno implante o fará.

A ciência contemporânea e o ocultismo estão destinados a se encontrar em algum ponto, caso algumas mudanças pequenas aconteçam no entendimento do que é o quê.

Ocultismo é quando você consegue falar mesmo sem o Bluetooth. É somente tecnologia a um nível diferente, mas é no plano físico. Você está usando seu corpo, sua mente e sua energia para fazer essas coisas. Enfim, não importa qual tecnologia, você está apenas usando seu corpo, sua mente e sua energia. Normalmente você usa outro material para lhe servir, mas o material principal que você usa para fabricar um telefone celular, ou qualquer peça de tecnologia, é somente o seu corpo, sua mente e sua energia.

Inicialmente, você tinha que usar vários materiais, se quisesse fabricar um telefone. Agora, nós estamos constantemente tentando reduzi-los. Chegará um dia em que não precisaremos de nenhum material — isso será ocultismo. A ciência contemporânea e o ocultismo estão destinados a se encontrar em algum ponto, caso algumas mudanças pequenas aconteçam no entendimento do que é o quê.

O físico pode ser usado de várias maneiras. Por exemplo, se você tomar a tecnologia da informação, o que começou como uma pastilha de pedra, chegou, agora, a um pequeno chip. O que levaria uma montanha inteira a ser esculpida, hoje é armazenado em um minúsculo chip. O físico tornou-se mais sutil. Quando você usa a dimensão mais sutil do plano físico, nós chamamos isso de ocultismo. 

Diferença entre ocultismo e espiritualidade

sadhguru-wisdom-article-what-is-occult-adiyogi-alayam-consecration

Em várias partes do mundo, o ocultismo está sendo confundido com processo espiritual, o que não é bom. Quando dizemos "espiritual", nós estamos falando em ir além do plano físico, para criar, dentro de você, uma experiência que não faz parte do plano físico. O ocultismo está usando os fenômenos mais sutis do físico, mas ainda é físico.

Shiva é um ocultista.

À medida que a tecnologia moderna se torna mais sutil, a necessidade de ocultismo diminuirá. Mil anos atrás, se eu estivesse em Coimbatore, e você estivesse em Delhi, e eu quisesse lhe dar uma instrução, você caminhar descendo para Coimbatore ou eu caminhar subindo para Delhi teria sido uma coisa impraticável, então eu passaria o tempo dominando meu ocultismo para que eu pudesse entregar isto a você. Mas, agora que eu tenho um telefone celular, eu não preciso fazer isso. Ainda posso fazê-lo, mas lhe preparar para ser suficientemente receptivo, para ser claro o suficiente para receber isso e não duvidar, levará, desnecessariamente, um longo tempo. Prefiro, simplesmente, ligar para você. O ocultismo está se tornando mais irrelevante a cada dia, porque a tecnologia moderna está avançando a passos largos.

As pessoas já ouviram falar de algum ocultista maldito que tentou destruir a vida de alguém ou causar doenças ou morte, por isso acham que o ocultismo é sempre uma coisa negativa. Socialmente, você pode ter sido exposto somente a esse tipo de pessoa, mas o ocultismo é também da mais alta ordem. Shiva é um ocultista. Nem todo ocultismo é necessariamente negativo. O ocultismo pode ser uma força positiva. Tudo depende de quem o está usando e para que propósito.

O ocultismo é apenas uma tecnologia que, infelizmente, tem sido usada de forma negativa. Nenhuma ciência ou tecnologia é coisa suja, mas, suponha que comecemos a usar a tecnologia para matar e torturar pessoas, após algum tempo parecerá que a tecnologia é uma coisa suja. Isso é o que aconteceu com o ocultismo, porque muitas pessoas o usaram, indevidamente, por razões pessoais. Portanto, geralmente, o ocultismo é completamente evitado no caminho espiritual.

Ocultismo e Misticismo

Misticismo e ocultismo são também, frequentemente, confundidos como sendo a mesma coisa. As pessoas pensam que misticismo significa que alguns atos mágicos têm que ser realizados. Se você olhar para o misticismo no planeta, o próprio Adiyogi nunca, em nenhuma ocasião, fez nada mágico, exceto  aproximar-se e comunicar-se com umas poucas pessoas que lhe eram queridas. Ele andou, pelo planeta, como qualquer outra pessoa.

Pode-se dizer que o ocultismo é o irmão mais novo do misticismo que enlouqueceu.

O ocultismo é o irmão mais novo do misticismo, que age antes do tempo e faz as coisas mais rápido. É como se você estivesse folheando os livros em uma universidade, mas seu irmão mais novo está cheio de dinheiro e está vivendo sua vida já aos 18 anos de idade, porque se juntou a uma gangue local. Mas ele vai para lugares onde você não quer ir, e pode acabar em um lugar onde você, definitivamente, não quer estar — seja na prisão ou morto. Pode-se dizer que o ocultismo é o irmão mais novo do misticismo que enlouqueceu. Se você olhar abaixo do caminho místico, o ocultismo está bem ali, mas você não vai atrás dele, porque você está indo em outra direção.

Ciência e Tecnologia

Se você tiver que usar uma analogia — o ocultismo é como a tecnologia; o misticismo é ciência. A essência da ciência é saber qual é a natureza dessa existência. Mas para a maioria das pessoas, hoje em dia, o seu entendimento da ciência é a tecnologia. Tecnologia não precisa, necessariamente, ser bem-estar. A tecnologia pode estar levando você diretamente para o ralo, mas você pode não perceber isso, porque você estará no caminho da alta tecnologia, em grande estilo, então você pode pensar que está indo bem. A ciência significa que você quer saber tudo da maneira que é, você quer perceber e decifrar a vida da maneira que ela é. A tecnologia é apenas o mau uso da existência, na maior parte do tempo.

O misticismo é uma forma de saber e perceber que "não existe tal coisa como eu e o cosmo, existe apenas eu ou existe apenas a reverberação cósmica".

Eu não sou contra a tecnologia. A tecnologia é algo belo que nos libertou fisicamente de várias maneiras, mas, agora, a nossa ideia de tecnologia é, basicamente, usar tudo e mais alguma coisa — a existência inteira — para o nosso bem-estar. Nós sabemos como usar um micróbio, sabemos como esgotar o planeta — nós aprendemos a usar tudo — mas não sabemos como estar bem.

O misticismo é como a ciência. O misticismo, essencialmente, é uma maneira de conhecer a existência, sua própria natureza, e o relacionamento entre o que você chama de "eu mesmo" e o que você chama de cosmo. O misticismo é uma forma de saber e perceber que "não existe tal coisa como eu e o cosmo, existe apenas eu ou existe apenas a reverberação cósmica". Conhecer isso, não como conhecimento, dedução ou filosofia, mas como uma realidade viva — isso é misticismo. 

Qual é a vantagem?

O que você pode fazer com o misticismo? Pode-se ganhar a vida com o misticismo? Talvez não. Então, qual é o objetivo para toda essa tolice? Para lhe dizer francamente, não há sentido. É que não há sentido para a vida, é isso que você precisa entender. O sentido da vida é a própria vida. Não existe nada mais aqui além de conhecer a vida. O quão intensamente, o quão profundamente você a conhece, é tudo o que existe. Não há vantagem.

O desejo de vida é tocar tudo — o que se vê e o que não se vê. O misticismo é a realização desse desejo.

Infelizmente, todo o mundo moderno gira em torno de "qual é a vantagem?". Eu quero que você saiba, quando você cair morto, não há vantagem. A morte é uma afirmação clara de que não há nenhuma vantagem nesta vida. "Misticismo" significa que você entendeu que não há vantagem, então, você decidiu fazer o melhor agora. "Fazer o melhor" não significa comer tudo o que se pode comer ou beber tudo o que se pode beber. Não são as ações da vida que são enriquecedoras e gratificantes, é a profundidade da experiência. Quão vibrante, quão possível você se tornou enquanto vida, isso é tudo o que existe.

Quando um ser humano chega a um estado em que não precisa tirar vantagem de nada, somente, então, o misticismo é uma possibilidade. Não é para pessoas que estão pensando no que podem fazer com isso ou como podem mostrá-lo a outras pessoas. Isso é para alguém que atingiu aquela dimensão da vida onde não há corpo, mente e nenhuma influência externa — vida pura! O desejo de vida é tocar tudo — o que se vê e o que não se vê. O misticismo é a realização desse desejo.

 

Nota do Editor: Quer saber mais sobre Misticismo e Ocultismo? Confira a série "Tantra", no Sadhguru Exclusive.