Sadhguru analisa como criamos uma casca ilusória que nos separa da existência.

 

Sadhguru: No momento, embora você tenha um tapete e um pouco de concreto entre você e a terra, a Mãe Terra o vê como apenas um afloramento dela mesma. Quando ela decide, ela vai sugar você de volta. Não tenha ilusões sobre isso. Tudo o que você pensa de si mesmo, ela sugará de volta porque ela experiencia você como parte dela mesma.

Mesmo agora, se você perder a conexão com tudo o que ela é, ela é apenas água, ar, terra, fogo e espaço.  E é isso o que você é, mas você pensa que é diferente. O pensamento também não é exclusividade sua. Se você pode construir um corpo, é porque a Terra tem um corpo. Se você pode ter circulação sanguínea, a Terra tem suas próprias circulações. Se você tem pensamentos, o mesmo acontece com o planeta, o universo e a criação. É que, quando você está cheio demais de suas próprias coisas, não consegue perceber o pensamento maior da criação e do Criador. Se não houvesse pensamento na criação, como você o conseguiria? Você é apenas uma pequena manifestação nesta criação. É esse pensamento que, quando usado de forma compulsiva ou imprudente, o separa da existência. É esse pensamento, quando empregado de forma irresponsável, que faz você pensar que é uma criação separada por si mesmo.

Colocando as coisas em perspectiva

 

Um diagrama da localização da Terra no Universo em uma série de oito mapas que mostram da esquerda para a direita, começando com a Terra, movendo-se para o Sistema Solar, para a Vizinhança Interestelar Solar, para a Via Láctea, para o Grupo Galáctico Local , para o Superaglomerado de Virgem, para os nossos superaglomerados locais, terminando no Universo Observável.

 

Hoje de manhã, o Sol nasceu maravilhosamente. O planeta está girando no tempo certo. E não apenas este planeta - todos os planetas e satélites neste sistema solar estão realmente girando no tempo certo. Tudo acontece no tempo certo e maravilhosamente bem - não apenas neste sistema solar - em qualquer lugar do universo. Em todo o cosmos dessas bilhões de galáxias, tudo está em ordem - é um dia de sucesso. Mas um único pensamento desagradável está passando por sua mente agora e você diz: "Este é um dia ruim." Nada de ruim aconteceu, exceto o seu pensamento desagradável, e esse pensamento desagradável se tornou maior que toda a exuberância cósmica da criação. Isso significa que você é muito cheio de si mesmo, não é?

 

Quando algum evento desastroso acontecer neste cosmos, eu o informarei, para que você tenha motivos suficientes para se sentir miserável. Até então, você não tem razão. As pessoas estão tão identificadas com seu próprio paradoxos que podem perder um espaço cósmico ilimitado e se enredar nesse pensamento desagradável.

Uma vez resolvida a sobrevivência, essa é a hora de quebrar a casca e conhecer a vida em sua possibilidade maior. 

 

Todos os pensamentos são ruins. Se você percebesse algo fantástico, não haveria um pensamento em sua cabeça naquele momento. Então, há algumas boas notícias para você e algumas más notícias. Deixe-me contar uma piada. Um paciente foi a um cirurgião para uma cirurgia. O médico disse: “Tenho boas notícias e más notícias para você.” Então o paciente perguntou: “Quais são as más notícias?”. Ele disse: “Veja, esta é uma cirurgia muito complexa. Até o texto médico diz que apenas um em cem sobrevive a esta cirurgia". O paciente simplesmente se afastou de medo. "Então, quais são as boas notícias?". O médico disse: "Bem, das últimas 99 cirurgias que fiz, todos morreram".

Eu vou dizer o contrário. A má notícia é que não há muita gente que tenha quebrado esta casca. A boa notícia é que se você estiver disposto, nós a quebraremos. Eu disse "nós". Com certeza vamos quebrá-la, porque geralmente aqueles que quebraram a casca partiram.  Muito poucos voltaram. Eu não voltei para quebrar sua casca. Por alguma razão, alguém me preparou de tal maneira que eu tive que voltar. Esta é a terceira vez, então eu já vi todo tipo de noz. Há uma experiência fenomenal por trás disso.

Quebrando a casca

 

Durante uma das promoções do programa Engenharia Interior, recebemos uma noz com um barbante com a frase presa a ela com uma citação que diz: "Se você não sair de sua casca, você é apenas uma noz." Alguns de nossos meditadores protestaram: “Isso é muito ofensivo. Sadhguru não pode dizer essas coisas. ”Então eu disse, adicione mais uma citação: “Se você não tiver humor, terá um tumor”.

 

Quando você ri, sua casca quebra até certo ponto. Novamente se forma, mas pelo menos nesse momento se rompe. Se ela não se abrir de jeito nenhum, o seu cérebro é tão bom quanto um tumor. Causa mais problemas do que tumores, acredite. Tumores podem ser tratados com uma cirurgia, às vezes. Seu cérebro é mais canceroso do que qualquer câncer. Ele vai atormentá-lo durante toda a sua vida se você não o mantiver bem.

 

Quebrar a casca é muito simples se a noz estiver disposta. Na verdade, agora mesmo, quando você se senta, tudo em você está em interação com todo o resto. É apenas a casca de seus pensamentos e emoções que o faz pensar e acreditar que você é uma entidade separada. Se você não entender isso, apenas prenda a respiração por dois minutos - você saberá. Sem interação com este planeta e sua atmosfera, você não pode existir por um momento. E não se trata apenas deste planeta. Cada partícula subatômica do seu sistema está em constante transação com toda a existência, com todo o cosmos, com coisas que são e coisas que não são. Há dimensões dos átomos - os blocos básicos de construção do seu corpo - que estão em constante transação com o espaço vazio. Caso contrário, você não pode existir.

O processo espiritual é essencialmente para lhe dar uma distância entre esses pensamentos cheios de minhoca - que o fazem acreditar que você é uma noz - e você mesmo.

 

Então a casca é fácil de quebrar, porque ela na verdade não existe. É uma ilusão que você criou. Você é o trabalho desta magnífica criação e a fonte de criação - mas você constrói uma casca e pensa que é uma noz.

 

Misticismo - inventamos todas essas palavras porque consagramos a ignorância - existe apenas porque a ignorância existe. Eu me tornei um místico porque você é um equívoco. Caso contrário, eu sou apenas um cara normal. Somente porque você cometeu um equívoco com a sua percepção, aquele que percebe tudo como é, parece um místico. É tão bom quanto chamá-lo de aberração - alguém diferente e não normal.

 

O maior problema é que as pessoas estão embriagadas com seus próprios pensamentos e suas emoções. O processo espiritual é essencialmente para lhe dar uma distância entre esses pensamentos cheios de minhoca - que fazem você acreditar que é uma noz - e você mesmo. Se você está fora dessa embriaguez, há apenas uma maneira de estar - estar aqui e palpitar no processo da vida. Se você palpita nesse processo da vida, palpita com todo o pulso cósmico. Não há nada místico nisso, porque a vida acontece em muitas dimensões diferentes. Todos têm o direito de conhecê-la, de ter acesso a ela, mas você está muito embriagado com pensamentos e emoções.

Agora é a hora

 

Nunca antes na história da humanidade a sobrevivência neste planeta foi tão organizada, tão simples e fácil. Você pode simplesmente ir a uma loja e comprar tudo aquilo de que você precisa. Uma vez que a sobrevivência tenha sido cuidada, este é o momento de quebrar a casca e conhecer a vida em sua maior possibilidade. Se, depois de ter todos esses confortos e bem-estar, você ainda não conseguiu, não parece haver esperança em nenhum lugar no futuro, não é assim? Tudo já foi resolvido. Este é o momento. "Não, não posso pagar minhas contas, não posso fazer isso, não posso fazer aquilo. Esse disparate está sempre lá porque mesmo que eu lhe dê um milhão de dólares, amanhã você ainda terá mais contas. Você é capaz de fazer isso, não é?

 

Então, este é o momento de fazer isso. Quando o encher a barriga não é uma questão tão grande, este é o momento de fazer isso. Este tempo de nossa vida não deve se passar sem conhecermos a vida em sua profundidade. Uma vez que a sobrevivência está garantida para você, você não pode continuar sem conhecer a vida em toda a sua profundidade e dimensão.

Editor’s Note: Sadhguru oferece Isha Kriya, uma meditação online guiada gratuita que ajuda a trazer saúde, relaxamento e bem-estar interior. A prática diária desse processo simples de 12 minutos pode transformar a vida da pessoa..