Mahabharat All Episodes

Sadhguru: Até agora, vimos a história do filho de Yayati, Puru, e sua linhagem. Puru também tinha um irmão Yadu, que veio para o Sul para onde é a atual cidade de Mathura. Diferentes tribos viviam lá, e nenhuma dessas tribos acreditavam em ter um monarca ou um rei. Elas eram governadas por um conselho. Yadu se casou com uma mulher da tribo Naga, e como ele havia recebido de seu pai a maldição de que nunca fosse um rei, ele se juntou ao conselho governante. Todos esses clãs juntos tornaram-se conhecidos como os Yadavas, porque Yadu tornou-se o dirigente do conselho.

Com o apoio de Jarasandha, Kamsa reuniu multidões à sua volta e, pela primeira vez na história do clã Yadava, ele demitiu o conselho, usou uma coroa e se autoproclamou rei.

 

Algumas gerações depois, Vasudeva nasceu. As irmãs de Vasudeva eram Preetha e Srutadevi. Preetha foi dada em adoção a seu tio Kuntibhoja, que não teve filhos. Ele amava tanto essa garota que lhe deu o seu próprio nome. Em vez de chamá-la de Preetha, ele a chamou de Kunti.

Vasudeva tinha duas esposas, Devaki e Rohini. Devaki tinha um irmão cujo nome era Kamsa. Kamsa nasceu de um estupro. Em qualquer outro lugar, a tradição e o dharma da época eram,  não importava como uma criança nascesse, se uma criança nascesse de uma mãe que pertencesse a um certo clã, ela se tornaria uma parte legítima desse clã. Mas os Yadavas rejeitaram Kamsa. Eles o chamaram de um filho ilegítimo. Eles se recusaram a incluí-lo no conselho do governo, embora ele fosse um grande guerreiro, porque era muito antipático e vulgar em suas maneiras. Mas ele conseguiu uma amizade com outro grande rei do Leste, que era Jarasandha. Com o apoio de Jarasandha, Kamsa reuniu multidões em torno de si mesmo e, pela primeira vez na história do clã Yadava, ele demitiu o conselho, usou uma coroa e autoproclamou-se rei.

Quando se tornou rei, ele era o poder indiscutível. Ele fazia as coisas ao seu modo grosseiro. As pessoas sofriam muito, mas não podiam fazer nada, porque Jarasandha era de uma força muito grande. Enquanto a tirania de Kamsa continuava, ele foi amaldiçoado com a morte pelas mãos do oitavo filho de Devaki. Então, ele aprisionou Devaki e Vasudeva e, à medida que cada criança nascia, Kamsa segurava-lhe pelas pernas e a esmagava no chão.

Quando veio a sétima criança, Vasudeva conseguiu contrabandeá-la e substituí-la por uma criança natimorta que encontraram em algum outro lugar. Essa sétima criança foi levada ilegalmente através do rio Yamuna para Gokula e dada a Rohini, a outra esposa de Vasudeva. O nome dessa criança era Balarama.

 

Mahabharat Episode 10: The Yadava Clan and Krishna’s Birth

 

Então, quando o oitavo filho estava para nascer, eles contrataram pessoas com poderes ocultos que puseram para dormir os soldados que guardavam a prisão. Vasudeva levou a criança recém-nascida para o outro lado do rio, para Gokula. Ali, a esposa de Nanda, Yashoda, tinha dado à luz uma menina. Vasudeva colocou ali esse menino recém-nascido, tomou a criança do sexo feminino e a trouxe de volta consigo.

Quando Kamsa veio na manhã seguinte, Devaki implorou: "É apenas uma menina. Não é um menino que vai crescer e matá-lo, é uma menina. Ela se casará e partirá. Por favor, poupe a vida dela". Kamsa respondeu: "Nada feito, por que arriscar?”. Ele simplesmente pegou a criança, girou-a e jogou-a no ar.

Mas a menina não caiu. Ela assumiu uma forma diferente e disse: "Aquele que vai matá-lo ainda está por perto. Não sou eu". Kamsa ficou aterrorizado. Ele enviou os seus soldados com ordens para que qualquer criança nascida naquela região, dentro de três meses de idade, fosse morta. Soldados saíram, matando todas as crianças com três meses de idade. Mas Krishna estava se desenvolvendo, com apenas alguns meses de idade.

Então, no clã Yadu, Vasudeva tem duas esposas, Devaki e Rohini. O único filho sobrevivente de Devaki era Krishna. E Rohini tinha Balarama e Subhadra. Entre as irmãs de Vasudeva, Shrutadevi casou-se com Damagosha. A outra irmã Preetha, ou Kunti, casou-se com Pandu, do clã Kuru.

A continuar...

More Mahabharat Stories


Nota do editor: uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Isha Forest Flower em agosto de 2015. Faça Download em PDF com base no “nomeie seu preço, sem mínimo” ou assine a versão impressa.