Uma reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa reage a alguma substância inofensiva do ambiente. Existem muitos tipos de alergias atualmente, e aquelas que causam maior desconforto estão relacionadas ao nariz e aos olhos. Sinusite, rinite alérgica, asma alérgica e doenças crônicas similares são extremamente comuns, especialmente em ambientes urbanos industrializados.

Pessoas que sofrem dessas doenças têm inflamação alérgica e sensibilidade em todas as vias aéreas nasais, devido ao contato com alergênicos como poeira ou pólen. Somente a rinite alérgica afeta de 10% a 30% dos adultos e 40% das crianças em todo o mundo. Qualquer pessoa que sofra de sintomas de alergia — olhos irritados, nariz escorrendo, muco, espirros constantes e dificuldades respiratórias — concordaria que isso afeta, significativamente, a qualidade de vida no dia a dia.

Aqui estão algumas dicas que podem trazer algum alívio para aqueles que sofrem dessas doenças.

- Triture folhas de neem até formar uma pasta, faça uma pequena bola, mergulhe-a em mel e ingira isso todos os dias de manhã, com o estômago vazio. Evite comer qualquer coisa por cerca de uma hora ou mais, para deixar o neem passar pelo sistema. Na verdade, isso funciona com qualquer tipo de alergia — pele, alimento, qualquer coisa. Essa prática pode ser mantida por toda a vida, não faz mal. O neem tem um valor medicinal extremamente elevado. Usar as folhas mais novas de neem pode reduzir a amargura, mas, tirando isso, qualquer de suas folhas verdes e frescas serve.

- Esmague, em pedaços ainda grandes, de dez a doze grãos de pimenta-do-reino e os deixe de molho em duas colheres de mel durante a noite (por cerca de oito a doze horas). Consuma isso de manhã e basta mastigar a pimenta. Misturar um pouco de cúrcuma com mel também deve funcionar. Se você evitar todos os laticínios, o seu muco diminuirá naturalmente.

- O mel é extremamente benéfico para os asmáticos, ele dá o calor necessário ao corpo e dissolve o muco no trato respiratório.

- Ao ingerir água morna misturada com pimenta-do-reino e mel, é possível adiar o início de um ataque alérgico em até meia hora, dando tempo suficiente para obter ajuda e medicação. Se for feito regularmente, isso também pode livrá-lo completamente da enfermidade.

- Outra dica para evitar espasmos é mergulhar a pimenta-do-reino e algumas folhas de tulsi no mel, por três a quatro horas, e depois mastigá-las.

- É melhor evitar banana, jaca, beterraba cozida (você pode comer beterraba crua), feijão lab lab e produtos lácteos. Evite também o coco, pois ele produz muco.

Sadhguru também tem algumas dicas sobre problemas com sinusite.

Sadhguru: Conheço pessoas que acabaram estragando todo seu sistema, tentando fazer todo tipo de coisa por causa de suas sinusites. Se você fizer kapalabathi, que é ensinado como parte do Shakti Chalana Kriya, dentro de um ou dois meses, a sinusite da maioria das pessoas deveria desaparecer completamente. Se você fizer kapalabathi corretamente, ele proporcionará alívio a qualquer tipo de doença relacionada ao frio.

Existem algumas exceções, mas ele tem funcionado para a maioria das pessoas. Para aqueles que não obtiveram nenhum alívio, eles provavelmente precisam fazer uma pausa de tudo aquilo a que são alérgicos, por algum tempo, e fazer o kriya por um período para estabelecê-lo bem. O kriya deles pode não ser muito eficaz, por causa de suas condições alérgicas. Se as vias nasais não estiverem totalmente abertas e houver excesso de muco, o kriya talvez não seja completamente eficaz. Se for praticado corretamente, você pode, definitivamente, resolver sozinho as suas condições alérgicas. O tempo frio simplesmente não vai lhe incomodar mais. Não só o frio, como também o calor, não irá incomodá-lo. Quando você tem um ar condicionado interno, tanto o calor quanto o frio não irão lhe incomodar muito.

Manter as vias nasais limpas e respirando corretamente é um processo extremamente importante. As sociedades modernas se esqueceram disso. Elas acham que, se o ar entrar de qualquer maneira, está tudo bem. Não é bem assim. Narinas limpas e um processo respiratório saudável são extremamente importantes.

Aqueles que sofrem de doenças relacionadas ao frio e têm suas narinas bloqueadas todos os dias pela manhã se beneficiarão muito com o consumo de neem, da pimenta-do-reino, do mel e da cúrcuma.

Notas do Editor: O mel é conhecido, há muito tempo, como um alimento de alto prana positivo (alimento energético). É um ótimo substituto do açúcar, sendo também incrivelmente bom para sua saúde em geral. É especialmente benéfico para as pessoas que têm excesso de muco e asma.

Photo credit Anna Guttermuth @flickr