P: Algumas pessoas parecem manter a espiritualidade separada da vida. Por que isso? A consciência é apenas quando você está meditando?

Sadhguru: Se sua espiritualidade é vinculada ao tempo, das cinco às sete da manhã, ou a hora que for, você está apenas tentando ser espiritual; não há nada de espiritual em você.

Se sua espiritualidade é vinculada ao tempo, das cinco às sete da manhã, ou a hora que for, você está apenas tentando ser espiritual; não há nada de espiritual em você.

Que conclusões você fez sobre ser espiritual? Se você concluiu que ser espiritual significa falar gentilmente com todos, você está enganado. Se alguém está se comunicando com diferentes aspectos da vida de maneiras diferentes, a partir do seu entendimento, por sua sensibilidade e a partir da própria experiência - eles sabem como se comunicar com um bebê, um búfalo, uma montanha, sabem como falar com o motorista do ônibus - se eles sabem disso a partir dessa consciência, isso é maravilhoso e bom. Assim que a vida deve ser.

Se alguém, a partir de sua dita espiritualidade, está tentando falar de um jeito que acredita ser gentileza ou bondade para todos os aspectos da vida, ele é apenas moralista e estúpido. Talvez sejam pessoas boas, mas eles não têm senso de vida. Não há experiência interior; está apenas vindo de sua bondade e moralidade. Eles podem ser bons cidadãos, mas não conhecerão nada do infinito.

Se alguém está se comunicando de maneiras diferentes, em diferentes aspectos da vida, por causa de sua inconsciência ou preconceito, isso é um aspecto completamente diferente. Como alguém fala com um motorista de ônibus pode ser uma maneira de ver onde esta pessoa está, ou talvez não seja. É melhor que você não julgue uma pessoa pela maneira como ela está falando com alguém em um determinado momento. Se existe um padrão de abordar algo gentilmente, e outro aspecto da vida de maneira grosseira, então você sabe que isso vem da ignorância.

Espiritualidade - Não é um Código Moral

Primeiro, vamos entender que a espiritualidade não é um código moral. Espiritualidade significa que você está começando a experimentar o que está além do físico. Não tem nada a ver com a maneira como você se comunica e lida com o mundo ao seu redor. A maneira como você faz isso é apenas uma questão de sua capacidade, inteligência, exposição, inclinação e que tipo de objetivos você tem em sua vida.

Espiritualidade significa que você está começando a experimentar o que está além do físico.

Havia um yogi que viveu muitas décadas atrás. Uma vez, ele estava sentado na floresta, absolutamente radiante, mas se as pessoas chegassem perto dele, ele atirava pedras nelas. Ele nunca acertou em ninguém, mas jogava pedras neles como um homem louco. No que dizia respeito às pessoas, ele era um louco jogando pedras. Foi apenas muito mais tarde, quando as pessoas olharam para trás, que puderam ver que nem uma vez ele acertou alguém. Ele sempre se certificou disso. Ele simplesmente não queria pessoas ao seu redor. Ele sabia que se as pessoas viessem, pediriam coisas e, devido à maneira como ele estava - sua energia estava em um determinado estado - naturalmente milagres aconteceriam. Então pessoas se acumulariam e estragariam sua vida toda. Então, se as pessoas chegassem perto dele, ele jogaria pedras nelas

Se você for pelo comportamento de alguém, sobre o que ele está fazendo ou o que ele está dizendo, você definitivamente chegará a uma conclusão errada, a um julgamento errado. Se você conhecesse Sadhguru Sri Brahma, se alguém viesse e dissesse algo estúpido para ele, ele simplesmente os chutaria - não por arrogância ou ódio. Foi assim que ele lidou com as pessoas. Eu não faço isso. Isso não é porque eu sou mais realizado ou menos realizado, é simplesmente por ser um pouco mais inteligente com o mundo. Como você opera é apenas uma questão de sua inclinação, inteligência e exposição. Não tem nada a ver com sua espiritualidade.

Nota do Editor: A palavra "tantra" cria muitos conceitos errados na mentalidade moderna: de imoralidade, sexo e atividade clandestina. No vídeo "Tantra - Sendo um Instrumento da Vida", Sadhguru redefine o tantra, restaurando-o ao seu escopo e dimensão originais como uma tecnologia antiga para a transformação suprema. Compre e baixe em Isha Downloads.