Aqui estão cinco ideias ótimas para passar o tempo com seus filhos nesse dia, que são divertidas, saudáveis ​​e podem ajudar a fortalecer seu relacionamento.

1. Faça dele um Dia de Volta à Natureza

Leve seus filhos ao parque, respire um pouco de ar fresco e tome um pouco de sol. Você e seus filhos farão exercícios, se divertirão e terão uma folga da selva de concreto. Praticar alguma atividade física em um espaço livre de poluição pode ter um efeito tremendo na saúde e no rejuvenescimento do corpo. Aqui está o que Sadhguru diz:

Sadhguru: É evidente que o tipo de ar que você respira é importante, mas como você respira e com que consciência você o faz é igualmente importante. Especialmente, para aqueles que vivem em cidades grandes, não depende sempre de vocês o tipo de ar que respiram, por isso é bom que, diariamente, pelo menos por alguns minutos, você ande no parque, ao longo de um lago ou de um rio, o que estiver disponível para você. Se você tem filhos, é importante que, pelo menos uma vez ao mês, você os leve para longe da cidade, onde a natureza esteja razoavelmente em um estado puro, e eles possam escalar uma montanha pequena, andar na floresta ou nadar em um rio, estar em contato com a natureza e fazer algo em que a respiração seja dinâmica.

Não é apenas pela prática dos exercícios aeróbicos, mas porque existe uma troca constante de ar entre o que está dentro e fora. A própria inteligência do corpo garantirá que, quando ele sentir que o ar é puro e vivo, a maneira como o corpo respira passará a ser diferente. Com essa troca de ar, acontecerá uma limpeza dentro do sistema. Se você estiver ao ar puro, é importante levar a respiração a um estado dinâmico com alguma atividade. Você não precisa fazer uma atividade muito vigorosa — apenas o suficiente para respirar um pouco mais profundamente do que o normal, durante um certo tempo. Especialmente, para crianças em crescimento, isso é muito importante, porque aumenta muito a integridade e a força do corpo.

2. Faça algumas guloseimas no Dia das Crianças

Com uma combinação ofensiva de comida, sabor e comércio, hoje em dia, as crianças, e até mesmo os pais, às vezes, preferem o paladar ao invés da saúde, quando se trata de comida. Mas a comida saudável também pode ser uma comida saborosa. Reserve um tempo para preparar um dos lanches saborosos e saudáveis ​​listados abaixo, para que seja uma guloseima especial para seus filhos.

Ragi Ladoo

Cookies de Ragi e manteiga de amendoim

Tâmaras Delight

3. Leiam juntos

Sabe-se que a leitura traz muitos benefícios, incluindo o retardamento do declínio cognitivo, a remoção do estresse e o aumento da memória e do vocabulário. Lembre-se de que alguns desses benefícios podem ser perdidos se a leitura for feita em um tablet. As telas dos aparelhos são conhecidas por afetar a qualidade do sono e também podem causar estresse no sistema. Portanto, pegue um bom livro e incentive seus filhos a fazerem o mesmo. Esta é a visão de Sadhguru sobre como a leitura melhora o funcionamento da mente.

Sadhguru: A leitura, como hábito e cultura, deve ser estimulada. O impacto da leitura é muito diferente comparado com assistir a vídeos ou jogar jogos no computador. Ela exercita sua mente e sua percepção de uma maneira completamente diferente. A mídia audiovisual pode ser muito educativa e poderosa à sua maneira, mas a leitura tem mais complexidade e profundidade. Há mais profundidade na leitura, comparado com ir ao cinema ou qualquer outra coisa.

Se a maioria das pessoas estivesse lendo mais do que está hoje em dia. Se apenas se sentassem, focassem em algo e lessem, as pessoas ficariam muito mais quietas, mais pensativas e olhariam para a vida com um pouco mais de profundidade, porque é um tipo de dharana (um dos oito membros do yoga). Você permanece focado em algo — isso é dharana. Isso, definitivamente, melhora a maneira como sua mente funciona. Eu acho que, na sociedade de hoje, com o fascínio pelos eletrônicos sobrepondo-se a tudo o mais, é muito importante que não se perca a cultura da leitura.

As pessoas perderam a complexidade de olhar a vida com mais profundidade. Não há profundidade na vida. As pessoas olham para tudo na superfície, e eu acho que isso é incentivado pela mídia audiovisual. Eu não sou contra, porque é um grande meio de comunicação por si só, mas eu não acho que seja um substituto para a leitura.

4. Experimente um pouco de yoga para a saúde, a paz e a alegria

Isha Upa Yoga é uma série de práticas desenvolvidas por Sadhguru e baseadas na ciência do Upa Yoga. Upa Yoga é um aspecto do yoga voltado para benefícios físicos e psicológicos. Esses processos, com duração de cinco minutos, são ferramentas fáceis de se praticar, porém potentes para melhorar a saúde, a alegria e a paz, e podem ser praticadas por qualquer pessoa com mais de 7 anos de idade. Experimente através dos vídeos abaixo.

Yoga para a saúde: movimentos direcionais

https://www.youtube.com/watch?v=zx-xjXJM2eo

Yoga para a paz: Nadi Shuddhi

https://www.youtube.com/watch?v=HTCGpDdCbFA

Yoga para a alegria: Nada Yoga

https://www.youtube.com/watch?v=rG-uZdwFFTE

5. Plantem uma árvore juntos

Plantar e cuidar de uma muda é, provavelmente, uma das coisas mais simples e eficazes que um indivíduo pode fazer para combater as mudanças climáticas. Além disso, cuidar de outra vida pode permitir que a criança experimente um senso de inclusão. Como Sadhguru diz: “As árvores são os nossos parentes mais próximos. O que elas expiram, nós inspiramos. O que nós expiramos, elas inspiram. Essa transação está sempre ativa. Esteja você ciente disso ou não, metade do seu sistema pulmonar está pendurado lá, agora mesmo, em uma árvore! Se você estabelecer até mesmo uma conexão psicológica com uma única árvore e, simplesmente, lembrar-se cinco vezes ao dia da constante transação entre vocês dois, você verá a transformação em apenas alguns dias. Você começará a se conectar com tudo ao seu redor de maneira diferente. Você não vai se limitar a uma árvore".