" "

 

Participante: Eu gostaria de saber qual é a diferença entre confiança e clareza.

Sadhguru: Digamos que minha visão física não seja boa — não posso ver claramente — e preciso caminhar em meio a um grupo de pessoas. Mas eu estou muito confiante. O que acontecerá se eu seguir em frente? Muitas pessoas estão passando pela vida assim, porque estão confiantes. Elas não podem ver nada, mas isso não importa; elas estão confiantes. Isso é desastroso para você e para todos à sua volta. Se minha visão for clara, eu passaria por todo o grupo sem encostar em ninguém. Se minha visão não estiver clara, se, pelo menos, eu tiver humildade para ver que não tenho clareza, procurarei ajuda e caminharei devagar. Talvez eu não ande tão rápido quanto uma pessoa que tenha uma visão clara, mas, pelo menos, eu seguiria gentilmente.

As pessoas pensam que a confiança é um tipo de substituto para a clareza — não é. Digamos que sempre que você quiser tomar grandes decisões em sua vida, seja profissional ou familiar, tudo o que você faz é pegar uma moeda e jogá-la: "Cara, vamos fazer isso; coroa, vamos fazer aquilo." Vai funcionar 50% das vezes! Se você estiver certo somente 50% das vezes, existem apenas duas profissões que você pode seguir — você tanto pode ser meteorologista como astrólogo. Se você estiver em qualquer outro emprego, provavelmente será demitido.

 

Existe uma cidade chamada Mangalore, na costa oeste da Índia. É uma cidade bonita, pitoresca e pequena, e eu estou vinculado a esse lugar há algum tempo. Eu não tinha ido lá por quase quatro ou cinco anos, e, então, aconteceu de eu ir visitá-la. Havia um médico homeopata com mais de 75 anos de idade, porém ele ainda administrava uma pequena clínica. Eu fui lá para visitá-lo, não como cliente, mas apenas para vê-lo. A clínica fica na região de Malabar — a terra da cobra-rei — picadas de serpentes são comuns. Do lado de fora da clínica, havia um anúncio que dizia: "Um único antídoto para todos os tipos de serpentes". Eu sei o suficiente sobre serpentes. Eu vivi com elas, eu as tenho à minha volta, fui picado por elas inúmeras vezes, e serpentes e eu estamos intimamente ligados há muito tempo. Então eu sei o suficiente sobre elas para sobreviver.

Todos os dias, quando você acordar de manhã, sente-se na cama com as pernas cruzadas, sente-se com as mãos abertas, os olhos fechados e apenas observe tudo o que você não é. Aprecie tudo o que você acumulou — sua casa, sua família, seus relacionamentos, suas qualificações, seu corpo, suas roupas — tudo. Seja grato por isso.

 

Essencialmente, na Índia, existem duas variedades básicas de veneno. Um é uma neurotoxina e o outro afeta seu sistema cardiovascular; um número muito pequeno de serpentes têm ambos. São dois tipos de química completamente diferentes, portanto, não pode haver um antídoto em comum. Hoje, como as pessoas não conseguem identificar qual serpente é qual, os médicos estão administrando um antídoto para os dois juntos, o que é muito prejudicial para o sistema.

Eu entrei e estava conversando com o médico. Então, perguntei a ele: “Como você permitiu que essa placa aparecesse em sua clínica? Isso não está certo. Alguém está afirmando que existe um antídoto de uso comum”. Mas ele é um médico muito sábio. Ele disse: "Veja, quase 90% das serpentes indianas são inofensivas, e esse antídoto funciona 90% das vezes".

Noventa é uma boa porcentagem para qualquer coisa. Confiança é assim. Se uma serpente te picar, basta olhar para o céu e dizer "dam-doom-dis-dis-dis-dis!", o veneno vai embora, de verdade. Realmente! Você deve dizer isso com bastante vigor, ele realmente desaparece... funciona 90% das vezes! E as pessoas ficarão mais confiantes, porque isso funciona 90% das vezes. Essa é uma maneira tola de existir, não é? O que você precisa é de clareza, não de confiança.

Se queremos que a vida aconteça da maneira que queremos, o requisito mais importante é ter clareza sobre o que realmente queremos. Mesmo práticas simples podem ajudar bastante a criar isso. Todos os dias, quando você acordar de manhã, sente-se na cama com as pernas cruzadas, sente-se com as mãos abertas, os olhos fechados e apenas observe tudo o que você não é. Aprecie tudo o que você acumulou — sua casa, sua família, seus relacionamentos, suas qualificações, seu corpo, suas roupas — tudo. Seja grato por isso. Ao mesmo tempo, identifique tudo o que não é você como "isso é o que eu acumulei" e, mentalmente, mantenha isso de lado. O que você acumula pode ser seu, mas nunca pode ser você. Gaste dez minutos pela manhã e dez minutos à noite, todos os dias. Isso trará clareza. Se alguém é, de forma adequada, iniciado por um guru, esse específico processo pode assumir uma nova dimensão. Mas até que essa oportunidade surja em sua vida, você pode fazer isso sozinho. Definitivamente, isso terá um grande impacto sobre sua clareza.

 

Nota do Editor: Este artigo é um fragmento do ebook “Ambition to Vision,” disponível no Isha Downloads.