Sadhguru diz que o primeiro passo rumo ao conhecimento é perceber que você não sabe nada.


 

Sadhguru: Estar no caminho espiritual significa que você não chegou a uma conclusão sobre nada, você está buscando. Ser um "buscador" significa que você quer saber. Uma pessoa só pode buscar quando ela não sabe. Se ela pressupõe que o fim é Deus ou mukti, ou isso ou aquilo, não há busca.

Infelizmente, a maioria dos buscadores, no mundo, chegam a uma conclusão sobre "o que é o fim" e, depois, eles buscam. Isso significa que você está buscando algo que você criou. Se você quer buscar o que criou, não há necessidade de buscar. É bem simples. Basta criar o que você quiser. Esse tipo de falsa busca espiritual está acontecendo no mundo, em grande escala. Isso se tornou um caso tão grande que se você proferir uma palavra contra, isso equivale à blasfêmia ou ao ateísmo.

Se você deixar de ambicionar por qualquer coisa em particular, mas estiver apenas disposto a ser intenso sobre tudo na sua vida, então todo o caminho se tornará muito mais simples.

Nenhuma busca verdadeira poderá acontecer se uma pessoa pressupõe o que está no outro extremo. Somente quando ele ou ela percebe que não sabe, a busca é genuína. Assim, torna-se possível dar o próximo passo e ver o que está acontecendo consigo mesmo.

Dentro de nós, e ao nosso redor, muitos processos estão ativos. A conversão de lama em alimento é chamada de agricultura. A conversão de alimentos em células do corpo é chamada de digestão. Se você converter ou transformar uma pedra em uma divindade, então chamamos isso de consagração. Do mesmo modo, há muitos processos acontecendo ao nosso redor. O processo espiritual é um processo de consagração interior para transformar carne e osso em uma possibilidade muito maior. Você não sabe qual é a possibilidade suprema, mas sabe que esta mesma carne e este mesmo osso podem funcionar em dimensões diferentes. Pode ser só uma massa de carne, que pode se tornar alegria, amor, ódio, sofrimento — tantas coisas.

Um processo espiritual significa, constantemente, transformar o que você chama, neste momento, de "eu mesmo", em uma possibilidade maior. Se você fizer pressuposições sobre qual é a possibilidade suprema, então o processo será destruído.

Isso não significa que você só pode ir passo a passo. Você pode simplesmente dar um salto. A maioria das pessoas vai passo a passo — em prestações — porque confiar no processo acontece em prestações. Mas, se você se mantiver no processo por um certo período de tempo, se estiver disposto a intensificar a vida dentro de você para qualquer nível possível, neste momento, então não será necessário ir passo a passo. Uma pessoa pode, simplesmente, dar um salto para a iluminação.

Realmente, não existem etapas como estas. Se você deixar de ambicionar por qualquer coisa em particular, mas estiver apenas disposto a ser intenso sobre tudo na sua vida, então todo o caminho se tornará muito mais simples.