Table of Content
1. O que são os 7 chakras?
2. De 112 para 7 chakras
3. A localização e os nomes dos 7 chakras
4. Os aspectos mais sutis dos 7 chakras no corpo
5. 7 chakras, 7 níveis de intensidade
6. O discernimento e o intelecto
7. Para além das cores

Sadhguru: Há muita "conversa sobre chakra" acontecendo em todos os lugares. Especialmente, no Ocidente, onde quer que você vá, existem "centros de alinhamento de rodas", onde eles afirmam "alinhar" os seus 7 chakras. De estúdios de yoga à quiropraxia, todos estão falando sobre isso hoje em dia. Isso virou moda. Mas, apesar de todo mundo falar apenas dos 7 chakras, existem, na verdade, 114 chakras no corpo.

O que são os 7 chakras?

Você pode vê-los como 114 junções ou confluências das nadis. As nadis são os canais de prana no corpo energético. Essas junções são sempre na forma de triângulos. Eles são chamados de chakras porque eles englobam o movimento de uma dimensão para outra, e a palavra "chakra" significa "roda" ou "círculo". Mas elas são, na verdade, triângulos.

São essas 7 dimensões que são, geralmente, referidas como os 7 chakras, os quais são, por sua vez, a base das 7 escolas de yoga.

Desses 114 chakras, dois estão fora do corpo físico. Dos 112 restantes, somente 108 podem ser efetivamente trabalhados, os quatro restantes desabrocham somente como consequência. O número 108 se manifestou no sistema humano porque é um número significativo na formação do sistema solar. A distância entre a Terra e o Sol é 108 vezes o diâmetro do Sol. A distância entre a Terra e a Lua é 108 vezes o diâmetro da Lua. O diâmetro do Sol é 108 vezes o diâmetro da Terra. Consequentemente, o 108 é significativo em várias práticas espirituais. 

Desses 114 chakras, dois estão fora do corpo físico. Dos 112 restantes, somente 108 podem ser efetivamente trabalhados, os quatro restantes desabrocham somente como consequência.

Esses 112 chakras se organizam em 7 dimensões, com 16 aspectos em cada dimensão. Em vez de falar dos 112, que é um número grande demais para muitas pessoas, geralmente, fala-se apenas de 7, por causa dessas 7 categorias ou 7 dimensões. São essas 7 dimensões que são, geralmente, referidas como os 7 chakras, os quais são, por sua vez, a base das 7 escolas de yoga.

De 112 para 7 chakras

Para um ser humano viver uma vida física e social plena, ele só precisa que 21 chakras de seu corpo estejam ativos. Esses 21 chakras também estão conectados com o número 7. Por causa das 3 dimensões de energia da Pingala, da Ida e do Sushumna, existem 7 conjuntos, cada um com 3 chakras funcionando como 1. Portanto, se os 21 chakras funcionassem fisicamente, psicologicamente e emocionalmente, você estaria completo. Mas, em termos de energia, você estaria deficiente.

Para um ser humano viver uma vida física e social plena, ele só precisa que 21 chakras de seu corpo estejam ativos. Esses 21 chakras também estão conectados com o número 7.

Se outras dimensões tiverem de se tornar uma realidade viva, os chakras remanescentes deverão ser ativados. A inteligência tem de ser empoderada por meio da energia. Caso contrário, uma inteligência adormecida é tão boa quanto uma não existente. Um computador que não pode ser ligado é tão bom quanto uma placa de pedra. É o mesmo com o sistema humano também. Este é um super computador, mas a maioria das pessoas o mantém funcionando somente no nível de sobrevivência.

Se os 21 chakras funcionassem fisicamente, psicologicamente e emocionalmente, você estaria completo. Mas, em termos de energia, você estaria deficiente.

Se algo que seja além do que o sistema humano é capaz de fazer tiver de acontecer, ele precisará de uma ativação. Hatha Yoga é essa disciplina que ativa o sistema inteiro. Infelizmente, as pessoas pensam que Hatha Yoga é um exercício ou algum tipo de tratamento de saúde. O yoga nunca teve foco em curar nada. Nós apenas olhamos para como esse sistema físico pode se tornar completo. Se ele estiver em sua plenitude, tudo estará bem. Ele ativará algo que, de qualquer maneira, levará a um processo curativo por si só.

A localização e os nomes dos 7 chakras

Os 7 chakras fundamentais são conhecidos como muladhara, que está localizado no períneo, o espaço entre a entrada do ânus e o órgão genital; swadhisthana, que fica logo acima do órgão genital; manipuraka, que fica logo abaixo do umbigo; anahata, que fica logo abaixo do centro da caixa torácica; vishuddhi, que está na cavidade da garganta; ajna, que fica entre as sobrancelhas; e sahasrara, também conhecida como brahmarandra, que fica no topo da cabeça, onde, quando uma criança nasce, há um ponto macio.

Os chakras têm mais do que uma dimensão. Uma dimensão é a sua existência física, mas ela também tem uma dimensão espiritual.

Nós podemos falar em termos de centros energéticos mais baixos e mais altos, mas tal linguagem é frequentemente e facilmente mal entendida. É como comparar o alicerce de um edifício com o seu telhado. O telhado não é superior ao alicerce. O alicerce do edifício é mais básico para o edifício do que o telhado. A qualidade, a durabilidade, a estabilidade e a segurança do edifício dependem, em grande parte, mais do alicerce do que do telhado, mas, em termos de linguagem, o telhado é mais alto e o alicerce é mais baixo.

Se as suas energias são dominantes no muladhara, então comer e dormir serão os fatores mais dominantes na sua vida.

Se as suas energias são dominantes no muladhara, então comer e dormir serão os fatores mais dominantes na sua vida. Os chakras têm mais do que uma dimensão. Uma dimensão é a sua existência física, mas ela também tem uma dimensão espiritual. Isso significa que ela pode ser completamente transformada. Por exemplo, se você criar o tipo certo de consciência, o mesmo muladhara, que anseia por comer e dormir, pode se tornar absolutamente livre do processo de comer e dormir. 

Os aspectos mais sutis dos 7 chakras no corpo

Esses chakras têm uma manifestação no corpo e eles também têm uma manifestação mais sutil. Essas manifestações são chamadas de "kshetras". "Kshetra" significa o lugar onde alguém reside. Você pode estar no seu escritório, mas a sua residência é em outro lugar. Assim, existem kshetras que são externas, e chamadas de bahya kshetras; e existem as internas, que são chamadas de antar kshetras. Há uma casa e uma casa de veraneio!

Esses chakras têm uma manifestação no corpo e eles também têm uma manifestação mais sutil. Essas manifestações são chamadas de "kshetras".

Quando você está em casa, você agirá de uma maneira. Geralmente, o cotidiano ocupa o seu tempo e a sua vida. A maior parte do seu tempo é gasto para cozinhar, limpar, arrumar e consertar coisas. Quando você vai para a sua casa de veraneio, apesar de cozinhar, limpar e fazer todas as outras coisas, o cotidiano não ocupa você por completo. É uma existência mais exuberante.

Uma casa de veraneio na montanha é uma existência mais exuberante, apesar de, talvez, ser fisicamente mais desgastante do que estar em casa. Estar em casa é mais fácil. Muitas pessoas desistem e ficam somente em casa, porque é mais fácil, mas o motivo pelo qual você foi para uma outra casa longe da sua casa é porque você ainda quer conhecer o aconchego de uma casa, você não quer ficar em um hotel, mas você quer uma existência mais exuberante. O Criador providenciou tudo isso. Você pode estar em antar kshetra, não muito vibrante e apenas dormindo, ou você pode estar em bahya kshetra. Quando você quiser voltar para casa, não tem problema, você pode sempre regressar.

O segundo chakra é o swadhisthana. Se as suas energias são dominantes em swadhisthana, os prazeres serão mais dominante na sua vida.

Os chakras têm mais do que uma dimensão. Uma das dimensões é a sua existência física, mas ela também tem uma dimensão espiritual. Isso significa que ela pode ser completamente transformada. Por exemplo, se as suas energias são dominantes no muladhara, então comer e dormir serão os fatores mais dominantes na sua vida, mas se você criar o tipo certo de consciência, o mesmo muladhara que anseia por comer e dormir, poderá se tornar absolutamente livre do processo de comer e dormir.

O segundo chakra é o swadhisthana. Se as suas energias são dominantes em swadhisthana, os prazeres serão mais dominante na sua vida — você busca por prazer, você desfruta da realidade física de várias maneiras. Se as suas energias são dominantes em manipuraka, você é um realizador; você pode realizar muitas coisas no mundo. Se as suas energias são dominantes em anahata, você é uma pessoa muito criativa. Se as suas energias são dominantes em vishuddhi, você se torna muito poderoso. Se as suas energias são dominantes em ajna ou se você alcançar ajna, então você é intelectualmente realizado. Realização intelectual lhe dá paz. Ainda não aconteceu experiencialmente, mas você alcançou a realização intelectual, o que lhe trás um certo estado de paz e estabilidade dentro de si mesmo, independentemente do que esteja acontecendo do lado de fora, e uma vez que suas energias alcançarem sahasrara, você ficará simplesmente loucamente em êxtase! Não existe estimulante externo, simplesmente não tem motivo, mas você está extasiado apenas porque as suas energias atingiram um certo pico.

7 chakras, 7 níveis de intensidade

Basicamente, qualquer caminho espiritual pode ser descrito como uma jornada do muladhara até o sahasrara. Essa jornada é uma evolução de uma dimensão para outra; esses são apenas 7 níveis diferentes de intensidade.

Basicamente, qualquer caminho espiritual pode ser descrito como uma jornada do muladhara até o sahasrara.

Para mover as suas energias do muladhara até o ajna, existem muitos processos espirituais e várias maneiras, mas para mover de ajna até sahasrara, não existe caminho. Não existe nenhuma maneira em particular. A pessoa tem que pular ou cair em um poço sem fundo. Isso é chamado de "cair para cima".

No yoga, dizem que a menos que você esteja disposto a cair para cima, você não chegará lá. É por isso que muitas das pessoas ditas espirituais chegaram a conclusão de que a paz é a possibilidade máxima — porque elas ficaram presas em ajna. A paz não é a possibilidade máxima. Você pode se tornar extasiado, tão extasiado que o mundo inteiro se torna uma grande piada no seu entendimento e na sua experiência. Tudo o que for considerado muito sério para todo mundo será uma piada para você.

Para mover as suas energias do muladhara até o ajna, existem muitos processos espirituais e várias maneiras, mas para mover de ajna até sahasrara, não existe caminho.

Mas as pessoas vão e param em ajna por um longo tempo, até decidirem dar o salto. É por isso que nas tradições espirituais foi dado tanta ênfase na relação guru-shishya — a relação entre mestre e discípulo. Isso é simplesmente porque se você tiver que dar esse salto, você precisa ter uma confiança profunda no guru. Noventa e nove porcento das pessoas precisam de confiança, caso contrário elas não conseguem dar o salto. É por isso que é colocado tanta ênfase nessa relação, porque, sem confiança, a pessoa jamais dará o salto.

O discernimento e o intelecto

Esses 7 chakras, ou 7 dimensões, não são uma filosofia, mas uma certa classificação. Basicamente, qualquer classificação da vida está errada, mas essa classificação foi feita para fins de compreensão. Os 7 chakras não devem ser entendidos como 7 segmentos. A vida está acontecendo como um grande todo, mas o intelecto precisa de classificação. Sem classificação, o seu intelecto não consegue perceber. A natureza do intelecto é o discernimento. Sem a habilidade de discernir, o intelecto é uma peça de engrenagem inútil.

Iluminação significa que você está iluminado por dentro, portanto não pode ver escuridão em lugar algum.

O discernimento é um instrumento muito importante para sobrevivermos no mundo, mas não é nada bom se você quiser absorver o cosmo, o que significa que você quer que o cosmo se torne parte de você ou desapareça em você. Se você tiver discernimento, qual planeta você gostaria de deixar de fora? Discernimento é sobre o que você quer e o que você não quer; o que você gosta e o que você não gosta; o que é bom e o que é ruim; o que é alto e o que é baixo; o que é deus e o que é o diabo.

Iluminação é quando você ilumina tudo de tal maneira que tudo parece igual para você. Você não quer discernir nada. Luz e escuridão são a mesma experiência para você. Não existe distinção para você. Iluminação significa que você está iluminado por dentro, portanto não pode ver escuridão em lugar algum.

Para além das cores

Nós estamos falando de uma dimensão adimensional, mas, em razão do intelecto, nós estamos categorizando. Você não deve começar a assumir posições, como "eu sou do tipo anahata" ou "eu sou do tipo vishuddhi", assim como as pessoas falam "eu prefiro café" ou "eu prefiro chá", ou quando costumam acordar de manhã e dizer "eu sou uma pessoa matinal". Isso não é sobre se identificar. Se você quer fazer coisas específicas, você pode discernir qualidades diferentes, mas se você quiser conhecer a própria natureza da existência, existe uma dimensão chamada "vairagya" ou "vairaga". "Vai" significa além e "raga" significa cor. Aquilo que está para além da cor é incolor. A palavra "incolor", em português, tem conotação negativa, como se fosse sem vida ou faltando exuberância, mas "vairagya" não é incolor nesse sentido.

Nós estamos falando de incolor como sendo além da cor. Aquilo que não tem cor é transparente. A transparência permite que você veja. É o ar incolor que sustenta você. Suponha que o ar se torne azul, você não seria mais capaz de ver. Talvez você goste da cor azul no ar por algum tempo, mas depois você vai querer limpar o azul e ver novamente. Tornar-se incolor ou estar para além da cor significa ter uma visão clara. A sua visão não está nublada pelas cores. Há muitas coisas que são denominadas pela sua cor — os rios, por exemplo, tais como o Nilo Azul, o Rio Amarelo ou o Rio Vermelho. Isso não significa que a água seja azul, amarela ou vermelha — é o solo que a faz parecer de uma determinada cor.

Se você está para além da cor, você se encaixa em qualquer lugar perfeitamente, porque você mesmo é incolor, sem atributos. Agora, se houver um fundo azul, você fica azul; se houver um fundo vermelho, você fica vermelho. Você não será visto em lugar nenhum como uma resistência. Você está absolutamente se fundindo com o que quer que esteja lá, a qualquer momento. Portanto, estamos falando de 7 dimensões que são como 7 cores. Não existe nada de errado em refratar a luz, mas se você estiver em uma luz refratada o tempo todo, você terá uma visão distorcida da vida.

Nota do Editor: Explore aspectos mais profundos da espiritualidade e do misticismo com Sadhguru Exclusive. Clique aqui para se inscrever agora.

Os 7 Chakras — sujeitos a muitos mitos e lendas — desmistificados por alguém com total domínio do sistema energético. Assista à emocionante série "Chakras" somente no Sadhguru Exclusive. Inscreva-se agora.