Sadhguru fala sobre como podemos explorar a verdadeira possibilidade da mente, alcançando chitta, uma dimensão onde Deus se torna o seu escravo!

Questionador: Namaskaram, Sadhguru. Tenho feito meditação Chit Shakti e, às vezes, tenho dificuldade de visualizar, mas, depois, as coisas realmente aconteceram. Você pode lançar alguma luz sobre isso?

Sadhguru: A meditação Chit Shakti não é apenas uma visualização. No entendimento yóguico, existem 16 dimensões para a mente humana. Essas 16 dimensões se enquadram em quatro categorias. Estas quatro categorias são conhecidas como buddhi, manas, ahankara e chitta. Buddhi é o intelecto — a dimensão lógica do pensamento. Infelizmente, os sistemas educacionais modernos e as ciências modernas se limitaram em grande parte ao buddhi. Esse é um modo buddhu (tolo) de existência.

A limitação do intelecto

Buddhi, ou o intelecto, não pode funcionar sem um certo banco de memória ou de dados. Dependendo dos dados que você tem, o intelecto funciona em torno disso. Suponha que, em seu sistema de memória, existam 10 gigabytes de memória. Dependendo de quão afiado é seu buddhi, uma pessoa pode produzir, digamos, 1 trilhão de pensamentos com esses 10 gigabytes. Outra pessoa pode produzir 10 trilhões de pensamentos com os mesmos 10 gigabytes de memória.

No entendimento yóguico, existem 16 dimensões para a mente humana.

Se você pode pensar um pouco melhor do que outra pessoa, hoje, isso é considerado como inteligência. Se uma pessoa diz uma coisa e você pode dizer dez coisas sobre isso, você pode ser socialmente inteligente, mas você não é mais inteligente. Infelizmente, nos sistemas educacionais e acadêmicos de hoje, tudo é determinado por isso. Se você pode fazer mais coisas a partir disso, você é considerado inteligente, o que não é verdade — você só tem um buddhi mais afiado. O buddhi não o levará, de forma alguma, além dos limites, porque ele só pode funcionar com base nos dados que já existem. Ele não é capaz de acessar nada além disso.

A memória dos seus antepassados

A próxima dimensão é chamada de manas. Manas tem muitas camadas. Mas manas não é apenas o cérebro — ele está em todo o corpo. Cada célula do corpo tem uma memória fenomenal — não apenas desta vida, mas de milhões de anos. Seu corpo se lembra, claramente, de como seus antepassados foram há um milhão de anos. De cima a baixo, existe manas — isto é chamado de manomaya kosha. Em cada célula do corpo, há memória e inteligência, mas não há intelecto. O intelecto está apenas no cérebro.

O que está no cérebro é o intelecto, não a inteligência. A inteligência e a memória estão em todo o seu corpo, mas as pessoas nunca foram treinadas para usar essa inteligência.

Em inglês, tudo vem sob uma bandeira chamada "mind" (mente). A ideia de que a inteligência está apenas no cérebro produziu seres humanos cuja consciência está seriamente constipada. O que está no cérebro é o intelecto, não a inteligência. A inteligência e a memória estão em todo o seu corpo, mas as pessoas nunca foram treinadas para usar essa inteligência. Em vez disso, eles usam seu intelecto para tudo. Não é de se admirar que elas estejam estressadas, seja qual for o trabalho que você lhes dê. Todo peso está em apenas uma dimensão da mente, das dezesseis. É como carregar um caminhão de 16 rodas e tentar dirigir somente sobre uma roda — você pode imaginar o estresse! É por isso que o mundo de hoje está passando por isso.

As pessoas podem estar usando outras dimensões da mente de forma marginal, inconsciente, mas não são treinadas para usá-las. Elas foram treinadas apenas para usar seu buddhi, ou intelecto. Elas são muito espertas. Elas sabem de tudo sobre tudo, mas não sabem como compreender a sua própria vida. Elas nem sequer sabem como sentar aqui em paz e com total tranquilidade dentro de si mesmas. Se fosse uma inteligência verdadeira, a primeira coisa que você precisaria descobrir seria como fazer a vida acontecer. Você sabe como fazer o mundo acontecer, mas não sabe como fazer sua vida acontecer. Você não sabe como conduzir sua mente, suas energias, suas emoções ou seu corpo.

Se você pede para as pessoas ficarem em forma, elas se tornam rígidas. Se você lhes pedir para viver de uma forma mais natural, elas se tornam relaxadas demais. Onde está a inteligência? Há somente intelecto. O Intelecto parece bom apenas em comparação. Suponha que você seja a única pessoa no planeta — seu intelecto não significará nada. Só porque há alguns idiotas ao seu redor, você brilha. Por si só, o intelecto não trará nenhuma consequência.

O senso de identidade

O intelecto se conecta diretamente com a terceira dimensão de sua mente, chamada ahankara. Ahankara, às vezes, é traduzido como ego, mas ele é muito mais do que isso. Ahankara lhe dá um senso de identidade. Uma vez que seu ahankara assume uma identidade, seu intelecto só funciona nesse contexto. É importante funcionar além do intelecto, porque o intelecto está seriamente escravizado à sua identidade.

Existem outras maneiras de conhecer a vida além das identidades que assumimos para a nossa sobrevivência no mundo.

Nossas identidades, tais como pertencer a uma determinada nação, comunidade ou a qualquer outra coisa, são necessárias para nossa sobrevivência em uma determinada sociedade, mas você não consegue pensar para além disso, porque você está funcionando apenas a partir do seu intelecto, e o intelecto é sustentado a partir do ahankara. Somente ao longo do eixo de ahankara, o intelecto pode funcionar. O intelecto não pode transcender isso, porque esta é a sua natureza. Mas existem outras maneiras de conhecer a vida além das identidades que assumimos para a nossa sobrevivência no mundo.

A inteligência cósmica

A quarta categoria da mente é chamada de chitta. Chitta é a mente sem memória — inteligência pura. Essa inteligência é como a inteligência cósmica — simplesmente ali. Tudo ocorre por causa dela. Ela não funciona fora da memória — ela simplesmente funciona. De certa forma, o que você chama de "cosmo" é uma mente viva, não no sentido do intelecto, mas no sentido de chitta. Chitta é o último estágio da mente. Ele se conecta com a base da criação dentro de você. Ele conecta você com a sua consciência.

Chitta está sempre funcionando — quer você esteja acordado ou dormindo. Seu intelecto liga e desliga. Muitas vezes falha, mesmo quando você está acordado. Se chitta, ou a inteligência dentro de você, não estivesse sempre funcionando, você não poderia permanecer vivo. Tente conduzir sua respiração com seu intelecto — você vai ficar louco. Chitta está mantendo você vivo, mantendo você funcionando, fazendo a vida acontecer. Se você toca essa dimensão da sua mente, que é o ponto de ligação da consciência, você nem precisa desejar nada, você não precisa sonhar com nada — a melhor coisa possível que pode acontecer com você, acontecerá de qualquer maneira.

O divino escravizado

Quando as pessoas tocam essa dimensão da mente, em yoga, ela é chamada de ishwara pranidhana. Isso significa que Deus se torna seu escravo — Ele trabalha para você. Você sabe, os yogis dizem: "Shiva é meu servo. Ele faz tudo para mim". De certa forma. Caso contrário, eu não estaria aqui. Uma vez que você saiba como acessar conscientemente seu chitta, tudo o que for necessário, simplesmente, acontecerá da melhor maneira possível. Se você for pelo seu intelecto, ou buddhi, hoje você pensa "é isso", amanhã de manhã você pensa "é aquilo" — desta forma, continua sem fim.

Chitta é o último estágio da mente. Ele se conecta com a base da criação dentro de você. Ele conecta você com a sua consciência.

Uma vez que você sabe como manter seu chitta conscientemente funcionando; uma vez que o divino é seu servo, quando alguém, realmente, eficiente está trabalhando para você, você não tem que fazer nada. Basta sentar-se; as melhores coisas vão acontecer — coisas que você não poderia imaginar. As pessoas sempre pensam que se os seus sonhos se tornarem realidade, a vida será ótima. Acho que essa é uma vida muito pobre, porque você não pode sonhar com nada que não esteja em sua experiência. Meu desejo e minha bênção para você são que coisas com as quais você não poderia sonhar, coisas que você nunca pensou ser possível, devam acontecer com você. O que você não sonhou deve acontecer com você — é por isso que você não deve sonhar.

Em vez de procurar como se aprofundar em si mesmo, você continua projetando ideias estúpidas para o mundo. As pessoas acham que isso é uma grande coisa a se fazer. Na última vez que estive nos EUA, alguém me perguntou: "Sadhguru, como você manifesta tudo isso?". Eu disse: "Eu não manifesto nada. Eu estou apenas brincando. Eu tenho um parceiro muito eficiente (Shiva). Eu simplesmente deixo com ele, e acontece".

Chit Shakti trata de tocar a dimensão de sua mente que é pura inteligência — intocável pela memória, intocável pela identificação. Está além do ahankara, além do buddhi, além do julgamento, além das divisões — simplesmente ali, assim como a inteligência da existência, que faz tudo acontecer. Se você tiver acesso a isso, não precisa se preocupar com o que acontece ou com o que não acontece. Isso acontecerá de uma maneira que você nunca imaginou possível.

Uma vez que você tenha acesso ao seu chitta, ele é também um telescópio multiponto. Faz você ver coisas que ninguém mais pode ver — em todas as direções.

Uma vez que você tenha acesso ao seu chitta, ele é também um telescópio multiponto. Faz você ver coisas que ninguém mais pode ver — em todas as direções. É a sua bola de cristal. É uma lupa que traz a essência da vida para perto de você. Para todos os outros, é um caminho longo. Todos pensam que o divino está em algum lugar lá em cima. Onde, exatamente, ninguém sabe. Tudo o que eles sabem é que parece muito distante.

No momento em que você começa a olhar a vida através de seu chitta, onde não há memória, não há substância kármica e não há divisão. De repente, o divino está bem ali, batendo, na sua cara o tempo todo. Você não pode deixar de percebê-lo.

A ideia de Chit Shakti não é ficar pedindo por coisas. A ideia é que, se os arranjos físicos da vida acontecem facilmente, você pode dedicar mais tempo para o seu bem-estar espiritual. Seria estúpido se só porque acontece facilmente, primeiro você quer ser milionário, depois você quer ser bilionário. A intenção principal é que sua vida física aconteça mais facilmente, que você não gaste todo o seu tempo para lidar com ela, para que você tenha tempo de fechar os olhos e sentar-se. Por favor, faça uso disso para este propósito.

Nota do editor: As meditações Chit Shakti para a Paz, para o Amor, para a Saúde e para o Sucesso estão disponíveis em português no Youtube.