Como o seu sistema energético e a sua imaginação estão conectados

Sadhguru: Existe uma certa geometria na existência física e na existência energética. Tudo no universo, desde o atômico até o cósmico, funciona da maneira que funciona por causa da perfeição geométrica. Uma das formas mais fundamentais e mais estáveis na geometria é o triângulo. No sistema energético humano, existem dois triângulos equilaterais — um abaixo apontando para cima, e um acima apontando para baixo. Normalmente, esses dois triângulos se encontram pouco acima do anahata. Para trabalhar com sua mente e imaginação, é importante ajustar o alinhamento dos dois triângulos, pelo menos até um certo ponto. O alinhamento ideal seria que o triângulo apontando para cima e o triângulo apontando para baixo se entrecruzassem de tal maneira que formassem uma estrela de seis pontas perfeita, com seis triângulos equilaterais do lado de fora.

Com o alinhamento necessário, você será capaz de usar a sua imaginação de tal maneira que você poderá manifestar o que quiser externamente. Para aumentar o poder de sua imaginação, você precisa elevar o triângulo — que, em termos de geometria do corpo, é a fundação — a tal ponto que inclua o vishuddhi, que é a base de sua imaginação. Existe sadhana para mover esse triângulo para cima e mantê-lo lá o tempo todo. Se você não faz esse sadhana, uma maneira simples de alcançar isso é ficar sem comer, por um certo período. Geralmente, quando o estômago está vazio, o triângulo que aponta para cima tende a subir sozinho. Quando você come, ele desce novamente.

A importância em manter os chakras com mobilidade

Existem 114 chakras no corpo. Os 72 mil nadis, ou caminhos energéticos no sistema, têm 114 pontos de junção significativos, onde os nadis se encontram em grandes números e se redistribuem. Esses pontos são geralmente conhecidos como "chakras", que, literalmente, significa "roda" ou "círculo", embora, na verdade, sejam triângulos. Nós os chamamos de "chakras", porque isso sugere movimento — seguir em frente. Desses 114, dois estão fora do domínio físico. Para a maioria dos seres humanos, esses dois são muito tênues, a não ser que se faça o sadhana necessário. Dos 112 chakras restantes, alguns estão geralmente localizados em certas partes do corpo, a um nível fisiológico. Os outros chakras podem se mover, até um certo ponto.

Fazer o trabalho necessário para manter os chakras com mobilidade é importante, porque a mobilidade dos chakras determina o quão flexível e eficiente você é, nos diferentes tipos de situações, de modo que permaneça apto a atender diversos tipos de exigências.

A maneira que os chakras se movem depende do que você faz consigo mesmo. Se você quer se empoderar para fazer diferentes tipos de atividades e se ajustar a diferentes tipos de situações, a fisiologia prânica ou a fisiologia dos chakras do corpo precisa ser capaz de se ajustar adequadamente. Fazer o trabalho necessário para manter os chakras com mobilidade é importante, porque a mobilidade dos chakras determina o quão flexível e eficiente você é, nos diferentes tipos de situações, de modo que permaneça apto a atender diversos tipos de exigências. O problema com a maioria dos seres humanos é que, em uma situação, eles funcionam bem, em outra situação, eles são um desastre total. Isso é porque só podem pensar, sentir e agir de uma maneira em particular.

Com um pouco de prática, você deveria ser capaz de fazer tudo bem feito, mas isso não funcionará se o seu sistema energético for rígido. Portanto, manter o seu sistema com mobilidade é importante, não apenas porque queremos fazer diferentes tipos de atividades no mundo. Ele também lhe dá uma certa flexibilidade para experienciar, para estar confortável em qualquer tipo de situação. Para estar tranquilo, suas energias precisam ser flexíveis. Esses 112 chakras podem ser usados como 112 portais para a sua natureza suprema. Esse é o motivo pelo qual Adiyogi ofereceu 112 maneiras de alcançar o supremo.

Para poder mover, da maneira que você deseja, esta complexa estrutura triangular de sua fisiologia , é necessário um nível diferente de sadhana. Mas a coisa mais fundamental é que esses dois triângulos devem se entrecruzar. Normalmente, o triângulo que aponta para cima está abaixo, e o triângulo que aponta para baixo está acima. Se você levar os dois triângulos equiláteros a um ponto em que eles se entrecruzem, de modo que formem uma estrela com seis triângulos equiláteros, o sistema estará em equilíbrio e se tornará muito receptivo. Meu trabalho é sobre presença e transmissão de algo, para o qual você precisa de receptividade. As minhas palavras não irão iluminar você. Eu só digo coisas para confundi-lo, porque não se pode iluminar ninguém com palavras. É a presença que tem o poder de transformar.

A transição entre o "tirar conclusões" e a "confusão", e desta para a "consciência"

Falar é uma boa ferramenta somente para destruir as conclusões idiotas que as pessoas tiram. Quando as conclusões são destruídas, acontece a confusão. Estar alegremente confuso sobre tudo no universo, é um bom estado para se estar. Isso significa que você está constantemente prestando atenção a tudo. Quando você compreender que você não sabe de nada, você se tornará receptivo. Se você tem conclusões sobre tudo, não existe possibilidade, nem receptividade. Se você tem conclusões, você não precisa estar atento — você pode prosseguir com a vida como se estivesse morto. Quanto mais conclusões você tem, mais rigor mortis existirá também na sua mente e no seu corpo.

Quando as conclusões são destruídas, acontece a confusão. Estar alegremente confuso sobre tudo no universo, é um bom estado para se estar. Isso significa que você está constantemente prestando atenção a tudo.

Se você está fazendo hatha yoga todos os dias, você notará que, no dia em que a sua atitude estiver meio rígida, o seu corpo não vai se inclinar. Em outro dia, quando você estiver feliz e mentalmente flexível, seu corpo se inclinará bem melhor. A natureza da sua consciência se manifesta em cada célula do seu corpo, a cada momento da sua vida. É por isso que existem muitos tipos de doenças autoinfligidas no mundo de hoje. Os seres humanos nunca tiveram tantas escolhas alimentares como temos atualmente. No passado, as pessoas comiam o que estava disponível na região. Hoje em dia, apesar de tantas variedades, existem muitas doenças. Na verdade, quanto mais escolhas as pessoas têm, mais elas ficam doentes.

Os Estados Unidos são, provavelmente, um dos países com a maior variedade de escolhas alimentares, mas eles também gastam uma quantidade enorme de dinheiro no sistema de saúde — três trilhões de dólares por ano. Isso é um crime contra a humanidade. Se aquelas pessoas que não recebem alimentação suficiente estão doentes, isso é compreensível, mas se aquelas que comem bem estão doentes, isso significa que algo está fundamentalmente errado. Nós ainda não compreendemos que cada célula em nosso corpo foi criada pela natureza da nossa consciência. Se você não sabe manter bem a natureza da sua consciência, você não saberá como manter bem o seu sistema. Assim, você funcionará por acaso, e isso não precisa ser assim.

Nós, como seres humanos, fazemos tudo o que as outras criaturas também fazem — comemos, dormimos, nos reproduzimos e morremos. Uma coisa que nos distingue, fazendo um comentário à parte, é que estamos criando muito alvoroço em torno de tudo isso. A diferença mais importante, em relação aos seres humanos, é que podemos fazer todas essas coisas de forma totalmente consciente. Por exemplo, você pode comer totalmente consciente. Digamos que você esteja com fome. Se você fosse alguma outra criatura, você simplesmente pegaria o que lhe convinha e devoraria, mas, como um ser humano, você é capaz de esperar até a hora da refeição, sentar-se à mesa, fazer a invocação e, ao invés de se empanturrar com as duas mãos, você comerá com a mão direita. Isso é ser consciente. Se você se guiasse somente pelo corpo, você iria querer comer imediatamente, mas como você tem a inteligência necessária e a sensibilidade para frear as compulsões do seu corpo, você pode responder às situações de maneira consciente. Quando a pessoa age muito compulsivamente, dizem que ela é como um animal. Portanto, isso é uma jornada da compulsão para a consciência.

A consciência lhe dá a possibilidade de se libertar de suas tendências. Ainda que você tenha sido governado por todos os tipos de tendências, até o momento presente; se você responder completamente consciente agora, haverá uma distância entre você e as tendências acumuladas que você tem. Se você tornar consciente todos os aspectos da vida — não somente em ação, mas também em pensamento, emoção e energias — você estará no topo do mundo.