Seja você fazendo parte da liderança de uma organização ou de um grupo de trabalhadores, a responsabilidade reside principalmente em você criar um belo local de trabalho em torno de si mesmo. Aqui estão algumas dicas do Sadhguru sobre como podemos fazer isso acontecer.

#1 Pare com o trabalho "duro"

Sadhguru: Desde a infância, ninguém nos disse para estudar com alegria ou trabalhar com amor. As pessoas sempre nos disseram: “Quando você estudar, estude muito. Quando você trabalhar, trabalhe duro.” As pessoas fazem tudo com muita dificuldade, mas acabam se queixando de que a vida não é fácil.

 

 

A própria natureza do ego é tal que ele quer fazer tudo de forma dura, porque sua única preocupação é estar um passo acima de outra pessoa. É uma maneira muito triste de viver. Quando esse é todo o esforço, fazer tudo duramente, torna-se naturalmente uma fonte de satisfação para as pessoas. Se eles fazem as coisas com alegria, parece que eles não fizeram nada.

Não é maravilhoso quando você faz muitas coisas, mas ainda sente que não fez nada? É assim que deve ser. Você pode estar trabalhando vinte e quatro horas por dia, mas se ainda sente que não fez nada, então não carrega o peso de tudo sobre você. Se você levar tudo isso em sua cabeça, suas capacidades nunca terão expressão plena e você acabará tendo pressão arterial, diabetes ou úlceras.

# 2 Indo Além da Competição

6829381157_8edcb521e5_z

Sadhguru: As verdadeiras capacidades humanas não encontrarão expressão na competição. Quando você está tentando disputar uma corrida com alguém, você está apenas pensando em dar um passo à frente dele, isso é tudo. Você não está pensando em qual é o seu potencial final. As verdadeiras capacidades humanas encontrarão expressão apenas em estado de relaxamento absoluto. Sua mente, seu corpo funcionará melhor e encontrará a mais plena expressão, somente quando você estiver alegre, em paz e quieto consigo mesmo. Normalmente, se você disser às pessoas para relaxar, elas se tornam relaxadas. Se você pedir às pessoas para serem intensas, elas ficam tensas. Você vê a diferença? Você tem que aprender a ser intenso e relaxado. Se você puder manter sua intensidade e relaxamento juntos, todo o potencial que você tem sempre será usado ao máximo.

# 3 Aprenda a Arte do Voluntariado

Sadhguru:  Quando você se voluntaria, seu trabalho é uma oferta, mas em sua casa ou local de trabalho o mesmo trabalho se torna uma horrível obrigação. O trabalho é o mesmo e você é o mesmo, mas você pode torná-lo miserável ou alegre. Então, o que você faz no local de trabalho, por que você não faz isso como um oferecimento? O que está paralisando você?257081815_61cf3d66f1_z

Você deve ser um voluntário, sempre. Ser voluntário significa conduzir sua vida por vontade própria. Agora, se você diz: "Eu sou um voluntário", o que significa é: "Eu estou fazendo o que estou fazendo de livre vontade." Então, esta é uma escolha que você tem. Você pode conduzir sua vida voluntariamente ou não. Se você faz isso de por vontade própria, torna-se um caso de amor, torna-se seu paraíso. Se você faz isso sem vontade, isso se torna um inferno. Então, ser voluntário não significa lavar pratos em um programa ou cortar legumes. É aprender a estar disposto a todos os tipos de situações que você conduz com prazer em todos os momentos da sua vida, não de má vontade. Porque no momento em que a falta de vontade surge, mesmo que a coisa mais linda esteja acontecendo com você, parece que você está sendo trucidado pela vida.

# 4 Obtenha o melhor dos seus colegas de trabalho

6829487161_3ce7cbf089_z

Sadhguru:  Se você quer que algum trabalho seja feito, se você está administrando uma indústria, ou uma família, ou qualquer coisa para uma causa, você sempre obterá o melhor das pessoas quando todos ao seu redor tiverem se apaixonado por você, de alguma forma. Mas, antes que eles se apaixonem por você, você deve se apaixonar por eles, independentemente de como eles são. Somente quando as pessoas amam você é que elas farão, por você, o melhor que elas podem.

Nota do Editor: O que funcionou bem para você na criação de um ambiente de trabalho mais feliz e melhor? Compartilhe suas próprias dicas e experiências nos comentários abaixo!