21 de janeiro de 2020, Davos: Uma década depois de sua última participação na cúpula anual do Fórum Econômico Mundial (FEM) em Davos, Sadhguru retornará como um dos principais oradores na próxima Cúpula deste ano, que marca o 50º aniversário da Cúpula. A Cúpula do FEM será realizada entre 21 e 24 de janeiro de 2020 em Davos, na Suíça, onde Sadhguru conduzirá três sessões matinais de meditação e um Retiro para a Consciência com duração de meio dia para os participantes. Os líderes mais influentes do mundo em política, negócios, academia e organizações globais estarão presentes.

O tema da Cúpula FEM deste ano é "Interessados em um mundo coeso e sustentável". Pelo menos 600 palestrantes estão programados para falar no evento de quatro dias em que participarão 3000 pessoas de todo o mundo. O “Manifesto Davos 2020” será lançado por ocasião de seu 50º aniversário.

Sadhguru participará da Plataforma de Campeões por 1 trilhão de árvores, uma nova e importante iniciativa do Fórum Econômico Mundial, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) das ONU.

O evento está marcado para 23 de janeiro e a iniciativa está comprometida em permitir o plantio de 1 trilhão de árvores em todo o mundo até 2030. A plataforma se esforçará para estabelecer pontos acionáveis e explorar parcerias do setor público-privado para reverter as tendências ecológicas globais, como desertificação e mudança climática. A iniciativa foi projetada para apoiar a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas de 2021-2030.

Sadhguru frequentemente fala sobre o papel da consciência humana na abordagem dos desafios globais de desenvolvimento sustentável. “Hoje, temos a tecnologia, os recursos e a capacidade necessários para lidar com todas as questões fundamentais do planeta. Nunca antes na história da humanidade os seres humanos foram tão capazes quanto somos hoje. A única coisa que falta é uma consciência inclusiva”, diz ele.

 

Sadhguru lançou iniciativas ecológicas que visam restabelecer nossa interconexão com a Natureza, para que cuidar do meio ambiente se torne uma consequência natural.

Projeto GreenHands (PGH), um dos maiores movimentos ecológicos de base para aumentar a cobertura verde, permitiu que mais de 3 milhões de cidadãos plantassem 38 milhões de árvores em 15 anos.

Rally for Rivers (RfR), um movimento para reviver os rios da Índia que estão morrendo, tornou-se o maior movimento ecológico do mundo depois de receber apoio de 162 milhões de pessoas em 30 dias. As recomendações políticas do RfR para revitalizar os rios da Índia foram aceitas pelo governo da Índia como política nacional de revitalização dos rios.

Cauvery Calling, um projeto do RfR, permitirá que 5,2 milhões de agricultores na bacia do rio Cauvery, no sul da Índia, plantem 2,42 bilhões de árvores em um período de 12 anos. Foi concebido como um modelo econômico com um impacto ecológico positivo significativo.

Tanto a PGH quanto a RfR estão alinhadas em sua visão com a Plataforma dos Campeões por 1 trilhão de árvores

Nota do Editor: Este artigo foi primeiro publicado em The South Asia Monitor