O Mahashivratri Sadhana é uma preparação para o Mahashivratri 2021 - uma noite de tremendas possibilidades. Qualquer pessoa com mais de 7 anos de idade pode participar do sadhana (prática espiritual/yoga), que pode ser feito por uma duração de 40, 21, 14, 7 ou 3 dias consecutivos e que culminará no Mahashivratri, em 11 de Março de 2021. 

  • 40 dias: Jan 31 – Mar 11
  • 21 dias: Fev 19 – Mar 11
  • 14 dias: Fev 26 – Mar 11
  • 7 dias: Mar 5 – Mar 11
  • 3 dias: Mar 9 – Mar 11

Processo diário do Sadhana 

O processo diário para o sadhana é descrito a seguir:

  • Faça 12 ciclos do Shiva Namaskar com o estômago vazio. Então entoe o mantra Sarvebhyo três vezes. Isso deve ser feito uma vez por dia, antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol.

Sarvebhyo Chant

Aum Sarvebhyo Devebhyo Namaha
(Nós nos curvamos a todos os seres celestes e divinos)
Aum Pancha Bhutaya Namaha
(Nós nos curvamos aos cinco elementos)
Aum Shri Sathguruve Namaha
(Nós nos curvamos ao Guru Eterno)
Aum Shri Pritviyai Namaha
(Nós nos curvamos à Mãe Terra)
Aum Adi Yogeshwaraya Namaha
(Nós nos curvamos à Aquele que é a Origem do Yoga)
Aum, Aum, Aum

  • Mergulhe 8-10 grãos de pimenta do reino junto com 2-3 folhas de vilva, ou de neem, no mel, e um punhado de amendoins em água durante a noite. Depois do Shiva Namaskar e do mantra, mastigue as folhas, consuma os grãos de pimenta depois de misturá-los com suco de limão e coma os amendoins também. Se as folhas de neem ou de vilva não estiverem disponíveis, por favor, consuma o pó de neem. Por favor certifique-se de terminar seu sadhana regular, como o Shambhavi Mahamudra, antes de consumi-los.
  • Alguns pontos sobre a prática do Shiva Namaskar:
    • Mulheres grávidas são aconselhadas a não praticar Shiva Namaskar.
    • As mulheres podem praticar Shiva Namaskar durante o período menstrual.
    • Pessoas com hérnia no abdome são aconselhadas a fazer as variações do Shiva Namaskar usando uma almofada ou uma cadeira.
  • Acenda uma lamparina de óleo uma vez pela manhã e outra à noite. Se uma lamparina não estiver disponível, você pode usar uma vela.
  • Entoe o mantra Yoga Yoga Yogeshwaraya doze vezes pela manhã e doze vezes à noite, após acender a lamparina. É melhor fazer esse sadhana durante os 40 minutos de sandhya kalas. Dois sandhya kalas significativos começam 20 minutos antes e terminam 20 minutos após o nascer e o pôr do sol.

Yoga Yoga Yogeshwaraya


Yoga Yoga Yogeshwaraya
Bhuta Bhuta Bhuteshwaraya
Kala Kala Kaleshwaraya
Shiva Shiva Sarveshwaraya
Shambho Shambho Mahadevaya

Diretrizes do Sadhana

Há algumas orientações a seguir durante o período do sadhana, descrito a seguir:

  • Faça apenas 2 refeições por dia. A primeira refeição deve ser depois do meio-dia.
  • Se sentir fome, você pode tomar o de suco de limão + grãos de pimenta do reino + mel + água novamente.
  • Evite fumar, consumir álcool e comer alimentos não-vegetarianos.
  • Um pano preto deve ser usado, amarrado no braço superior direito dos homens e no braço superior esquerdo das mulheres. Qualquer pano preto pode ser usado, mas o pano deve ter 12 polegadas de comprimento (30,48 cm) e 1 polegada de largura (2,54 cm). Aqueles que participarem do sadhana podem adquirir o pano preto por si mesmos.
  • Use apenas roupas brancas ou de cores claras.
  • Por favor, tome um banho duas vezes por dia usando somente banho de ervas.
  • Aplique Vibhuti nos seguintes pontos: Agna - entre as sobrancelhas, Vishuddhi - cavidade da garganta, Anahata - logo abaixo de onde a caixa torácica se encontra, e Manipuraka - logo abaixo do umbigo.

Culminação do Sadhana

É melhor finalizar o sadhana no Isha Yoga Center, durante o Mahashivaratri.

O processo é descrito a seguir:

  • É essencial permanecer em Jagarana, o que significa ficar acordado a noite toda.
  • Entoe o mantra Yoga Yoga Yogeshwaraya 112 vezes.
  • Ofereça algo para 3 pessoas que precisem de comida ou dinheiro.
  • Ofereça uma folha de vilva / folha de neem / folha com 3 ou 5 pétalas para o Dhyanalinga.
  • Retire o pano preto do seu braço e amarre-o perto da Nandi, em frente ao Dhyanalinga. O processo de amarrar o pano na frente do Dhyanalinga oferece a possibilidade de dissolver impressões karmicas, mesmo depois que alguém deixa o lugar.
  • Complete uma volta no parikrama da estátua de 112 metros do Adiyogi .

Se por algum motivo você não conseguir culminar no Isha Yoga Center, poderá culminar o sadhana em casa, no dia do Mahashivaratri. Neste caso:

  • É essencial permanecer em jagarana.
  • Entoe o mantra Yoga Yoga Yogeshwaraya 112 vezes.
  • Ofereça algo para 3 pessoas que precisem de comida ou dinheiro.
  • Ofereça uma folha de vilva / folha de neem / folha com 3 ou 5 pétalas à uma foto do Dhyanalinga. Você pode baixar a foto em isha.sadhguru.org/MSRsadhana.
  • Retire o pano preto do seu braço, queime-o e esfregue as cinzas nos antebraços e pernas depois de concluir o processo de culminação descrito acima.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com: mahashivarathri@ishafoundation.org

Dhyanalinga

 

 

Inscreva-se na Lista de Email do Mahashivratri!

A inscrição na lista de e-mails do Sadhana nos permitirá enviar os últimos E-Books do Isha, vídeos e artigos sobre o Mahashivratri. Além disso, manteremos você atualizado sobre as celebrações do Mahashivratri, no Isha Yoga Center, e sobre como você pode participar pessoalmente, em um centro próximo ou através da transmissão ao vivo pela internet.

 

Perguntas e Respostas Frequentes do Mahashivaratri Sadhana (FAQ)

 

 

  1. Qual é a posição das mãos/ palmas das mãos quando se canta o mantra em posição de pernas cruzadas?

Sadhguru não especificou nenhuma posição de mão em particular. Você pode colocar suas mãos de uma maneira que seja confortável para você.
 

  1. Devo usar somente roupas brancas, ou de cor clara, no dia de culminação ou durante todo o período sadhana?

Durante todo o período sadhana.
 

  1. Posso remover o pano preto, que deve ser usado no braço, como durante o banho de chuveiro ou o banho no mar?

O pano não deve ser retirado durante todo o período do sadhana por nenhum motivo.
 

  1. Se o vibhuti não estiver disponível, alguma outra coisa poderia ser usada ou é melhor não colocar nada?

Por favor, aplique apenas vibhuti — é melhor usar Vibhuti obtido no Isha, para garantir a autenticidade e também porque foi consagrado.
 

  1. As folhas de neem ou de vilva não estão disponíveis para mim, nem eu posso encomendar pó de neem para molhar durante a noite e consumir. Posso usar algo mais (na Europa temos folhas de louro, ou seja) ou pular esta parte? O que também poderia ser oferecido ao Dhyanalinga na culminação ao invés de 3 folhas de neem?

 

As folhas de Neem e de Vilva podem ser encontradas com frequência em lojas indianas ao redor do mundo. Você pode pedir pó de neem e fazer pequenas bolas do pó misturado com água e consumi-las. Se o neem e a vilva não estiverem disponíveis, você pode pular isso para a culminação.
 

  1. Você poderia me dizer se caso acrescentar o Shiva Namaskar e o mantra de manhã, onde eu encaixaria isso durante a minha prática? Antes ou depois ou no meio?

Não há uma sequência em particular, apenas garanta que o Shiva Namaskar seja feito antes do nascer do sol ou depois do pôr-do-sol.
 

  1. Quais são as instruções para fazer o Mahashivratri Sadhana?

Você deve seguir as instruções abaixo:

Mergulhe 8 a 10 grãos de pimenta do reino junto com 2 a 3 folhas de neem ou de vilva no mel, e um punhado de amendoins na água, durante a noite. Depois do Shiva Namaskar e de cantar os mantras, mastigue as folhas, consuma os grãos de pimenta depois de misturá-los com suco de limão, e coma também os amendoins. Se folhas de neem ou de vilva não estiverem disponíveis, consuma as bolas de neem em pó. O pó de neem está disponível no site IshaShoppe.com. Por favor, certifique-se de terminar seu sadhana regular, como o Shambhavi Mahamudra, antes de consumir isto.
 

  1. Deve-se apagar a vela depois do sadhana da manhã ou da tarde, ou deixá-la acesa? Devemos acender a vela no início do sadhana?

A lamparina/vela deve ser acesa no início de suas práticas. O ideal é acender uma lamparina e deixá-la acesa depois do sadhana, mas se você usar uma vela grande ou se tiver preocupações de segurança em deixá-la acesa, você pode apagá-la depois de seu sadhana, usando uma flor para apagá-la. O melhor é não apagar a vela.
 

  1. Quando você coloca o pano preto no braço? Antes de começar o sadhana matinal ou depois ou durante? E, quando você o tira, deve colocar depois no dia seguinte? Você usa apenas durante os cânticos ou durante todo o cântico e o Shiva Namaskar, ou durante todo o sadhana matinal?

Você deve deixar o pano preto no braço durante todo o período do sadhana (40, 21, 14, 7 ou 3 dias) e não removê-lo durante este período.
 

  1. Que tipo de pó de ervas devo usar?

Você pode obter o Pó de Snanam nos centros Isha. Se você não conseguir, você pode usar algo orgânico que não tenha produtos químicos.
 

  1. Como fazer vibhuti em casa? O que você precisa para conseguir fazer? Quando você aplica, antes ou depois ou durante seu Sadhana matinal? Posso usar durante todo o dia?

Você pode aplicá-lo antes do seu sadhana e deixá-lo depois disso. Você não pode fazer Vibhuti em casa, é melhor obtê-lo de uma fonte confiável. É bom se você puder usar Vibhuti obtido no Isha, para garantir a autenticidade, e o Vibhuti do Isha também foi consagrado.
 

  1. É recomendável levar o pano preto no bolso e não amarrar?

O pano deve ser usado no braço.

 

  1. E se eu deixar de fazer o sadhana? Posso recomeçar a partir do dia seguinte?

Quando você decidir participar deste sadhana, é importante que você se comprometa a fazer todos os dias. Se você estiver comprometido, você será capaz de encontrar uma maneira de fazer isso. Você pode fazê-lo a qualquer hora antes do nascer do sol, portanto certifique-se de acordar cedo o suficiente para fazê-lo antes de começar seu dia. Este sadhana é muito poderoso e tem a possibilidade de transformar sua vida, portanto, veja como fazer isto acontecer para você!

 

  1. É obrigatório fazer a Jagarana ? E se eu adormecer no meio? Como estou em Manila, nas Filipinas, temos 2h30 de diferença de tempo.

Permanecer em Jagarana na noite do Mahashivaratri é uma parte essencial deste sadhana. Quaisquer que sejam os esforços que você esteja fazendo durante estes 40, 21, 14, 7 ou 3 dias, esta é a noite para colher os benefícios, então você deve fazer o melhor uso dela. Veja qualquer ajuda que você possa usar para se manter mais alerta, como tomar um banho de água fria, manter o cabelo molhado, você pode se levantar e dar uma caminhada. Veja se há uma comemoração local em que você possa participar. Acompanhe o evento do Mahashivaratri no Isha Yoga Center ao vivo, ou acesse o vídeo depois, no seu horário local, dia 11 de março, das 18h às 6h da manhã do dia seguinte.