Sadhguru em: A Sequência dos Asanas

Sadhguru responde a uma pergunta sobre o porquê da sequência dos Asanas e explora a profundidade e a ciência por trás do Hatha Yoga.
Sadhguru em: A Sequência dos Asanas
 

Questionador: Qual é a importância da sequência em que estamos fazendo os asanas? Podemos mudar a ordem?

Sadhguru: A ordem não é algo que você ou eu inventamos - surgiu da observação de como o corpo físico e o sistema humano funcionam. Em seu sistema, há algo chamado conforto esquelético, conforto muscular, conforto orgânico e conforto energético. Se você se sentar em uma cadeira reclinável, seus músculos ficarão confortáveis, mas suas articulações ficarão tensas. Você deve ter notado que se você viajar por algum tempo sentado em uma cadeira reclinada em um avião ou carro, quando chegar ao seu destino, você estará exausto. Se você se sentar reto, isso não acontecerá. Se você se sentar em uma poltrona reclinável, apenas os músculos estarão relaxados, mas há muito estresse no sistema esquelético e, acima de tudo, nos órgãos.

Os órgãos vitais estão firmemente fixados com grampos, parafusos e manilhas, eles ficam pendurados no tecido conector. Se você se sentar em uma cadeira reclinável, especialmente em um veículo em movimento, seus órgãos sofrerão muito. Em um veículo em movimento, você deve sempre sentar-se reto, para que seus órgãos tenham maior conforto. Se você se inclinar para trás, um órgão pressionará o outro. É por isso que eles dizem que você nunca deve se deitar logo após comer. Na Índia, eles sempre lhe disseram que você deve comer antes ou logo depois do pôr-do-sol e que deve sair pelo menos quatro horas antes de você ir para a cama, porque a comida deve ter deixado o estômago antes de você se deitar. Se o estômago estiver cheio e você se deitar, ele pressionará outros órgãos. Digamos que você tenha um ou um quilo e meio de comida no estômago e você se deita por algumas horas, dependendo de como você está deitado, esse peso pode causar sérios danos.

A ordem dos asanas não está de acordo com a minha ou sua preferência, é a maneira como o sistema humano é feito.

No Hatha Yoga, o conforto dos órgãos é algo sempre considerado. O conforto energético também é considerado. Sua energia funciona de tal maneira que, se você ativar um aspecto de sua energia sem ativar outro aspecto, seu sistema ficará desarticulado. Existem muitos corpos desarticulados em todos os lugares. Energia desarticulada significa viver uma vida fragmentada. De alguma forma, você pode viver muito, mas não importa o que aconteça na sua vida, você não estará completo. Você pode ganhar na loteria, pode se casar com o melhor homem ou mulher do mundo, pode rezar 24 horas por dia - não importa o que você faça, você viverá uma vida desarticulada.

A ordem dos asanas não está de acordo com a minha ou sua preferência, é a maneira como o sistema humano é feito. Precisamos ativá-lo de uma extremidade à outra. A ativação repentina de certa parte levará à desarticulação. Situações de vida podem ser tais que não há escolha sobre como agir - você pode ter que entrar em ação de acordo com a maneira que as coisas se apresentem. Mas se você ativar seu sistema de uma certa forma que, qualquer que seja a situação em sua vida, você será capaz de lidar com isso sem causar muita perturbação ao seu sistema. Pode-se ver claramente isso - se você fizer o yoga clássico adequado, quaisquer que sejam as situações que enfrente, elas não o deixarão disperso. Esta preparação cria uma certa integridade no sistema. Assim, a ordem dos asanas não é por opção, é de acordo com a maneira como o sistema humano é estruturado.

Nota do Editor: Este artigo é baseado em um trecho da edição de julho de 2014 da revista Forest Flower. Pague o que quiser e faça o download. (defina "0" de graça). Assinaturas das impressões também estão disponíveis.