Sadhguru responde a uma pergunta sobre comparação com os outros, que parece ser uma parte invariável na escola, carreira ou qualquer outro lugar.

P: Durante toda a nossa vida, na escola, no escritório, em todos os lugares estamos constantemente sendo comparados com os outros ao nosso redor. Por que essas comparações estão sendo feitas? Por que não somos valorizados pelo o que somos?

Sadhguru: Existem certas áreas da vida em que todo o nosso processo de aprendizado se dá apenas por conta das muitas outras coisas que aconteceram no passado. Você só pode escrever ABC porque outra pessoa também escreveu ABC antes de você. Por si mesmo você não teria escrito ABC. O que você pode fazer não está brotando apenas de você. O que você pode fazer está vindo da experiência da humanidade. Escrever ABC tem origem na experiência da linguagem de milhares de gerações de pessoas.

Se não houver comparação, você pode estar fazendo algo tolo em sua vida e achar que está indo muito bem.

Tantas outras coisas que você pode fazer também são assim. Não está vindo somente de você; está vindo por causa da contribuição de todos para você. Invariavelmente, a comparação se torna uma necessidade, porque, se não houver comparação, você pode estar fazendo algo tolo em sua vida e achar que está indo muito bem. Já não aconteceu com você antes? Você pensou que estava fazendo algo muito bem. Então alguém vem e faz as coisas de tal maneira que você se sente como um completo idiota. Essa comparação é necessária. Caso contrário, todos que estiverem fazendo coisas idiotas pensarão que são reis.

Esta comparação é válida, mas isso não é sobre você. Isso é apenas sobre o que você pode fazer. Isto é apenas sobre suas ações. Na atividade, todos nós temos capacidades diferentes. Se não tivermos referências, não podemos melhorar nossa atividade. Nem todas as pessoas são movidas pela paixão de fazer o que estão fazendo,  mas, de qualquer maneira, farão o melhor que podem. Elas precisam de algumas referências. Não há nada de errado nisso. Caso contrário, todos os dias você começará do zero e reinventará a roda.

O Topo da Montanha

Somente se você tiver um problema em saber que alguém está se saindo melhor do que você, essa comparação é um problema. Não deve ser um problema o fato de que alguém está fazendo melhor do que você. Eu estou sempre procurando alguém que possa fazer as coisas melhor do que eu, porque então minha vida se tornará mais fácil. Eu não quero viver com pessoas que não conseguem fazer as coisas tão bem quanto eu. Se elas podem fazer coisas melhores que eu, minha vida fica mais fácil, melhor e mais bonita. Mas se você é um tirano horrível, você não quer que ninguém faça melhor do que você. Esta é uma maneira tola de existir. Essa loucura começou porque você está sempre tentando medir as pessoas: “Eu sou maior que ele? Eu sou menor do que ele? ”Porque todo o seu esforço é de alguma forma estar no topo da montanha.

Você tem que estabelecer sua alegria primeiro e depois entrar em atividade. Então, não importa se a atividade tem altos e baixos, você não terá altos e baixos.

Seus pais ou seu trabalho estão lhe provocando, simplesmente porque eles não estão interessados ​​em fazer as coisas bem, eles só estão interessados ​​em ser o Número Um. Eles não estão interessados que talvez você possa correr cem metros em sete segundos - ninguém fez em sete segundos ainda - eles só estão interessados ​​em estar a um centímetro à frente dos outros. Esse problema surge porque as pessoas têm uma sensação horrível de insegurança sobre si mesmas.Toda a sua vida é investida em parecer um pouco melhor do que outra pessoa. Esta é uma vida desperdiçada, porque provavelmente você não terá sucesso e definitivamente não explorará todo o potencial de quem você é. Você será infeliz, seja quando tiver sucesso ou quando não tiver, porque tentar constantemente ficar à frente de alguém é uma maneira infeliz de existir. A insegurança de que alguém possa lhe derrubar e ultrapassar é uma maneira horrível de viver.

O fundamental é estabelecer corretamente sua maneira de viver a vida. Se você é alegre por sua própria natureza, faça o que fizer, você não entrará nesse estado de vida doentio dentro de si mesmo. Você vai participar de qualquer tipo de competição, mas você já está feliz, então você fará o melhor que puder. Mesmo se você chegar em último lugar, ainda é bonito, porque você fez o seu melhor. Você só conhecerá a alegria da ação quando estiver feliz por sua própria natureza. Se você está fazendo uma ação para extrair felicidade das coisas ao seu redor, então, de certa forma, quando há um lampejo de sucesso, você fica eufórico, mas quando isso não acontece você fica infeliz.

Estamos tentando mergulhar no processo da vida sem estabelecer a base fundamental que é necessária para alguém viver uma vida saudável. A primeira e mais importante qualidade de uma criança é, no momento em que seu estômago está cheio, ela sabe como ser alegre. Até uma criança sabe disso. Só quando ela está com fome ela reclama, o resto do tempo ela é alegre. Esta é a estrutura fundamental da vida. A natureza está claramente dizendo que este estado de alegria é necessário para você viver uma vida saudável. Isso tem que ser firmado, estabelecido, garantido. Você tem que estabelecer sua alegria primeiro e depois entrar em atividade. Você tem que estabelecer sua alegria primeiro e depois entrar em atividade. Então, não importa se a atividade tem altos e baixos, você não terá altos e baixos.

Nota do Editor: Você pode dizer que está alegre 24 horas por dia? Pode parecer que aqueles que podem, devem ser aberrações ou simples mentirosos, certo? Na verdade não. Existe uma maneira de tornar a alegria sua companheira constante. Às vezes, tudo que você precisa é dar um passo para trás e ter uma pequena perspectiva.Assista o vídeo e saiba mais!