Como Podemos Controlar a Raiva?

Como Podemos Controlar a Raiva? Sadhguru responde a uma pergunta sobre por que a raiva parece ter tanta influência sobre nós e o que podemos fazer sobre isso. Leia mais.
 

A raiva, às vezes, leva o melhor de você, deixando-o a arrepender-se das consequências mais tarde? Sadhguru responde a uma pergunta sobre por que a raiva parece ter tanta influência sobre nós e o que podemos fazer sobre isso.

 

Participante: Em algumas situações perdemos a paciência, mas é só depois que percebemos nossa estupidez. Aí então é tarde demais. Como podemos controlar nossa raiva?

Sadhguru: Não há necessidade de controlar a raiva. Agora mesmo, você está com raiva? Não. Então, por que você deve controlar algo que não existe? Como você pode controlar algo que não existe?

A raiva é um certo nível de desagradabilidade, tanto para você quanto para todos ao seu redor. Na maioria das vezes você sofre mais do que sua vítima. E quando você fica com raiva, pode fazer as coisas mais idiotas da sua vida. Definitivamente, não é uma maneira inteligente de existir.

Ficar com raiva sobre uma coisa ou outra provém de um forte senso de gostos e aversões. 

 

Ficar com raiva sobre uma coisa ou outra provém de um forte senso de gostos e aversões. Isso vem de uma identificação muito profunda com uma certa maneira de pensar e sentir, que, de acordo com você, é a melhor maneira de viver, pensar e sentir. Quando alguém não está alinhado com isso, você fica com raiva dele. À medida que seus gostos e aversões e suas identificações com uma coisa ou outra se tornam mais fortes, tudo o que você está fazendo é excluir a existência. Se você diz: "Eu gosto muito disso", você está excluindo o resto da existência em grande escala naquele momento. Quanto mais forte se gosta ou não, mais profunda se torna a exclusão. A raiva transborda porque você não incluiu alguém ou algo como parte de si mesmo. O próprio processo de libertação é incluir, não excluir. Na inclusão, você se liberta. No dia em que tudo, toda a existência está incluída em você, você está libertado. Na exclusão, você fica encurralado, fica separado.

A Raiva é Criação Sua

 

 

Você não deseja ficar com raiva, é claro, mas isso está acontecendo porque você está criando uma fonte externa para o que está acontecendo dentro de você - que não é verdade. Basta ver que é algo que você está criando. Por que você está criando algo que não deseja? Existe apenas uma causa básica - você é ignorante de si mesmo.

O que quer que você seja, é isso que você espalhará ao seu redor. Se você está com raiva, você espalhará a raiva. Com raiva, mais desagradabilidade entrará nas situações ao seu redor.

 

Se você soubesse como seu sistema funciona e como gerenciar esse sistema, por que você criaria raiva? A raiva não está apenas prejudicando a situação externa, mas também a situação interna. As pessoas estão causando enormes quantidades de raiva internamente e criando problemas de saúde para si mesmas. De acordo, as consequências ocorrerão para situações externas.

Para cada ação que você executa, há uma consequência. Você não pode evitar a consequência. Quando você não pode evitar a consequência, a ação deve ser controlada. As ações podem ser controladas apenas se um ser humano está controlado dentro de si. Quando ele estiver em perfeito equilíbrio, somente então ele executará uma ação harmoniosa. Ainda há consequências; isso está sempre lá. Existem consequências suficientes no processo da vida da maneira que é. Você não precisa seguir criando novas consequências para si mesmo.

Portanto, especialmente se as situações ao seu redor estão podres, não é muito importante que você se mantenha da maneira mais agradável possível e veja como espalhar essa agradabilidade ao seu redor? Se suas ações estivessem vindo de sua inteligência, é assim que você agiria. Se as situações ao seu redor não têm esperança, é ainda mais importante que você se mantenha o mais maravilhoso possível e veja como fazer isso acontecer. O que quer que você seja, é isso que você espalhará ao seu redor. Se você está com raiva, você espalhará a raiva. Com raiva, mais desagradabilidade entrará nas situações ao seu redor.

Procurando Intensidade

A raiva é uma intensidade enorme. Intensidade é a única coisa que o homem está procurando. A razão pela qual todos os suspenses, filmes de ação e eventos esportivos são tão populares é porque as pessoas querem alguma intensidade, em algum lugar. A única maneira em que sabem ser intensos é através da ação física, da raiva ou da dor. A própria razão pela qual drogas e sexo se tornaram coisas tão grandes no mundo é que, de alguma forma, pessoas querem experimentar alguma intensidade pelo menos por alguns momentos. A intensidade libera você de muitas coisas. A raiva também pode libertá-lo de muitas coisas, mas o problema da raiva é que não é pura intensidade dentro de você; ela fica envolvida com as situações ao redor.

A raiva também pode libertá-lo de muitas coisas, mas o problema da raiva é que não é pura intensidade dentro de você; ela fica envolvida com as situações ao redor.

Não é necessário que apenas sua raiva o impulsione para a ação. A experiência mais intensa que você teve em sua vida é provavelmente a raiva. Essa é a razão pela qual você está santificando a raiva, porque o impulsiona para a ação. Infelizmente, você nunca conheceu a intensidade da alegria ou do amor. Mas o amor e a compaixão também podem impulsioná-lo a agir - muito gentilmente, mas de maneira maravilhosa e eficaz.

No trabalho e em casa, você gostaria de viver com pessoas raivosas ou pessoas pacíficas e alegres? Obviamente, você gostaria de viver com pessoas pacíficas e alegres. Por favor lembre-se, todos ao seu redor estão esperando a mesma coisa. Todo ser humano ao seu redor está sempre esperando viver e trabalhar com pessoas que são pacíficas e alegres.

Nota do Editor: Encontre mais informações de Sadhguru, sobre as emoções humanas, no ebook “Emotion: The Juice of Life”, disponível em Isha Downloads.