Asana - Não Apenas um Exercício Físico

Para alguns, a palavra “asana” traz à mente todos os tipos de posições corporais complicadas. Sadhguru nos esclarece sobre esse aspecto amplamente mal compreendido do yoga.
 

Yoga significa aquilo que o leva a uma dimensão mais alta ou a uma percepção mais elevada da vida. Asana significa uma postura. Esse tipo de postura que leva você a uma possibilidade maior é chamado de yogasana. Entre os yogasanas, existem oitenta e quatro yogasanas básicos através dos quais se pode elevar sua consciência. Quando dizemos oitenta e quatro asanas, não pensemos neles como apenas oitenta e quatro posturas. Estes são oitenta e quatro sistemas, oitenta e quatro maneiras de alcançar. Um yogi domina apenas um asana. Isso é conhecido como asana siddhi. Asana siddhi significa que alguém é capaz de se sentar de uma determinada maneira com absoluta facilidade e entrega. Neste momento, qualquer que seja a forma como você sustenta o seu corpo, ele não fica à vontade. Se você se senta, não é confortável. Se você está de pé, não é confortável. Se você se deita, não é confortável. Então, o que diabos fazer com isso? Se você entregar o seu corpo para o processo de yoga, lentamente você verá o corpo se sentir à vontade. Se você se sentar assim, ele permanece absolutamente à vontade. Ele não está tentando ser de outra maneira.

A maneira como o hatha yoga está sendo passado no Ocidente me assusta, porque todo tipo de yoga está surgindo. Você precisa entender isso: yogasanas não são exercícios. Yogasanas são processos sutis para direcionar e ativar sua energia em uma direção específica. Por que eu estou enfatizando isso é porque geralmente com o exercício, a atitude é: "quanto mais eu faço, melhor é". Asanas ou yoga não devem ser praticados com afinco. Isso não é uma competição com outra pessoa. Você deve abandonar completamente essa atitude aqui. É muito importante que você faça isso com plena consciência, muito gentilmente com o máximo de consciência possível.

 

Nota do editor: Extraído do discurso do Sadhguru no programa de treinamento de professores de Hatha Yoga de 21 semanas da Isha Hatha Yoga. O programa oferece uma oportunidade incomparável para adquirir uma compreensão profunda do sistema yogi e a proficiência para ensinar o Hatha Yoga. A próxima sessão de 21 semanas começa de 16 de julho a 11 de dezembro de 2019. Para mais informações, acesse www.ishahathayoga.com ou envie um e-mail para info@ishahatayoga.com