Qual é o papel de um Guru? Não se pode seguir o caminho sem um Guru? E por que o Guru Purnima é tão importante? Sadhguru responde... 

Transcrição de vídeo:

Sadhguru: Uma vez que você tenha entrado neste espaço que você chama de humano, a partir daqui, sua evolução não é mais natural. Tem que ser consciente. Se você não se tornar consciente, não haverá nenhum progresso daqui em diante. Macacos podem progredir, o homem não pode progredir. Ele só pode progredir conscientemente. Em algum lugar, a natureza confiou em sua inteligência. A natureza acreditou que com a inteligência que você tem, de qualquer maneira, você escolheria o mais elevado, não o inferior. Mas você tem tentado vencer a confiança da natureza, mas não é possível. Não importa de quantas maneiras você se satisfaça, em algum lugar, algo anseia por algo maior, não é? Sim? Você se enche de riqueza e sujeira e 
tudo mais, mas ainda assim o anseio não se foi. Então, quando o anseio se torna insuportável, você busca. Quando você busca, poderia você buscar aquilo que está dentro de você por você mesmo? Você pode, mas é um caminho desconhecido.

Porque é um caminho desconhecido, se você for sozinho, você sabe o que aconteceu com Colombo? Ele queria vir para a Índia e desembarcou aqui (referindo-se à América). Foi um caminho desconhecido, não é? Simplesmente por acidente, ele desembarcou neste continente. Estamos apenas ouvindo sobre aqueles que desembarcaram em algum lugar. Você sabe quantos nunca desembarcaram em nenhum lugar? Sim? Milhares de marinheiros que partiram nunca desembarcaram em lugar algum. Se você seguir um caminho desconhecido sem qualquer orientação, isso é o que acontecerá. Agora que Colombo desembarcou aqui, apenas veja como é fácil ir da Europa para a América. Por quê? Agora é um caminho conhecido por causa desse homem, não é? Semelhantemente, você vai a um guru porque ele desembarcou. Agora, usar sua experiência é uma coisa boa. Não posso fazer isso sozinho? Você pode, mas não sabemos quantas vidas você levará sozinho. Não que isso seja impossível. Você poderia fazer isso num instante também, entende? Você pode simplesmente desembarcar lá. Nós não sabemos. Mas 99% das pessoas vão apenas se perder e serão levadas embora.

É por isso que um guru veio. Um guru é apenas um dispositivo. O Guru não é uma pessoa. Isso deve ser entendido. Apenas quando você começa a me experienciar como alguma coisa além do que uma pessoa, só então eu sou seu Guru, até então eu não sou.

O Guru Purnima é significativo, porque - uma coisa é de importância histórica, porque este é o dia em que Adiyogi se transformou em um Guru ou a primeira transmissão de um processo espiritual começou a acontecer.

Esta primeira lua cheia tem um certo impacto.É geralmente considerado como um dia de graça.

Portanto, acontece que é um dia de graça e esse é o dia que o primeiro Guru escolheu para ensinar. Então, é um lembrete importante para nós, para cada ser humano no planeta, porque todos vivem em suas próprias limitações de corpo, mente, estruturas sociais e restrições - todo o tipo de coisas. Isso é para todo ser humano, é importante saber que existe uma maneira de ser além dessas coisas. Essa é a lembrança do Guru Purnima.

Nota da redação: Para acessar a sabedoria de Sadhguru, em português, siga nossas páginas no Facebook e YouTube.