Existem duas maneiras de encarar sua vida. Uma maneira é estabelecer metas e ir atrás delas. Que tipo de metas você vai estabelecer? Algo que o impressiona no mundo, algo que você ainda não fez, algo que ainda está por vir em sua vida. Você está tentando ser como outra pessoa ou fazer algo que outra pessoa está fazendo. Quaisquer que sejam os objetivos que você estabeleça, todos eles estão, de algum modo, dentro das limitações daquilo que você já conhece, ou talvez de algumas versões exageradas disso. Não é trágico passar um ano inteiro tentando alcançar o que você já conhece? Minha intenção é que coisas que você não conhece devam acontecer com você. Coisas que você nunca imaginou devam entrar em sua vida. Só assim a sua vida será verdadeiramente enriquecida. Qual é o sentido de fazer apenas coisas que você já conhece?

Se você se tornar consciente, você fará o seu melhor.

Quando se trata de coisas físicas ou financeiras que você deseje alcançar, caso isso seja importante para você, você pode definir essas metas. Pessoalmente, acho que até isso é um desperdício de vida. Suponha que você tenha um milhão de dólares e o seu objetivo seja ter um bilhão de dólares até o final do ano. Se isso não acontecer, é bom, porque você viveu com essa esperança. Mas se isso acontecer, digamos, em janeiro, o que você vai fazer? Você vai querer ganhar dez bilhões de dólares. Houve um tempo em que você ficaria feliz com um dólar. Agora, para ter a mesma felicidade, você precisa de um milhão de dólares. Isso se chama inflação. Isso não é melhoria de vida.

Tudo o que você faz com a vida é criar inflação. A inflação não é boa nem para a economia tampouco para a sua vida. Na física, a inflação significa encher algo, como quando você infla os pneus de um carro com ar. Mas, na economia, a inflação significa que certos parâmetros saem do controle. Agora você está conscientemente causando inflação na sua vida — essa não é uma maneira inteligente de lidar com isso. Ao estabelecer metas com tempo determinado, você pode conseguir algumas coisas, mas isso não terá consequências para a vida que você é.

Em vez de estabelecer metas para o ano inteiro, basta definir uma coisa: até o final do dia, você deve ser um pouco mais alegre, um pouco mais aprimorado, um pouco melhor. Isso não funcionará como um objetivo – é melhor olhar para isso de forma retrospectiva. Amanhã à noite, verifique: “Eu estou um pouco melhor do que ontem?”. Basta olhar para essas vinte e quatro horas – isso vai torná-lo mais consciente. Isso não é sobre você estar alegre ou em paz. Isso é sobre você estar consciente da maior quantidade possível de aspectos de sua vida.

Até o final do dia, você deve ser um pouco mais alegre, um pouco mais aprimorado, um pouco melhor.

Você dará melhor de si em relação a todas as coisas das quais você tem consciência. A maior parte das coisas despropositadas acontece porque você está inconsciente sobre tantas coisas. Tudo o que nós precisamos fazer é nos tornarmos conscientes de tudo – de nossa própria natureza, nossos estados mentais, nossos estados emocionais, nossa vida, nossas situações físicas, nossas situações financeiras, nossas situações ecológicas. Se você se tornar consciente, você fará o seu melhor. Isso é tudo o que você precisa fazer na vida. Mas, agora, você acredita que a menos que você crie uma tensão, você não conseguirá nada. Para ir de onde você está até o seu objetivo, você cria uma tensão – é como o efeito de um elástico. Você continua tentando se mover de um lugar para outro. De um nível de status social para outro. De um status financeiro para outro. De um status educacional para outro. Isso não é nada diferente de como eram com os homens da caverna, de como eram com os caçadores e coletores – “coletar o máximo que puder”.

Naqueles tempos, eles amontoavam ossos, penas e coisas do gênero. Talvez, agora, você esteja pensando em estoques, ações e propriedades. Talvez você esteja pensando em conquistar outra nação. Em um nível material parece diferente, mas, fundamentalmente, é o mesmo pensamento rudimentar de acumular coisas. Toda essa acumulação faria sentido caso você tivesse organizado um transporte para levar todas essas coisas com você quando você morresse. Ter seu próprio mobiliário no céu ou, especialmente, no inferno seria ótimo. Caso contrário, quem sabe – talvez eles lhe deem aquela cadeira com as costas retas, que você não gosta, então levar seu próprio sofá com você seria ótimo.

Qualquer coisa que você acumula, seja seu conhecimento, sua riqueza, seus relacionamentos ou qualquer outra coisa, tem valor apenas para as transações atuais. Se você o mantiver ativo, isso facilitará algumas coisas para você. Tem consequência social, mas não tem consequências para a vida. Em vez de estabelecer metas, é melhor você encontrar maneiras de cultivar esta vida que você é. Se você está cultivando esta vida, você só tem que medir o crescimento. Suponha que você plante uma mangueira. Se você definir o objetivo de que, até o final de 2018, ela deverá dar mil frutos, caso contrário, você irá cortá-la, tudo o que vai acontecer é que você vai cortar a árvore. A maneira de fazer isso é ver como cultivar essa árvore da melhor maneira possível e assim fazê-lo. Não se preocupe em obter mil frutos. O melhor que puder surgir dela, irá surgir. Se você a cultivar de uma certa forma, poderá ser mais do que você imagina.

…a vida funciona melhor quando você se joga nela, sem se preocupar com o que retorna.

Não é bom estabelecer metas em qualquer esfera da vida, porque você só estará fazendo algo que você já conhece. Nada completamente novo acontecerá em sua vida. Eu acho isso uma tragédia. Não é bom que seus sonhos se realizem. Se o que você nem ousava sonhar se torna uma realidade – essa será uma vida fantástica. Os resultados vão acontecer dependendo de quão bem você lida com o processo da vida, assim como o tempo e onde você está. Hoje, você talvez precise se esforçar para ganhar um milhão de dólares. Há mil anos, alguém dez vezes mais esperto do que você se esforçou muito, mas ainda assim ele ganhou apenas uma pequena quantia. Mas essa comparação não é a questão. O importante é que, nos tempos em que ele viveu, ele fez o melhor que pôde. Nos tempos em que você vive, você está dando o melhor que pode? Essa é a questão.

Eu sei que toda escola de administração está falando sobre estabelecer metas. Mas as metas não são definidas para eles mesmos – elas são definidas para direcionar outras pessoas. Há muitas pessoas que nunca farão o melhor – elas estão sempre abaixo da média. Elas não estão conscientes o suficiente para entender que, enquanto ser humano, você deve fazer o melhor que puder em sua vida. Caso contrário, a vida será desperdiçada. Para pessoas assim, você precisa definir metas. Se você for um burro, quanto menos você fizer mais esperto você será, porque não há outras possibilidades para você além de comer, reproduzir, dormir, andar por aí e morrer um dia. Pelo fato de não haver possibilidades, quanto menos você fizer, melhor. Muitas pessoas adotaram essa filosofia de burro. Elas pensam que, se fizerem menos e conseguirem mais, elas estão se dando bem. Na realidade, elas são apenas estúpidas. Elas estão perdendo toda a possibilidade da vida.

A vida humana, na verdade, acontece se você se jogar em tudo. Se você se preservar, deixará a vida passar em branco. Se você não se entregar totalmente ao que está fazendo, você não enganará a outra pessoa – você só se desviará da vida. Certa vez, Shankaran Pillai estava passando por momentos difíceis. Ele era um trabalhador da construção civil, fazendo trabalho braçal para ganhar a vida. Ele tinha que carregar vinte e cinco tijolos em uma tábua, levá-los três andares acima, colocá-los lá, descer novamente e assim por diante. Mas, depois de algum tempo, depois que o mestre de obras tinha saído, Shankaran Pillai começou a carregar o mesmo conjunto de tijolos para cima e para baixo. As pessoas que estavam trabalhando com ele observaram e disseram: “Ei, por que você está trazendo de volta os tijolos?”. “Bem, o mestre de obras não está olhando, certo?”. “Mas agora você está carregando os tijolos para os dois lados, seu idiota! Do outro jeito, pelo menos, descendo, você não teria que carregar a carga”.

Não é bom estabelecer metas em qualquer esfera da vida, porque você só estará fazendo algo que você já conhece.

Isso é o que acontece se você tentar fazer menos – coisas simples se tornarão pesadas em sua vida. As pessoas têm tantos problemas em apenas ir ao escritório e trabalhar de nove às cinco. Elas não estão gerenciando a empresa. Elas não estão administrando o governo. É apenas uma parte do trabalho que alguém lhes deu, apenas para ganhar a vida – como elas complicam tanto. Por causa disso, elas estão ficando com pressão alta e com o coração pifando. Você deve ver as situações que acontecem nas famílias. Apenas duas pessoas morando juntas – que complicação! Filhos pequenos – quanto sofrimento eles causam! Apenas de vez em quando eles são uma alegria – o resto do tempo, as pessoas sofrem imensamente com eles.

Seu trabalho, seus filhos, seus cônjuges, suas casas, seus empregos, seu transporte – as pessoas sofrem por quase tudo. Isso acontece porque elas não estão conscientes o suficiente para entender que a vida funciona melhor quando você se joga nela, sem se preocupar com o que retorna. A vida acontece por causa do seu envolvimento, não por causa do que você recebe. O que você vai fazer com o que você recebe? O único prazer doentio que você pode ter é quando você se compara com alguém que tenha menos do que você. Se você quer conhecer e aproveitar a vida, se você quiser explorar todo o potencial desta vida, o único caminho é através do envolvimento absoluto. Vamos ver o que vai sair disso. Se é inverno, nada brota da terra. Na primavera, com um pouco de esforço, brota muito. O mesmo acontece com a vida.

O maior erro que as pessoas cometem é serem voltadas para alcançar objetivos. Se você definir o objetivo de se tornar iluminado até o final de 2022, você ficará totalmente perdido até o final do ano. Se você apenas fizer o que tem que ser feito, a vida florescerá naturalmente.

Que o próximo ano traga o melhor para você.

Bênçãos