Sadhguru fala sobre Isha Samskriti, e como as crianças vão crescer com fenomenal disciplina e força interior.

Desenvolvendo corpo e mente

Sadhguru: Samskriti significa fazer a vida de uma maneira exuberante e equânime. Esta é toda a questão com a maioria dos seres humanos - se eles são equânimes, não há exuberância neles. Se eles são exuberantes, eles estão caindo aos pedaços. Se você sabe ser equânime e exuberante ao mesmo tempo, não haverá medo. Seja qual for a situação que você possa enfrentar, a vida sempre será bela. Uma vez que haja exuberância e equanimidade em você, seu destino não será governado pelo que acontece ao seu redor, mas apenas pelo que acontece dentro de você.

Samskriti é sobre o crescimento de um ser humano para o seu completo potencial físico e psicológico, sem a intenção de que a criança se torne um médico, um engenheiro ou qualquer outra coisa. Os pais estão sempre preocupados com o que seus filhos farão para ganhar a vida. Se eles estiverem em pleno potencial, ganhar a vida não será um problema. Quando uma minhoca pode garantir seu sustento, os seres humanos, que deveriam ser o pico da evolução neste planeta, não precisam se preocupar em ganhar a vida se seu corpo e sua mente forem desenvolvidos em sua capacidade máxima.Isha Samskriti: Sadhguru on Cultivating Human Potential

Em Samskriti, conseguimos isso usando as artes clássicas - música, dança, práticas marciais, yoga, e Sânscrito – assim como o inglês que serve de passaporte para eles, onde quer que eles forem. Ao contrário das artes modernas em que as pessoas criam a partir de um instinto esquisito ou para entretenimento, essas são artes conscientemente evoluídas que vêm de uma compreensão profunda do sistema humano e da ciência de como evoluir para o seu potencial mais elevado.

A hora ideal para começar

As crianças vêm até nós entre as idades de seis e oito anos, que é o tempo ideal - elas são mais receptivas. Quando o varnashrama dharma era praticado, 0 a 12 anos de idade era balavastha , 12 a 24 anos de idade era brahmacharya . Neste contexto, as pessoas frequentemente acham que existe um relacionamento guru-shishya,que é um mal-entendido. Gurus nunca mantêm relacionamentos de qualquer tipo com seus shishyas. Você poderia comparar o papel do Guru com o papel do sol em sua vida. Acende e faz você ver tudo, e é apenas isso.

Fazendo o que funciona

Obviamente, no passado, as pessoas criaram sistemas educacionais semelhantes, como fazemos agora, mas Samskriti não se trata de refletir a tradição. Eu não quero que as pessoas sejam identificadas com a tradição - isso novamente seria uma restrição. Isto é sobre analisar cientificamente como o corpo e a mente humana funcionam, ver que tipo de atividade seria melhor para eles florescerem ao máximo, e fazer assim. O que foi feito no passado também foi um resultado de como o sistema humano é feito.

Toda criança adoraria esse sistema de educação. Não é uma questão de se encaixar - uma criança não precisa se encaixar em nada. Cada um tem que florescer de acordo com sua própria natureza. Isso não significa fazer qualquer coisa esquisita que se queira fazer, o que é uma ideia moderna. Hoje, equiparamos compulsões individuais à liberdade. Samskriti, em contraste, é um tipo de educação onde todas as compulsões são resolvidas de modo que, durante um período de tempo, a criança aprende a beleza e a liberdade de ser consciente e ser capaz de fazer o que é necessário.

Particularmente na Índia, uma vez que a economia ganhe força e as pessoas estejam melhor financeiramente, a demanda por professores e artistas de artes clássicas aumentará imensamente. Na verdade, a demanda já existe. Hoje, um professor de música razoavelmente bom pode ganhar mais do que um médico. Não há necessidade de se preocupar em como eles vão ganhar a vida. Alguns deles se tornarão artistas da música e da dança - localmente, nacionalmente e até internacionalmente. Outros se tornarão professores de música, dança, Kalaripayattu, sânscrito e yoga. Professores de yoga estão em grande demanda agora. E nenhum outro professor de yoga no mundo será tão enraizado nesta ciência, porque, a partir dos seis anos de idade, as crianças Samskriti não estão apenas aprendendo, elas estão absorvendo isso de tudo ao seu redor.

Dedicado à Profundidade

O tipo de yoga que eles irão transmitir é na forma clássica,não na forma de estúdio, e a maneira como eles irão transmitir será fenomenalmente poderosa, o que não pode acontecer a menos que você esteja mergulhado nisso. Isso não se aplica apenas ao yoga, mas a todas as outras artes também. Você não pode aprender música carnática, Bharatanatyam, Kalari, ou as ciências do yoga como um hobby à parte - você tem que estar absolutamente imerso neles.

Isha Samskriti: Sadhguru on Cultivating Human Potential

É por isso que estamos tentando proporcionar a essas crianças uma atmosfera em que elas estejam imersas nessas artes o tempo todo. Sem essa cultura, sem essa atmosfera ao seu redor, eles não podem desenvolver esse tipo de qualidade. Essas artes exigem muita dedicação e envolvimento. Seja música clássica, dança ou Kalari - essas disciplinas não são sobre entretenimento, luta, interação social ou agrupamento. Todos estes aspectos são servidos à parte. Mas o importante é que estas artes não são somente para serem desempenhadas, pois para sermos capazes de apenas apreciá-las, temos que desenvolver uma certa profundidade de percepção.

Isha Samskriti: Sadhguru on Cultivating Human Potential

Na época em que comecei a meditar por longas horas e minha percepção se aprofundou, percebi que a música clássica indiana tem um impacto tão profundo em você. A música, a dança e outras formas de arte que saem de Isha Samskriti são declarações sobre a profundidade da vida. Precisamos fazer uma afirmação e tomar um passo adiante para a profundidade da vida, porque, no momento, toda a ideia da modernidade é uma jornada da profundidade à profanidade. Samskriti é um esforço para reverter isso.

O próximo passo

Uma vez que as crianças saiam para o mundo, elas farão uma mudança sutil onde quer que estejam - apenas por causa da fenomenal disciplina e do vigor com as quais cresceram. Qualquer um que cresça com esse nível de disciplina consciente irá longe. Se, fisiologicamente e psicologicamente, eles são verdadeiramente maduros, então encontrarão o seu caminho no mundo. Nós, como uma organização, também os apoiaremos, assim como milhões de voluntários em todo o mundo.

As crianças realmente me surpreenderam de várias maneiras. Por exemplo, alguns dos jovens de 15 a 18 anos estavam no treinamento de professores de Inner Engineering (Engenharia Interior). Entre todos os professores em formação - a maioria adultos altamente educados vindo de toda parte do mundo - as crianças Samskriti fizeram o melhor. Eles já estão mostrando sua coragem, mas eu não quero acelerar o caminho deles. Se você se tornar uma árvore adulta, flores e frutos virão. Você não precisa tentar extraí-los. Essas crianças vão transformar o mundo.

Nota do editor: Uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Isha Forest Flower em setembro de 2015. Download em PDF  no modo “dê o seu preço, sem mínimo” ou inscreva-se to the print version.