Pergunta: Minha pergunta é sobre o elemento akash. É possível se tornar mais consciente dele simplesmente sentando-se em espaços abertos como em um campo? Ou olhando para pontos no horizonte, olhando para o oceano, olhando para o céu, ou simplesmente passando algum tempo em espaços abertos? Isso ajuda a se tornar mais consciente deste elemento dentro de si e à sua volta?

Sadhguru: Isso poderia ajudar, mas a tendência geral da maioria das pessoas quando estão em espaços abertos é se cobrir e se proteger, considerando as variações de temperatura que se pode experienciar em diferentes lugares. Ao mesmo tempo, sim, é uma possibilidade, mas não precisa ser necessariamente. Se acontecer de você se sentar ao ar livre, você pode fazer uso disso. Mas a forma simples é, primeiro, tomar conta das transações mais óbvias — respiração, alimentação, consumo de água, temperatura do corpo e temperatura exterior.

A forma simples é, primeiro, tomar conta das transações mais óbvias — respiração, alimentação, consumo de água, temperatura do corpo e temperatura exterior.

Apenas preste um pouco mais de atenção a essas transações óbvias. Sempre me surpreende como a respiração, que é uma transação tão óbvia, não acontece calmamente— ela movimenta o corpo inteiro — mas a maioria das pessoas nunca percebe isso! Se você não consegue perceber a sua respiração, como você vai perceber algo mais sutil do que isso? Sim, estar na natureza poderia ser bom, no entanto, é mais importante notar essas transações óbvias como respirarcomerbeber, andar ou tocar qualquer coisa. Se você trouxer mais consciência para essas transações, seria uma maneira melhor de começar do que ir sentar-se em um campo. Você verá, a experiência de vida se elevará para um nível completamente diferente.

A maioria dos seres humanos não está prestando atenção nessas coisas simples que estão fazendo. Eles estão engolindo o que comem e bebem. Eles respiram completamente inconscientes. Eles tocam qualquer coisa e tudo sem saber o que estão tocando ou sentindo. Em grande parte, acontece dessa forma para a maioria das pessoas. Você pode ficar muito mais atento a estas coisas sem diminuir o ritmo de nada — isto é importante, porque as pessoas pensam que se você tiver que prestar atenção à sua respiração, você não deve fazer mais nada, você deve apenas ficar respirando. Não.

A beleza de sermos humanos é que nós temos uma capacidade cerebral de conduzir atividades complexas dentro de nós e ainda somos capazes de prestar atenção. É como quando você está dirigindo, você ainda assim pode ter uma conversa com alguém — dois níveis de atenção estão acontecendo. Você pode estar fazendo o que quer que esteja fazendo enquanto ainda presta atenção à respiração. A respiração é uma coisa que está sempre acontecendo, portanto, você pode prestar atenção nisso. Você também pode prestar atenção nos alimentos que você come e na água que você bebe. Esta é uma maneira melhor de se começar do que ir sentar-se em um campo.

https://www.youtube.com/watch?v=kgbNerOzEE0