Num outro dia, alguém me perguntou: "Sadhguru, quem é o seu Ishta Devata? Você é um devoto de Shiva?" Eu disse: "Você já me viu sentado na frente de Shiva fazendo pooja? Estou passando todo o tempo com tolos como você! Então, o que você acha, a quem me devoto - você ou Shiva? Minha vida inteira é dedicada a todos vocês!" Quem ou qualquer coisa que esteja na minha frente em qualquer momento é meu Ishta Devata. Este é o meu modo de vida - presto atenção absoluta a quem está comigo agora mesmo. Não importa quem você seja ou o que você é, eu me dou totalmente. Isso me mantém no mais alto nível de emoção e foco, e me faz quem eu sou.

Quem ou qualquer coisa que esteja na minha frente em qualquer momento é meu Ishta Devata.

Isso é algo que eu quero que todos entendam: Sua devoção não está fazendo nada para sua divindade - está transformando você. Se você não sabe como usar sua devoção para transformar-se a si mesmo, ela se torna enganosa. Se você olhar para coisas como sendo altas e baixas, superiores e inferiores, boas e más, você não provou do Divino. Não admire nada - não despreze nada. Se você prestar atenção absoluta a tudo, você verá algo tremendo em tudo. Se eu vejo uma formiga, essa formiga é a minha Ishta Devata naquele momento.

Para mim, a liderança é Bhakti Yoga. Se você é dedicado a criar o que você acha que é o mais alto, você é um devoto. A menos que você seja dedicado ao que está fazendo, você não fará nada de significativo na vida. Isso se aplica a todas as áreas de atividade, seja negócios, indústria, arte, esporte, processo espiritual ou outra coisa. Como Swami Vivekananda disse: "Você estará mais perto do céu através do futebol do que através do estudo do Gita". Você pode rezar sem envolvimento, mas você não pode jogar sem envolvimento. A menos que você se entregue inteiramente, a bola não vai para onde você quer que ela vá.

Sua devoção não está fazendo nada para sua divindade - está transformando você.

A devoção é uma ferramenta para você se dissolver no que você está fazendo. Esta é uma maneira de acessar inteligência e percepção bem além do seu intelecto normal. Você verá coisas que outros nunca poderiam ver. A devoção não se trata apenas de ir ao templo, quebrar cocos, ou fazer pooja. Devoção significa envolvimento sem limites, preconceitos e condições. Quem você é se dissolve em sua atividade, como se você não estivesse lá. É quando você é um verdadeiro líder. É quando você é um verdadeiro devoto.

Se você olhar para os grandes devotos da tradição indiana, como Ramakrishna Paramahamsa, Mirabai, os Nayanmars do Sul da Índia e tantos outros - nem sequer estavam interessados em nada ao seu redor. Eles foram totalmente dedicados à sua divindade. Sua devoção levou a tal estado de dissolução que as pessoas naturalmente os seguiram. Um verdadeiro líder não pretende ser um - as pessoas de qualquer forma se reúnem, porque ele ou ela tem uma certa qualidade.

Devoção e liderança são sinônimos, na minha experiência. As pessoas pensam que eu sou um líder. Mas, na verdade, sou um devoto.

Love & Grace