P: Namaskaram, Sadhguru, a minha pergunta é sobre o Linga Bhairavi Punya Pooja. Ele foi feito na minha casa há algumas semanas. Você pode me ajudar a entender como funciona esse Punya Pooja? Todo o pooja parece ser muito diferente dos poojas tradicionais que normalmente são feitos.

Sadhguru: Você não viu nenhum pooja tradicional; em grande parte, você tem visto poojas profissionais. Esse não é um pooja profissional. As senhoras que vão às suas casas não são sacerdotisas profissionais, elas colocam a vida delas nisso para que aconteça. Então, o que é esse Punya Pooja e por que ele cria o impacto que cria?

O que é punya?

Você sabe o que é punya? Infelizmente, o que é denominado como "punya" e "paapa" tem sido mal interpretado por muito tempo. "Punya" e "paapa" significam aquele tipo de ação que aumenta a efervescência da vida dentro de você, ou aquelas ações que o movem para a inércia da vida — ou, em outras palavras, ações que o movem para a vida e ações que o movem para a morte. Quando digo "morte", não é apenas a morte física; você pode morrer de muitas maneiras.

Quanto tempo faz que você não vê uma lua cheia?
 
Quando foi a última vez que você viu o nascer do sol? 
 
Quando foi a última vez que você, realmente, se sentou e observou uma flor desabrochar? Você alguma vez fez isso?

Existem muitos fenômenos fantásticos acontecendo no processo da vida, todos os dias, a cada momento, estão acontecendo. As pessoas estão, na sua maioria, mortas para isso; elas estão mortas para a Lua, mortas para o nascer do sol, mortas para o pôr do sol. Somente quando algo se torna urgente, ou elas precisam se levantar de manhã cedo para ir trabalhar é que o Sol bate em seus olhos. Isso acontece porque o espaço psicológico se sobrepôs ao espaço cósmico; a sua própria criação mental tola se sobrepôs à criação do Criador.

O que é Punya Pooja? — Tornar-se vivo para a vida

Punya Pooja é sobre colocar você em um espaço energético onde você se torna vivo para a vida, porque apenas a vida traz vida para a vida. Essa é a única maneira que ela pode ser aprimorada. Você deve entender que se você tiver que permanecer vivo, você precisa consumir vida. Quer você a consuma na forma de vegetal, leguminosa, grão, animal, pássaro, peixe ou qualquer outra coisa, essencialmente, você tem que consumir vida para manter esta vida. É sempre sobre a vida comendo a vida. Não necessariamente na forma de ingestão — a cada momento, toda a existência é apenas sobre isso. O próprio cosmo é um espaço vivo, e isso é apenas vida transformando-se em vida, transformando-se em vida, transformando-se em vida, uma forma em outra forma, outra forma em outra forma.  

Punya Pooja é sobre colocar você em um espaço energético onde você se torna vivo para a vida, porque apenas a vida traz vida para a vida.

O significado de Punya Pooja

Qual é o significado de estar vivo para isso? O significado é apenas que você é uma vida. Qual é o benefício? Essa é a sua bobagem psicológica, você achar que deve ter um benefício. Eu quero que você olhe para isso: você nasceu, você viveu até aqui, eu o abençoarei com uma vida longa, mas, de qualquer maneira, um dia você vai morrer. Depois que você morrer, vamos olhar para trás e ver qual foi a utilidade dessa pessoa — nascer e passar por tudo isso e morrer um dia? Na verdade, não serviu para nada. A única coisa ecologicamente útil parece ser a sua morte, porque você e eu vamos virar um bom adubo, sabe?

Para que serve a vida? Não serve para nada. Qual é o significado? Essa é a coisa mais bonita: não há significado! Se tivesse um maldito significado, e se você o descobrisse, o que você faria depois disso? Você teria que se enforcar. Não há significado, é um estado de efervescência sem fim. Se você a experiencia, irá conhecer a vida, caso contrário, conhecerá apenas os seus pensamentos tolos e as suas emoções tolas.

Mantendo sua casa viva

O Punya Pooja é para trazer vida à sua casa, o espaço da casa deve se tornar vivo. Se você vive na sua casa de tal forma que a cada momento o amor e a luz estão ativos dentro de você, então nenhum Punya Pooja seria necessário. Mas, hoje em dia, vocês construíram casas tão grandes que é muito difícil torná-las vivas apenas vivendo nelas. Se você tivesse uma casa com apenas um cômodo e vivesse com um grande sentimento de amor e alegria, então você poderia facilmente mantê-la bem viva. Mas, hoje em dia, a sua casa tem 10 ou 15 cômodos. É muito difícil para qualquer ser humano mantê-la viva. Uma vez que, de certa forma, você não lhe dá vida, quando você entrar, aos poucos, em certas partes da sua casa, verá que parece estar dentro de um caixão. Algumas partes podem estar vivas; geralmente, acho que as cozinhas estão vivas, porque é o único lugar onde algo acontece.

Se o Punya Pooja for realizado, pelo menos, uma vez por ano, o espaço ao seu redor estará vivo e lhe dará suporte. Você não consegue viver lindamente em um caixão? Você consegue, se for capaz; mas nem todo mundo é — eles precisam de um suporte externo. Essa é a ideia de criar espaços consagrados. Punya Pooja é uma forma de consagrar toda a sua casa, cada parte dela, para que haja algum senso de vitalidade e energia. Mas não podemos consagrar a sua casa de forma permanente, porque a sua casa não é construída com essa geometria, não tem esse tipo de material para manter a energia para sempre.

Se avivarmos uma casa construída com tijolo ou pedra, ela facilmente se manterá vibrante por um ou dois anos. Nas casas americanas, particularmente aquelas construídas em grande parte com madeira e muito material isolante no interior, se não tem nada vivo na casa ou se as pessoas que moram lá estiverem deprimidas, então esse Punya Pooja pode se esgotar em questão de 6 a 8 meses; não vai ficar muito tempo porque o material usado não suporta isso. Mas isso também depende de você, de como você está. Seja qual for o material, se você estiver bem, então você poderá viver bem.

Melhorando a situação energética

Outro fator é a recirculação de ar. Ninguém mais abre a janela ou a porta, o mesmo ar está sendo recirculado o tempo todo com uma quantidade mínima de movimento e vivacidade. Se você tiver muitas plantas e árvores ao seu redor, e se você mantiver as janelas abertas, elas cuidarão do Punya Pooja para você até certo ponto, mas a maioria das casas está fechada, recirculando o ar o tempo todo.

Se você tiver muitas plantas e árvores ao seu redor, e se você mantiver as janelas abertas, elas cuidarão do Punya Pooja para você até certo ponto.

As pessoas não estão se divertindo, ou elas estão olhando para a tela do computador, ou estão deprimidas, ou estão dormindo. Inércia, estresse e tensões de vários níveis se acumulam lentamente no espaço e podem sobrecarregar uma pessoa. Com certo número de pessoas, você verá que, se elas estiverem se sentindo mal, especialmente se estiverem se sentindo oprimidas psicologicamente, se elas, simplesmente, saírem desse espaço, elas se sentirão ótimas. Se elas se mudarem para outro lugar, elas ficarão quase saudáveis. Nem todas as pessoas que sofrem de problemas psicológicos estão doentes patologicamente, a maioria delas é vítima das situações em que se encontram.

A situação energética é uma delas, e uma das mais importantes. Então, isso é algum tipo de tantra? A palavra adquiriu uma conotação estranha no Ocidente, mas a palavra “tantra” significa, literalmente, "tecnologia", se você estiver se referindo a ela nesse sentido, sim; caso contrário, é yoga.

Ensinamos a você um kriya para manter seu corpo com vida o tempo todo. Mas a sua grande casa de madeira, como mantê-la viva? Se o seu kriya for muito fantástico, se o seu Shambhavi Mahamudra for como uma explosão dentro de você, então se você apenas andar pela casa, talvez o espaço se estabilize, mas se você não for assim, então é bom contar com o apoio do Punya Pooja — é um processo maravilhoso.

Nota do editor: Para obter mais informações sobre como agendar um Punya Pooja, envie um e-mail para poojas@lingabhairavi.org