Volte à Vida: Mudando a Maneira Como Você Experimenta a Vida

Sua vida parece um fardo? Sadhguru pondera sobre como a maioria das pessoas parece estar perdendo a oportunidade de experienciar tudo o que é belo ao seu redor.
Come Alive: Changing the Way You Experience Life
 

P: Sadhguru, um tempo atrás, eu costumava sentir uma conexão irresistível com a Mãe Terra, e eu era extremamente grato por isso. Então, talvez por causa de muito trabalho e lacunas no meu sadhana (prática do yoga), em algum lugar essa intensidade diminuiu. Você poderia por favor explicar o que aconteceu?

Sadhguru: Não importa o que aconteça em sua vida, mesmo que seja o nível mais elevado da graça, se você o tomar como certo, ele não apenas enfraquecerá, mas desaparecerá após algum tempo, em sua experiência. Isso está acontecendo com as pessoas o tempo todo, desde o nascimento. Olhe para si mesmo ou para qualquer outra pessoa ao seu redor – eles estão experimentando a recompensa que a vida está oferecendo o tempo todo? Quantas pessoas estão experimentando tudo o que é belo ao seu redor? O ar que elas respiram, a água que elas bebem, a comida que elas comem – quantas delas estão realmente gostando disso? Elas acham que há algum propósito maior além da vida. Elas têm uma missão própria.

Se você permanecer realmente vivo para tudo, você conhecerá a generosidade do planeta, conhecerá a beleza do céu, saberá o que está além – tudo estará dentro de sua percepção.

Aqueles que pensam que têm uma missão diferente da vida são o tipo de pessoa que assume a “obra de Deus” e luta com o resto do mundo, porque outras coisas se tornaram mais importantes que a vida para elas. Elas podem fazer coisas terríveis por causa do que acreditam ou do que acham que é mais importante que a própria vida. Ataques terroristas são expressões covardes disso, mas de alguma forma, todo ser humano está fazendo isso. Eles podem não estar fazendo isso para outras vidas, mas estão fazendo coisas terríveis em sua própria vida. Eles realmente não experimentam a vida de forma alguma.

Para muitas pessoas, a vida não é apenas um fardo – pode ser miserável ou torturante. Isto não é porque alguém está fisicamente torturando-as, mas porque elas acham que têm algo a mais para fazer neste planeta, além de viver. Eu não estou falando de estar vivo apenas no sentido médico, mas estar verdadeiramente vivo e em sintonia com tudo. Estar vivo para tudo que existe é o seu único serviço. Se você permanecer realmente vivo para tudo, você conhecerá a generosidade do planeta, conhecerá a beleza do céu, saberá o que está além – tudo estará dentro de sua percepção.

 

Se você acha que tem algo mais importante a fazer do que estar vivo, a morte virá. Você pode não estar morto em um sentido médico, mas morto para tudo ao seu redor. Se você se mudou da vida para a morte, é hora de voltar à vida. A morte virá de qualquer modo – não a apresse.

Nota do editor: Uma versão deste artigo foi publicada originalmente no Isha Forest Flower em dezembro de 2015. Faça o download como PDF em uma base “nomeie seu preço, sem mínimo” ou assine a versão impressa.

 

 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1