Pais e Filhos: Karan Johar Conversa com Sadhguru

Sadhguru e Karan Johar discutem o relacionamento muitas vezes complicado entre pai e filho.
 

Durante uma recente edição de “In Conversation with the Mystic”, Karan Johar perguntou a Sadhguru sobre amor, relacionamentos familiares e como lidar com emoções negativas.

 

Nesta passagem, os dois discutem a relação entre pai e filho, que muitas vezes se torna mais complexa com o passar dos anos.

Karan Johar: Quando falamos de família, há algumas coisas que sempre me intrigaram e eu busco respostas, ou melhor, validação, de uma energia superior como você. Eu sempre questionei por que existe uma distância orgânica entre pai e filho. Por que sempre existe essa angústia nesse relacionamento? Tenho certeza de que há muitos aqui que experimentaram isso em suas próprias casas, em seu próprio ambiente.

Sadhguru: Porque toda geração comete os mesmos erros - o que significa que eles não estão aprendendo nada. A família é a instituição mais básica na criação de uma sociedade, mas isso não significa que você deva permanecer básico. Sua família é uma identidade biológica que você tem. Sua biologia é a identidade mais básica. A biologia é uma realidade - obviamente, seus pais lhe deram esse corpo, pelo menos até certo ponto. A maneira como é o seu corpo e a aparência dele é essencialmente por causa deles. Seus corpos, por sua vez, foram dados a eles por outra pessoa. Limitar-se à sua identidade biológica por toda a vida é um crime que tem muitas consequências. Este país sofreu muito com isso por muito tempo.

A família é uma identidade básica com a qual nascemos. É maravilhoso quando você é criança. Sem esse apoio familiar, você não seria quem você é hoje. Assim, com todo respeito e grande respeito à família, porque a criatura humana nasce de tal maneira que, quando você sai do ventre de sua mãe, você não está pronto para levantar-se e fazer coisas como outras criaturas. Leva muito tempo até que um menino se torne um homem ou uma menina se torne uma mulher, durante a qual a incubação através da família é muito importante. Não há dúvida sobre isso. Mas você deve crescer além dessa identidade, que muitas pessoas nunca fazem e sofrem por isso. Às vezes, se nascem em certos lugares, até fazem uma nação inteira sofrer. O "Mahabharat" (texto épico indiano) inteiro é um problema de família.

Quando criança, é vital que você seja identificado com a família. Como um adulto, você deveria crescer além disso. Tendo dito isso, é necessário que todo pai e todo filho tenham algum tipo de angústia? Não é sobre pai e filho - são apenas dois homens sendo acomodados na mesma casa. Quando você tinha oito ou dez anos, seu pai era divino. O problema começou depois que você se tornou quinze, dezesseis, quando queria ser homem e não havia espaço suficiente. Esse homem grande ocupou muito espaço e pensou: "Este é o meu espaço - quem é esse?"

Nessa situação, os dois não podem se reconhecer como pai e filho - são apenas dois homens e não há espaço suficiente. Isso acontece não apenas nas famílias humanas, mas na vida de toda criatura, seja um elefante, um búfalo ou qualquer outra coisa. Há algum atrito, e ou o mais novo sai, ou o mais velho o faz. Isso não é um problema entre pai e filho - são dois homens tentando compartilhar o mesmo espaço e a mesma mulher chamada “mãe” por um e “esposa” pelo outro.

Karan Johar: Dois homens! Bem, isso certamente quebra o forte mito de que este país tem operado, porque o problema sempre foi sobre duas mulheres na mesma casa. Você apenas virou tudo de ponta a cabeça, o que acredito ser verdade, porque acredito que o problema está no fato de que dois homens têm dificuldade de se acomodarem no mesmo espaço.

Sadhguru: Isso também acontece entre as mulheres, embora de uma maneira diferente. As mulheres fazem isso de uma maneira feminina e coberta. Os homens fazem isso de uma maneira mais direta, batendo cabeça.

Nota do editor: Encontre mais informações sobre Sadhguru sobre relacionamentos no ebook Compulsiveness to Consciousness.”

 

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1