O Que é Iluminação?

Talvez uma das perguntas mais frequentes que consome a mente de um buscador seja a pergunta: “O que é iluminação?", "As práticas espirituais podem me iluminar?”. Sadhguru, um yogi e místico com a experiência de três vidas iluminadas, responde a essas perguntas.
Enlightenment
 

 Talvez uma das perguntas mais frequentes que consome a mente de um buscador sejam as perguntas: “O que é iluminação?", "As práticas espirituais podem me iluminar?”. Sadhguru, um yogi e místico com a experiência de três vidas iluminadas, responde a essas perguntas. 

Sadhguru:  Na Índia, os seres iluminados têm sido chamados de Dwijas. Dwija significa nascido duas vezes. Uma vez, você nasceu do ventre de sua mãe; isso aconteceu inconscientemente. Você não fez isso acontecer - a natureza fez isso por você. Quando você nasceu, veio com certa inocência e bem-aventurança. Uma criança é inocente e feliz por si mesma. Mas desde que essa bem-aventurança não aconteceu conscientemente, qualquer um pode corrompê-la em pouco tempo. Em pouco, eles vão tirar isso....para alguns de vocês, foi tirado quando você tinha 12 ou 13 anos de idade; para muitos, já foi tirada quando tinham de 5 a 6. As crianças estão ficando tensas com 5 a 6 anos de idade hoje, porque sua inocência é corrompida em pouco tempo, dependendo do volume de influência que as pessoas ao redor têm sobre elas.

Agora, se você precisa nascer de novo, precisa morrer primeiro. Se você não está disposto a morrer, a questão de renascer não surge. Isso não significa morrer fisicamente. Se você deixar este corpo, algum outro absurdo estará esperando por você. Mas se você morrer do jeito que você é, se destruir tudo o que você chama de "eu mesmo", você nascerá de novo. Esse tipo de nascimento acontece 100% conscientemente. Mais uma vez, você se torna feliz e inocente, mas plenamente conscientemente. Agora, essa bem-aventurança não pode ser tirada por ninguém. Então, o que você chama de “iluminação” significa uma auto-aniquilação consciente.

Neste momento, a maioria das pessoas não está pensando em iluminação. Elas estão apenas tentando viver um pouco melhor. Elas querem viver um pouco mais pacificamente, com alegria, com mais eficiência e mais eficácia. Podemos usar o yoga para isso também. É uma maneira pobre de fazer uso do yoga, porque o yoga é capaz de lhe levar a outra dimensão da vida; mas tudo bem. Se as pessoas não estiverem satisfeitas com o que estão buscando em suas vidas, nunca buscarão algo maior. Se você fala sobre a iluminação para alguém que está com fome agora, ele só pensa em comida. O que quer que as pessoas sintam que está faltando agora em suas vidas, precisa ser cuidado, de alguma forma. Caso contrário, elas não procurarão nada maior.

O Isha Yoga é oferecido de tal maneira que todas as dimensões são incluídas, mas nada é compulsivo. Quando iniciamos as pessoas no kriya, isso é ensinado de tal forma que tudo está disponível. Nós não queremos negar a iluminação a ninguém só porque eles não a conhecem. Queremos criar o sabor de uma outra dimensão, para que eles a busquem. Ao mesmo tempo, nada está sendo forçando à você; você pode usá-lo como quiser. Se alguém fosse um asceta e um yogi em “tempo integral”, eu o iniciaria de uma maneira completamente diferente, no qual o caminho que eles deveriam seguir é compulsivo. Mas, geralmente, não vou iniciar alguém de maneira compulsiva. Eu os inicio de tal maneira que eles podem usá-lo de muitas maneiras diferentes e ainda permanecer vivos.

Buscar o bem-estar físico é uma coisa. Buscar a iluminação é outra coisa.

Buscar o bem-estar físico é uma coisa. Buscar a iluminação é outra coisa. Para melhorar o bem-estar físico, você precisa aprender diferentes técnicas de autopreservação. Iluminação significa uma aniquilação consciente de si mesmo. Para a maioria das pessoas, levará um certo tempo e amadurecimento para entender que, seja o que for que você faça de você, no final, isso é frustrante e insuficiente. Por mais maravilhoso que você se torne, ainda não é suficiente. Somente quando você desaparece, tudo se torna maravilhoso.

Então, se agora tudo o que alguém quer é ser pacífico e feliz, e fazer melhor nas atividades que eles estão fazendo - vamos ter isso, tudo bem. Isso não significa que a iluminação está descartada, mas tal anseio ainda não chegou. Ainda assim, o desejo básico é viver melhor. Você ainda não terminou a vida - você quer viver bem. Quando você viveu o suficiente e sabe que viver melhor não vai levar você a lugar nenhum, então você quer ir além da vida.

Nota do editor: "Mystic’s Musings" inclui mais dos insights de Sadhguru sobre a natureza das emoções humanas e o poder da devoção. Leia a amostra grátis [pdf] ou compre o ebook.