As pessoas estão muitas vezes divididas entre  jogar para ganhar ou jogar no espírito certo do jogo. Enquanto um grupo de pessoas exalta o jogo justo, há sempre aqueles que acreditam que qualquer coisa é justa a fim de ganhar. E sim, ouvimos falar daqueles que também jogam para perder, para seus próprios ganhos pessoais. Quando perguntado se é válido trapacear, durante uma conversa recente com o jogador de futebol inglês Rodney Marsh, isso é o que Sadhguru tinha a dizer…

Sadhguru:

 

Eu não pensaria nisso em termos de trapacear e não trapacear. Não se trata de trapacear e não trapacear. O que precisamos entender é que um jogo é um jogo apenas por causa de um determinado conjunto de regras. Um certo conjunto de regras significa que isso é futebol, outro conjunto de regras significa isso é voleibol, um outro conjunto de regras significa que isso é críquete. Portanto, é o conjunto de regras que faz o jogo. Se você quiser entrar no campo de futebol e segurar a bola e fugir, você pode jogar rugby. Você não deveria estar jogando futebol. No momento em que você quebra a regra, você está violando os próprios fundamentos do jogo. Portanto, não se trata de ganhar ou perder, você está apenas destruindo o jogo. Você destruirá o jogo completamente. Se ele puder tocar a bola com a mão uma vez e está tudo bem, então eu tocarei o tempo todo. Eu vou carregar a bola e jogá-la no gol. Em vez de uma, eu vou carregar uma bola extra que você não pode ver e a colocarei no gol. Então, por que deveríamos jogar um jogo?

 

Um jogo é criado apenas com um determinado conjunto de regras. Quando você diz: "Eu quero quebrar a regra", o que você está dizendo é: "Eu quero destruir o jogo". Você não tem amor pelo jogo. Essas pessoas não deveriam ter lugar no jogo de maneira alguma.

 

Na próxima semana, na segunda parte desta série, examinaremos sobre jogar um jogo com absoluto envolvimento e como o esporte é um ingrediente essencial para a construção de uma vida saudável.