Gautama Buda e a Roda do Dharma

Estamos vivendo em um momento espiritualmente significativo? Sadhguru explica, porque o estresse, a luta e o sofrimento atingiram o pico, o interesse pela espiritualidade também está atingindo novos patamares.
Gautama Buddha and the Wheel of Dharma
 

P: Gautama Buddha disse que a Roda do Dharma irá girar o ciclo completo em dois mil e quinhentos anos. Estamos perto disso agora. Você pode comentar sobre isso?

Sadhguru: Gautama, o Buda, declarou que dois mil e quinhentos anos depois de seu tempo, um novo ciclo começará. Nós não estaremos aqui para ver isso acontecer, mas nos próximos duzentos anos, especialmente para a Índia, e de muitas formas no resto do mundo também, desenvolvimentos acontecerão, especialmente no plano espiritual. De muitas maneiras, começará uma nova revolução.

Eu não estou afirmando que neste tempo em que estamos vivendo é o tempo mais significativo na eternidade. Não é assim. Para cada geração de pessoas, qualquer que fosse o tempo da história em que eles vivessem, esse era o período mais significativo. Mas em diferentes momentos da história, diferentes aspectos da vida são significativos.

Um Tempo Espiritualmente Significativo

Este momento atual em que estamos é o mais significativo espiritualmente para o mundo. Neste momento, o mundo está mais confortável do que nunca. Ao mesmo tempo, é mais estressante e incerto do que nunca. Nunca antes a massa geral de pessoas se interessou tanto pela espiritualidade como hoje. Enquanto o conflito e a luta no mundo aumentaram, o interesse pelo mundo interior também aumentou. De certa forma, se você olhar para isso, este é um tremendo passo. Se esse processo continuar, se esse interesse se aprofundar em todos os seres humanos do planeta, será a solução e a salvação para a humanidade, de muitas maneiras.

Enquanto o conflito e a luta no mundo aumentaram, o interesse pelo mundo interior também aumentou.

Até agora, o homem estava interessado em conquistar o externo. Com ciência e tecnologia, fizemos muito com o externo. Muito rapidamente, nos últimos dois séculos, percebemos que conquistar o externo não vai resolver nossas vidas. Se tivéssemos feito esse processo sem a ajuda da ciência e da tecnologia modernas, provavelmente levaria muitos séculos ou milênios para percebermos que conquistar o externo não nos leva a lugar nenhum.

Houve um tempo em que um Ashoka, ou Gautama Buddha percebeu que a conquista do externo não nos leva a lugar nenhum. Mas hoje, um cidadão comum no mundo está começando a perceber isso. Isto é simplesmente porque temos a ajuda da ciência e da tecnologia com a qual todos nós podemos ver que podemos ir à Lua e a Marte, mas dentro de nós mesmos, não estamos chegando a lugar nenhum.

 

Um momento como esse é significativo espiritualmente; o mundo está se tornando mais espiritual do que nunca, porque conflito, luta e sofrimento atingiram o seu pico de muitas maneiras.

 

Nota do Editor: As meditações em “Power to Create” para Paz, Amor, Saúde e Sucesso (também conhecidas como “Chit Shakti”) permitem que cada um de nós se torne nosso próprio alquimista, capacitando-nos a transformar desejos muito queridos em realidade. Experimente!

Uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Isha Forest Flower em janeiro de 2009.