O Estado do Planeta

Leia as palavras de Sadhguru sobre o estado de nosso planeta... “Se for para a humanidade viver por um longo tempo, você tem que pensar como a terra, agir como a terra e ser a terra, porque é isso o que você é.”
Earth-day-1
 

Sadhguru: Quão audacioso é que até mesmo pensemos em atribuir um dia para a Terra! O dia e a noite só acontecem por causa das revoluções da Terra. Nosso próprio corpo é um extrato deste planeta. Tudo o que somos é terra. Para os seres humanos que se esqueceram de que eles acabaram de sair temporariamente do ventre desta terra e que um dia serão sugados de volta para esta terra, para eles, hoje é um lembrete de que você faz parte desta terra. Se for para a humanidade viver por um longo tempo, você tem que pensar como a terra, agir como a terra e ser a terra, porque é isso o que você é.

O planeta não está em nenhum tipo de perigo. É apenas a vida humana que está em perigo. Espero que acordemos para esse fato e façamos o que é necessário.

Pessoas sempre me perguntam: "Por que um líder espiritual, um yogi, está plantando árvores?". Infelizmente, nas mentes humanas, compartimentamos nossa vida de tal forma que estamos despedaçando uma e esperando que a outra viva. As árvores são os nossos parentes mais próximos. O que elas expiram, nós inalamos; o que nós exalamos, elas inalam e mantêm nossas vidas. É como a parte externa do nosso pulmão. Você não pode ignorar seu corpo se quiser viver. O planeta não é de modo algum diferente disso. O que você chama como "meu corpo" é apenas uma parte deste planeta.

As Nações Unidas estão projetando que, até 2050, seremos 9,6 bilhões de pessoas neste planeta. Na Índia, particularmente, agora mesmo, 50% da nossa terra é utilizada apenas para alimentar 1,2 bilhão de pessoas. É um fato fabuloso que nossos agricultores, com uma infra-estrutura rudimentar e irregular, estão produzindo alimentos para mais de um bilhão de pessoas. Mas ainda assim, o homem que produz a comida não está comendo comida adequada. Isso não é algo de que se orgulhar. As pessoas que produzem comida para todos nós, seus próprios filhos não têm o estômago cheio. Este não é um fato louvável. Isto acontece essencialmente porque não assumimos a responsabilidade de decidir, "Com esse tanto de terra, que volume de população podemos sustentar?". Ela, definitivamente, não pode suportar o crescimento sem fim da população humana. Ou controlamos conscientemente nossas populações ou a natureza o fará de maneira muito cruel e dolorosa. Esta é a escolha que temos.

Ou controlamos conscientemente nossas populações ou a natureza o fará de maneira muito cruel e dolorosa. Esta é a escolha que temos.

Sem controlar a população humana, falar sobre ecologia e a conservação da terra e da água simplesmente não acontecerá, porque o tipo de ímpeto que existe na ciência e na tecnologia está tornando cada ser humano hiperativo. Você não pode limitar a atividade humana, porque isso equivale a limitar as aspirações humanas. E hoje, nossa aspiração é que todos deveriam se educar e ter grandes sonhos e ambições. Isso não pode ser acomodado com os níveis atuais de população, a menos que nos esforcemos por uma maneira mais consciente de determinar onde queremos parar.

Então, vamos ajustar a nossa população ao recurso que temos? Isso é tudo o que podemos fazer e essa é a coisa mais fácil de fazer. Isso é algo que todo ser humano pode fazer, se a educação e a consciência necessárias forem trazidas para suas vidas. Se esse investimento for feito, não precisamos plantar árvores. Se nos afastarmos da terra, as árvores crescerão; você não pode evitar. As pessoas andam por aí prevendo que o planeta está em perigo. O planeta não está em nenhum tipo de perigo. É apenas a vida humana que está em perigo. Espero que acordemos para esse fato e façamos o que é necessário.

Nota do Editor: Para ler mais sobre o estado do meio ambiente e o que podemos fazer sobre isso, baixe o ebook, A Tree Can Save The World.

Participe do projeto GreenHands, iniciativa ambiental de Isha Foundation.