As Árvores Podem Apoiar na Criação de Um Espaço Meditativo?

Sadhguru analisa como a vida vegetal é muito sensível e apoia a criação de uma atmosfera meditativa, e fala de como a responsabilidade ecológica não é uma obrigação, uma vez que percebamos que somos uma vida integrada.
Can Trees Support In Creating A Meditative Space?
 

Sadhguru analisa como a vida vegetal é muito sensível e apoia a criação de uma atmosfera meditativa, e fala de como a responsabilidade ecológica não é uma obrigação, uma vez que percebamos que somos uma vida integrada.

Sadhguru: A vida vegetal é muito sensível às suas emoções e pensamentos - especialmente certos tipos de plantas. Geralmente, eles dizem que a variedade ficus, como a árvore de banyan e outros nessa família, são muito sensitivas. Esta é a razão pela qual elas são sempre escolhidos para propósitos meditativos na Índia, porque se você fizer o seu sadhana debaixo daquela árvore, ela cria uma atmosfera, ela se torna como uma sala de meditação por si mesma.

Se você criar a energia necessária, as plantas serão muito sensíveis a ela. Quando estávamos no processo de trabalhar em direção ao Dhyanalinga, descobri que certa vida vegetal estava de alguma forma respondendo e cooperando com todo o processo. Isso foi realmente incrível. Se você tem muitas árvores e muita meditação, é muito mais fácil preservar a qualidade meditativa nessa área, porque as plantas e árvores mantêm essa qualidade com muita facilidade. Existem algumas árvores que até hoje são consideradas muito poderosas.

Sampangi ou Magnolia Champaca

Existem muitas lendas como essa. Eles dizem que quando Gautama Buda andou, as árvores floresceram fora de época. Poderia ser apenas uma expressão poética, mas também poderia ser um fato, porque é muito possível. Nas Colinas Biligiriranga (em Karnataka, sul da Índia), existe uma árvore chamada Dodda Sampige. É uma árvore Sampangi muito grande que se diz ter alguns milhares de anos. Dizem que Agastya Muni plantou esta árvore e há muitas histórias sobre isso. Normalmente, a vida útil dessa árvore é de alguns séculos, mas esta durou muito tempo. Você provavelmente nunca veria uma árvore Sampangi assim, a forma como ela se enroscou e se tornou tão grande e maciça.

Nesta cultura, há uma tradição de preservar árvores por milhares de anos e tratá-la como uma encarnação da vida e da sabedoria. Nenhum desses aspectos está bem preservado nos dias de hoje e eles praticamente desapareceram, mas a tradição já esteve lá, em que as pessoas olhavam para a árvore para perceber muitas coisas, para além de tudo.

Ecologia e Você

Por acaso eu estava em uma Cúpula Econômica na Europa e um professor muito conhecido veio até mim e disse: “Oh, você é aquele plantador de árvores incrível?” Eu disse: “Não, eu não sou um plantador de árvores”. respondeu: "Não, não, você plantou tantos milhões de árvores" "Sim, mas eu não sou um plantador de árvores." Então ele perguntou: "O que você faz?" Eu disse: "Meu trabalho é fazer os seres humanos florescerem. Se os seres humanos florescem em um nível mais elevado de compreensão, consciência e envolvimento com o ambiente em que existimos, veremos que nós e o meio ambiente não são duas palavras, existe apenas o nós. Colocando de forma extremamente simples, enquanto você respira, o que você exala, as árvores estão inalando. O que as árvores exalam, você está inalando. Apenas metade do equipamento respiratório está no seu peito. Outra metade está pendurada lá na árvore. Se você não se apropriar da outra metade, esta metade não existirá sozinha.

Akasha Malli ou Millintonia
 

No momento, estamos considerando as preocupações ecológicas como uma obrigação a cumprir. Não é uma obrigação, é a nossa vida. Em algum lugar acreditamos que somos apenas a vida e tudo o mais não é vida. Isso está acontecendo porque toda a experiência da vida está limitada às sensações físicas da vida. O que se pensa é que a vida é apenas seu corpo, então ele pensa que só ele é a vida, e o resto não é. Se você é espiritualmente consciente, então você naturalmente saberia que tudo é vida. Ninguém teria que lhe dizer para proteger a ecologia. As pessoas estão falando sobre consciência ecológica hoje não por causa do amor irresistível por outras criaturas, mas porque começaram a perceber: “Minha vida está sob ameaça agora. Se isso continuar, não vou viver e meus filhos não viverão. Nós temos que fazer algo sobre isso.” Alguém lembrou que sua sobrevivência está sob ameaça. Esta é uma maneira muito infeliz de cuidar de outras vidas ao nosso redor.

Nossas vidas não são separadas umas das outras; nossa vida é uma vida integrada e conectada. Quão saudáveis são os vermes hoje determinarão quão saudáveis estaremos amanhã. Espiritualidade significa essencialmente uma experiência inclusiva. Quando há uma experiência com tudo incluído, estar preocupado e ser cuidadoso com tudo ao seu redor é muito natural, porque qualquer um que olhe para dentro de si, qualquer um que se interiorize, naturalmente percebe que sua existência e a existência externa não são diferentes.

Nota do editor: Para ler mais sobre o estado do ambiente e o que podemos fazer sobre isso, baixe o e-book, A Tree Can Save The World.

Para se envolver com o Projeto GreenHands, a iniciativa ambiental do Isha Fundação, visite esta página.

 
 
 
 
  0 Comments
 
 
Login / to join the conversation1