Sadhguru: De todas as emoções que você pode cultivar dentro de você, a compaixão é a que menos traz emaranhamentos e é, ao mesmo tempo, a emoção mais libertadora que você pode ter. Você pode viver sem compaixão, mas, de qualquer forma, você tem emoções, portanto é melhor transformá-las em compaixão do que em qualquer outra coisa, porque todas as outras emoções têm a capacidade de emaranhar. A compaixão é uma dimensão da emoção que é libertadora, que não se emaranha com nada e nem com ninguém.

Em geral, o seu amor é movido pela paixão. "Compaixão" significa uma paixão abrangente. Quando ela exclui, nós a chamamos de paixão. Quando ela inclui tudo, nós a chamamos de compaixão. O amor começa, inicialmente, a partir de um certo afeto, por isso ele depende de que alguém ou de que algo seja bom para você, é claro. Você está sempre contando com a bondade de algo ou de alguém. Ou, em outras palavras, a emoção fica limitada. Desde que a pessoa que você ama seja boa, você consegue continuar a amá-la. Se elas se demonstrarem ser seja lá o que for que você considere como mau, você não as amará mais.

A vantagem da compaixão é que, se alguém for muito mau, de uma forma patética ou em um estado de maldade, você poderá ter mais compaixão com ele ou com ela. A compaixão não o limita. Ela não faz distinção entre bom e mau. Portanto, a compaixão é, definitivamente, uma emoção mais libertadora do que o amor.

O amor é geralmente sobre alguém. Ele pode ser lindo, mas é bem exclusivo. Se dois amantes se sentarem juntos, o resto do mundo é excluído por eles. Eles criaram o seu próprio mundo artificial de união. Basicamente, é como se fosse uma conspiração. Você sempre curte a sua conspiração, porque, na conspiração, você se torna especial, ninguém mais sabe nada sobre isso. Normalmente, para a maioria das pessoas, a alegria de amar é apenas essa conspiração.

Eles se apaixonam, desfrutam bastante, mas, quando se casam, isso é declarado ao mundo. De repente, toda a fantasia desaparece, porque não é mais uma conspiração, é do conhecimento de todos.

Esse esquema de conspiração no amor cria muita pressão para as pessoas. Se você excluir o restante da existência de sua experiência, isso o levará ao sofrimento. Se começar como paixão e terminar como paixão, você estará buscando por muitos problemas na sua vida, será um emaranhamento. Se começar como paixão e se expandir em compaixão, poderá ser libertador.

Nota do Editor: O "Of Love and Life" reúne mais da sabedoria de Sadhguru, ao responder às perguntas de Juhi Chawla sobre o fenônemo enigmático do amor e da vida, e fala sobre o casamento, o cinema e o papel da mulher na sociedade contemporênea. Compre e faça o download no Isha Downloads.​