Índice
1.1. Água
1.2. Terra
1.3. Ar
1.4. Fogo
1.5. Akasha
2. Por que precisamos da cooperação dos cinco elementos, ou pancha bhutas?
3. Qual é a composição dos cinco elementos dentro do corpo humano?
4. Os templos de pancha bhutas
5. As divindades elementais
6. Adiyogi desvenda o mistério dos cinco elementos, ou pancha bhutas
7. Adiyogi revela as duas maneiras de acessar a fonte da criação
8. Por que é importante obter domínio sobre os cinco elementos, ou pancha bhutas?
9. Bhuta Shuddhi — A maneira yóguica de obter domínio sobre os cinco elementos ou pancha bhutas
10. O que acontece se você obter o domínio sobre os cinco elementos ou pancha bhutas?
11. Como obter o domínio sobre os cinco elementos ou pancha bhutas?
   11.1. À maneira das Nagas
   11.2. Use roupas folgadas
   11.3. Preste atenção na respiração
   11.4. Dê atenção à comida e à água

Sadhguru: Seja o corpo humano individual ou o corpo cósmico maior, essencialmente, eles são feitos de cinco elementos, ou pancha bhutas: terra, água, fogo, ar e akasha.

1. Água

Hoje, há evidências científicas substanciais para mostrar que a água tem uma memória tremenda. Se você apenas gerar um pensamento olhando para a água, a estrutura molecular da água mudará. Se você a tocar, ela mudará. Portanto, como você aborda a água é muito importante.

Assista ao vídeo completo

2. Terra

O elemento terra é a base da nossa fisicalidade, e sobre o qual todos os outros elementos são formados. Embora o elemento terra também faça parte da matéria física que está ao nosso redor, é melhor começarmos a percebê-lo e entendê-lo como a base de nossas vidas, porque a maioria das pessoas realmente só experiencia seu próprio corpo e mente. Conhecer e experienciar o elemento terra dentro de si faz parte do processo yóguico.

Leia o artigo completo 

3. Ar

Na tradição yóguica, referimo-nos ao ar como “vayu” que significa não apenas ar como uma mistura de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e outros gases, mas como também uma dimensão de movimento. Entre os cinco elementos, o ar é o elemento mais acessível e relativamente mais fácil de se obter um domínio razoável. Por isso, um grande número de práticas yóguicas são estruturadas em torno de "vayu", ou ar.

Leia o artigo completo 

4. Fogo  

Na cultura indiana, o elemento fogo é personificado como "Agni Deva", um deus com duas faces montado em um carneiro de fogo. As duas faces são representações simbólicas do fogo como um doador e um tirador de vida. Sem o fogo queimando dentro de nós, não há vida. Mas se você não tomar cuidado, o fogo pode rapidamente se descontrolar e consumir tudo.

Leia o artigo completo 

5. Akasha

Não confunda akasha com espaço vazio. É éter. A palavra “éter” não é muito precisa, mas é a tradução mais próxima. O éter não é espaço; é uma dimensão sutil da existência. O espaço é "kala", ou "não existência". É Shi-va, “aquilo que não é”. Akasha é “aquilo que é”.

Leia o artigo completo 

Por que precisamos da cooperação dos cinco elementos, ou pancha bhutas?

Se esses cinco elementos não cooperarem, você pode se esforçar o quanto quiser, nada acontece. Somente com a cooperação deles, desde os aspectos básicos até os mais elevados, a sua vida se torna uma possibilidade. O sadhana fundamental no yoga, para obter o domínio sobre esses cinco elementos ou para purificar os elementos do sistema de tal forma que eles cooperem, é chamado de Bhuta Shuddhi.

..é a mesma porta; de que lado da porta você está, isso decide tudo sobre sua vida, até mesmo em termos de tempo e espaço.

Este sistema humano é como uma porta de entrada. Uma porta tem dois aspectos – se você está sempre diante de portas fechadas, para você, as portas significam aquilo que o para. Se as portas estão se abrindo para você, então, para você, uma porta significa a possibilidade de entrar em algo. Em ambos os casos, é a mesma porta; de que lado da porta você está, isso decide tudo sobre sua vida, até mesmo em termos de tempo e espaço. Quer você experiencie este corpo como uma grande possibilidade ou como uma grande barreira, depende, simplesmente, da medida em que esses cinco elementos estão cooperando.

No Isha Yoga, cada sadhana tem algo a ver com a organização desses cinco elementos, de tal forma que você possa colher o melhor do ser individual e da natureza cósmica, porque ambos são apenas um jogo desses cinco elementos. Se este corpo físico individual se tornará um importante passo para sua possibilidade suprema ou um obstáculo para isso, depende, essencialmente, de como você é capaz de lidar com esses cinco elementos. O que você é agora é apenas um pouco de terra, água, ar e temperatura. Todos os ingredientes estão lá no jardim; basta um pequeno toque divino para transformar essas quatro coisas em um ser humano pulsante.

Ao sentar-se aqui, se você estiver ciente de como a água, o ar, a terra e o fogo em seu corpo estão funcionando, de repente, você passa a viver a sua vida com tanta tranquilidade que as pessoas começam a pensar que você é super-humano. Mas não se trata de ser super-humano, trata-se de perceber que ser humano é super. Ser humano é super somente se você aprender a usar sua humanidade e esse mecanismo humano como uma possibilidade, não como uma barreira.

Qual é a composição dos cinco elementos dentro do corpo humano?

Desses cinco elementos, a menos que você queira explorar dimensões místicas, você não precisa se preocupar com o akasha. Entre os outros quatro, 72% do seu corpo é apenas água. Outros 12% são terra. Outros 6% são ar, que é a coisa mais fácil de administrar e tomar conta, porque há respiração e você pode tomar conta dela de uma certa maneira. Os outros 4% são fogo. Dominar o fogo pode fazer muitas coisas para você, mas, como você é chefe de família, vivendo em situações familiares, você não precisa se encarregar do fogo. O restante é akasha. Você não precisa se preocupar com isso, a menos que queira explorar as dimensões místicas da existência. Para viver bem, bastam quatro elementos. O quinto não é relevante para pessoas que só querem viver bem.

Templos de pancha bhuta

A Índia é uma terra onde, para cada um dos cinco elementos da natureza, existem cinco templos, todos localizados, geograficamente, no Planalto do Decão – quatro em Tamil Nadu e um em Andhra Pradesh. Esses templos foram criados não para adoração, mas para sadhana. As pessoas se moviam de um templo para o outro para fazer sadhana para cada um dos cinco elementos.

Em um templo, eles faziam sadhana para a terra, depois, eles iam para o próximo templo para fazer sadhana para a água, e assim por diante. Infelizmente, esta conexão não existe mais, porque a atmosfera do sadhana foi retirada. Essa compreensão e domínio, no geral, estão ausentes, mas os templos ainda existem. Alguns deles mantiveram essa vibração e qualidade, enquanto outros se tornaram fracos.

Divindades elementais

A consagração pode ser feita para os cinco elementos. Por exemplo, digamos que queremos criar uma divindade para o ar. Vamos criar uma forma de energia, com a qual um ser humano possa se relacionar. Como estamos no sistema yóguico, geralmente, não optamos por uma forma humana. Optamos por um elipsoide, porque sabemos que é uma forma que vai durar mais tempo com menos manutenção.

Leia o artigo completo 

Adiyogi desvenda o mistério dos cinco elementos ou pancha bhutas 

sadhguru-wisdom-article-five-cornered-game-physicality-pancha-bhutas

Mais de 15.000 anos atrás, Adiyogi falou sobre os cinco elementos, ou os pancha bhutas. Ele mostrou para os seus primeiros sete discípulos que todo o universo é apenas um jogo dos cinco elementos; e em que proporção eles atuam dentro do nosso corpo e como, se alguém conseguir dominá-los, de certa forma, você teria domínio sobre a criação. Mesmo tendo um elemento de domínio sobre a criação, você tem um acesso muito direto ao que é a fonte da criação. Quando essa ciência foi exposta em grande detalhe e em todas as suas manifestações, os Saptarishis, que estavam sentados lá como discípulos, e Parvati, sua esposa, que também foi testemunha disso, ficaram maravilhados. Eles ficaram incrédulos. Eles não podiam acreditar que toda a existência é apenas cinco coisas — e uma delas não é nada, então apenas quatro coisas.

Adiyogi revela as duas maneiras de acessar a fonte da criação

Adiyogi descreveu a inteligência por trás disso: com apenas quatro ingredientes, você pode preparar uma sopa tal a qual hoje chamamos de cosmo. Tudo o que é físico é, em grande parte, quatro elementos. Você não experiencia o quinto, na maioria das vezes. Se eu apenas lhe der quatro coisas, você consegue fazer "sambar" com isso? Até para fazer "sambar" você precisa de 25 ingredientes!

Os sete homens estavam entusiasmados em dominá-la. Parvati, a esposa, decidiu se render e torná-la parte de si mesma.

Se alguém pode inventar um cosmo inteiro com quatro coisas, isso é de um brilhantismo surpreendente. Adiyogi passou a descrever a ciência e a tecnologia de obter domínio sobre esses elementos. Esses sete, mais uma, que estavam ouvindo isso e assistindo às pequenas demonstrações que ele montou ficaram absolutamente impressionados com aquilo. Então, ele disse: “Ou você consegue dominar todas essas coisas ou você pode, simplesmente, se render a essa inteligência e ela será sua”. Os sete homens estavam entusiasmados em dominá-la. Parvati, a esposa, decidiu se render e torná-la parte de si mesma.

Assim, os sete foram enviados para trabalhar. Parvati foi mantida lá, porque ela se rendeu à inteligência e tornou-se parte dela. Esses sete foram rotulados como sábios. Ela se tornou uma deusa. Estou falando sobre como se promover! Se você entrar na complexidade de como tudo se manifestou, mesmo que você viva aqui por um milhão de anos e estude, estude, estude, será um processo sem fim. É entusiasmante, mas é um processo sem fim.

Ou você, simplesmente, coloca esse processo interminável de lado e toca a dimensão que é a fonte de tudo isso. Se você quer jogar o jogo, você se envolve com os elementos da criação. Se você não quer jogar o jogo, se você é um manipulador de resultados e só quer ganhar — você não está interessado no jogo, você só quer passar e seguir em frente — então você toca apenas aquilo que é a fonte de Criação. Você não precisa se perder nos elementos.

Você joga o jogo ou o jogo joga você. Mas se você não jogar o jogo, o jogo pode jogar você. Deixar de lado todo o jogo da vida e apenas se concentrar em ser um com a fonte da Criação parece ser a coisa mais simples. Se você não tem qualquer senso de “eu”, se você tem esse nível de desapego em relação ao seu próprio corpo, mente, pensamentos, emoções e tudo mais, isso vem naturalmente.

Caso contrário, essa é a coisa mais difícil. Será possível manter o “eu” de lado quando você é o herói da sua vida? Quando você é o ator principal, manter o “eu” de lado não acontece tão facilmente. Mas essa é a maneira mais simples e melhor. Caso contrário, há um grande jogo para ser jogado – um jogo sem fim. Mas se você quiser jogar o jogo, é melhor jogá-lo com habilidade. Um péssimo jogador é odiado por todos.

Por que é importante obter domínio sobre os cinco elementos ou pancha bhutas?

Quando você escolhe jogar o jogo, é importante ter algum domínio sobre os elementos. Caso contrário, você será um péssimo jogador com a vida. Se as pessoas foram bem-sucedidas em qualquer esfera da vida, isso significa que, conscientemente ou inconscientemente, de alguma forma, há alguma maestria. Caso contrário, não há sucesso em nada. Talvez eles tenham trabalhado para isso em outro lugar ou estejam trabalhando para isso aqui, mas sem um certo elemento de domínio sobre algo, não haverá sucesso na vida.

Se você não tem qualquer senso de “eu”, se você tem esse nível de desapego em relação ao seu próprio corpo, mente, pensamentos, emoções e tudo mais, isso vem naturalmente.

Se escolhemos desenvolver alguma atividade, o sucesso é a coisa mais doce na vida humana. Há pessoas espalhando esse tipo de bobagem— são chamados de filosofias: “Não importa se você ganha ou perde, está tudo bem”. Não existe essa bobagem na vida. Quando você joga um jogo você quer ganhar. Depois que o jogo termina, caso você tenha perdido, aí sim, está tudo bem que você tenha perdido, mas antes de jogar, se você acha que está certo perder, você não sabe o que é um jogo.

Uma vez que você tenha escolhido jogar o jogo — seja nos negócios, no casamento, na vida ou no processo espiritual — você deve vencer. Muitas vezes pode ser um esporte coletivo. Você pode esquecer que "você ganhar" significa que as pessoas que estão com você também precisam ganhar. Se você é casado e acha que só você deve ganhar, ele ou ela fará com que isso seja penoso para você! 

Bhuta Shuddhi — A maneira yóguica de ganhar domínio sobre os cinco elementos ou pancha bhutas

Bhuta Shuddhi é uma maneira de vencer conscientemente, porque sem ter o domínio sobre o que você está fazendo, a vitória será acidental. Seus oponentes podem ser péssimos, daí talvez você ganhe. Isso não tem importância. De qualquer forma, você joga com a melhor de suas capacidades e para além delas. Sempre que damos instruções para Hatha Yoga, dizemos: “Alongue-se o máximo que puder e um pouco mais”. É esse "um pouco mais" que é o aspecto mais importante. É aí que está a vida. Essa é a diferença entre a vitória e o fracasso — alguém está fazendo um pouco mais e outro não.

Sempre que damos instruções para Hatha Yoga, dizemos: “Alongue-se o máximo que puder e um pouco mais”. É esse "um pouco mais" que é o aspecto mais importante.

Na década de 1970, Kenny Roberts venceu o campeonato mundial de motocicletas três vezes seguidas. Isso não é fácil, porque estas são as melhores máquinas na pista e os pilotos são da mais alta categoria no planeta, então você ganha por centésimos de segundo. Se você tiver que ganhar um campeonato, você tem que ganhar umas doze, quinze corridas em uma temporada e três vezes seguidas é quase impossível. Então, as pessoas perguntaram a ele: “Como você faz isso?”. Ele disse: “Eu saio do controle, com controle”. Ter a coragem de cruzar essa linha de controle e ter a sabedoria de não ir longe demais.

Se você tiver que ter coragem para fazer algo, você tem que ter alguma capacidade. Caso contrário, a coragem se transformará em desastre. Se você fizer isso com sucesso, as pessoas dirão que você é corajoso. Se você colidir, as pessoas vão dizer que você é estúpido. Essa linha é muito tênue e a sua capacidade de atravessá-la, sua capacidade de caminhar nessa linha se torna cada vez melhor se você tiver mais domínio sobre os princípios fundamentais da sua existência.

Para aquelas pessoas que não estão dispostas a fazer qualquer sadhana para isso, organizamos o Pancha Bhuta Kriya no Dhyanalinga para que, pelo menos, você se beneficie por estar lá. Esse é o significado de um ritual. Um ritual é, essencialmente, para aqueles que não conseguem fazê-lo sozinhos — um sadhana público. Mil pessoas podem se sentar e se beneficiar dele. Mas, se você faz sadhana, é só você. Sadhana é, definitivamente, de natureza superior, mas o ritual é de um benefício mais amplo.

O que acontece se você ganhar domínio sobre os cinco elementos, ou pancha bhutas? 

Uma vez que haja uma certa quantidade de domínio sobre os cinco elementos, não existe o interior e o exterior, porque os elementos não respeitam seus limites. Para colocar da forma mais simples, enquanto você se senta aqui, você respira. O ar não respeita seu limite. Está constantemente entrando e saindo. Não é apenas o ar, isso está acontecendo com tudo. O alimento que você come e qualquer substância da qual nos livramos e tudo o mais está em constante transação.

...enquanto você se senta aqui, você respira. O ar não respeita seu limite. Está constantemente entrando e saindo. Não é apenas o ar, isso está acontecendo com tudo.

Os limites do seu corpo são apenas para o seu conforto psicológico. Mas os cinco elementos não respeitam isso e, de qualquer forma, fazem transações sem a sua permissão. Se você tiver alguma oportunidade de experienciar a natureza dos elementos, então você também perderá os limites do seu corpo. Ou, em outras palavras, você sacrificou sua privacidade, porque tudo está se infiltrando e tudo está se derramando constantemente.   

Como ganhar domínio sobre os cinco elementos, ou pancha bhutas?

1. À maneira das Nagas

Quando se quer ganhar maestria, uma das coisas que comumente se faz é expor-se aos elementos. O que os antigos movimentos espirituais, como as Nagas, Goraknathis ou os Jainistas, fizeram, em nível básico de sadhana, foi se exporem aos elementos, porque eles queriam que a transação acontecesse livremente. Hoje, andar nu pelo mundo não é uma possibilidade, embora, na Índia, ainda seja uma prática. Você verá milhares deles andando nus sem se importarem com as normas sociais. Mas isso não é uma possibilidade para todos vocês.  

Pergunta: É possível ficar mais consciente disso apenas sentando em espaços abertos como em um campo, ou olhando para pontos do horizonte, olhando para o oceano, ou olhando para o céu, ou apenas passando algum tempo em espaços abertos? 

Sadhguru: Pode ajudar, mas a tendência geral da maioria das pessoas, quando estão em espaços abertos, é de se cobrir e se proteger, considerando as variações de temperatura que podem ocorrer em diferentes lugares. Ao mesmo tempo, sim, é uma possibilidade, mas não necessariamente. Se, por acaso, você sentar lá fora, você pode fazer isso.

2. Use roupas frouxas 

Uma coisa simples que você pode fazer é passar a usar roupas mais frouxas. Talvez você não pareça em forma, mas não há forma nenhuma para você no campo elementar. Está em constante transação. Para facilitar isso, para poder estar consciente disso, é importante que haja um pouco de espaço entre o seu corpo e o que você veste, que você não esteja usando roupas apertadas. Esse é um passo que se pode dar. 

3. Preste atenção na respiração 

Se você prestar atenção, verá que além dessa respiração, muitas transações estão ocorrendo, constantemente, em todo o corpo. Se prestar atenção suficiente a essa transação, então compreenderá, lentamente, a natureza e a composição dos elementos dentro de nós. Porque intensificar uma dimensão ou aumentar o akasha no sistema através da prática apropriada se torna uma possibilidade. Se uma pessoa sabe que existe transação — não pelo intelecto, mas pela atenção — então, como ajustar a transação a nosso favor é algo que podemos fazer. 

4. Dê atenção à comida e à água 

A primeira coisa é se encarregar das transações mais óbvias. As transações mais óbvias são a respiração, a alimentação, o consumo de água, a temperatura do corpo e a temperatura exterior. Essas são as transações mais óbvias. Basta prestar um pouco mais de atenção a essas transações óbvias.

Se você prestar atenção em como você come, bebe, respira e toca em tudo, você verá que a experiência da vida subirá para um nível completamente diferente.

Eu sempre me surpreendo sobre como a maioria das pessoas nunca nota a respiração, que é uma transação tão óbvia e não acontece silenciosamente, ela move o corpo inteiro. Se você não consegue perceber sua respiração, como perceber algo mais sutil do que isso? Se você prestar atenção em como você come, bebe, respira e toca em tudo, você verá que a experiência da vida subirá para um nível completamente diferente.

A maioria dos seres humanos não está fazendo essas coisas simples. Eles estão devorando o que comem e bebem. Eles respiram de forma completamente inconsciente. Eles tocam tudo e qualquer coisa sem saber o que estão tocando ou sem o sentir. As pessoas pensam que, quando você está respirando, você não deveria fazer mais nada, você deve apenas respirar. A beleza de ser humano é que temos uma capacidade cerebral de conduzir atividades complexas dentro de nós e ainda sermos capazes de prestar atenção. É como se você estivesse dirigindo e ainda pudesse conversar com alguém. Então, dois níveis de atenção estão acontecendo exatamente assim. Você pode estar fazendo o que quer que seja enquanto presta atenção na respiração. A respiração é uma coisa que está sempre acontecendo. Você pode prestar atenção nela.

Você também pode prestar atenção nos alimentos que come e na água que bebe. A possibilidade de conhecer as dimensões do além e mergulhar na natureza mística da existência está muito enraizada na composição elementar de quem somos. Provocar uma transformação nesse sentido pode fazer coisas fantásticas a você. 

Nota do Editor: Saiba mais sobre as práticas de Bhuta shuddhiPancha Bhuta Kriya (online).