O que é sadhana e qual o seu papel no caminho espiritual? Sadhguru responde esta pergunta.

Sadhguru: Quando nós dizemos "sadhana", não estamos falando sobre nenhum aspecto em particular. Estamos falando sobre usar todos os aspectos da vida — tanto internos quanto externos — de modo que ela seja um contínuo nutriente para sua vida. Porque a própria natureza do ser humano é tal que, a não ser que haja algum dinamismo, algum movimento em sua vida em direção a um melhoramento interior e exterior de si próprio, ele se sentirá frustrado. Ele tem de continuar se movendo em direção a possibilidades cada vez mais novas. Sadhana é aquilo que facilita isso.

Tudo pode ser sadhana. O modo como você come, o modo como você se senta, o modo como fica em pé, o modo como você respira, o modo como você conduz o seu corpo, a sua mente, as suas energias e as suas emoções — isso é sadhana. Sadhana não significa nenhum tipo específico de atividade, sadhana significa que você está utilizando tudo como um instrumento para seu bem-estar.

sadhana significa instrumento, práticas para o crescimento espiritual.

Nota do editor: Extraído do discurso do Sadhguru feito durante o Programa de Treinamento de Professores de Hatha Yoga, de 21 semanas, pelo Isha Hatha Yoga. O programa oferece uma oportunidade incomparável para adquirir uma compreensão profunda do sistema yóguico e a proficiência para ensinar o hatha yoga.