Sadhguru: Nós estamos em uma arena de esportes. O esporte é um meio em que as pessoas se tornam fortes e também brilham. É por isso que chamamos este lugar de "Vajra", porque nós queremos que vocês brilhem como diamantes quando estiverem aqui.

Eu devo confessar que passei mais tempo nas áreas esportivas e nas bibliotecas do que em qualquer sala de aula. Os professores não vão gostar do que eu estou falando, mas acredito que as áreas esportivas e a biblioteca fizeram uma grande diferença em mim. Uma me proporcionou um corpo ágil, e a outra uma mente ágil. Pode ser que o corpo já não seja tão ágil, mas está bem o suficiente para derrotar vocês, que são campeões!

Jogando ao máximo com a vida

Não quero que vocês vejam o esporte como apenas um jogo ou mais uma disciplina, mas é sobre se tornar como um esporte na vida — você está totalmente disposto a jogar com a vida. "Jogo" não é apenas badminton, tênis de mesa ou vôlei. Viver neste mundo é um jogo. Qualquer coisa que façamos é um tipo de jogo. A educação também é um jogo, de certa forma. Se você é bom ou ruim, essa não é a questão. É a intensidade no envolvimento que conta. Se você estiver completamente envolvido, verá como é enriquecedor.

As coisas mais simples se tornam grandes, porque alguém se entregou absolutamente a elas. Não importa qual é a escolha; se você investir tudo o que tem no que quer que esteja fazendo, isso é ótimo. O que tem de demais em chutar ou acertar uma bola? Mas o mundo inteiro se senta pra assistir alguém fazendo isso — não por causa da bola ou do gol — simplesmente porque alguém está se entregando como se a sua vida dependesse daquilo. Não importa o quão bom ou ruim você seja, você não deve nunca jogar um jogo sem entusiasmo. A escola você sabe que pode frequentar sem entusiasmo! Mas você não pode jogar um jogo sem entusiasmo.

A intensidade no envolvimento

Eu quero que você utilize o esporte para trazer esse senso de intensidade ao envolvimento. O que quer que esteja acontecendo em nossas vidas, nós estaremos envolvidos. Você está na escola — envolvido. Você vai para casa — envolvido. Você está jogando um jogo — envolvido. Mesmo que esteja apenas sentado respirando, a vida que você é está absolutamente envolvida. Se você levar essa intensidade no envolvimento para todos os aspectos da sua vida, não importa o que você escolheu fazer — a vida será ótima.

E você não pode jogar um jogo sem as regras. São as regras do jogo que fazem o jogo. Se você disser "eu não gosto dessa regra", estará claramente dizendo que não gosta do jogo. Se você entender que são as regras que criam o jogo e se jogar com garra, qualquer jogo será um jogo fantástico.

E eu te garanto isso — não sei se você irá passar do segundo ou do terceiro ano, mas todos vocês um dia passarão quando o momento chegar! Eu revelei esse grande segredo para você — não precisa ter medo de fracassar! Você acha que já aconteceu de alguma vez, por não ter feito as coisas direito, eles reprovarem alguém? Isso nunca ocorreu. De qualquer forma, vocês irão passar, então vamos fazer isso bem.