P: Alguém disse que quando um bebê nasce ele não vem com um manual de instruções. Se, hipoteticamente, alguém tivesse que escrever um manual sobre como um ser humano deveria ser, do nascimento até a morte, como ele seria?


Sadhguru: Um livro vazio seria ótimo. Agora você está tentando transformar tudo em maquinário. Existem outras dimensões de um ser humano do que apenas “operar” a si mesmo em um caminho que você considera útil. Um ser humano não precisa ser útil para ninguém. É só isso, como os bois que estão presos a uma carroça, olham para o veado selvagem brincando na floresta e pensam: “Oh, como eles estão desperdiçando suas vidas, não são úteis para ninguém. Nada bom.” Mas existe alegria no veado. Você está preso, e não há alegria em você.

 

Se você se torna um ser humano sem alegria apenas tentando ser útil, então todos os propósitos da vida são derrotados. O que você está fazendo não significará nada. Socialmente, talvez eles lhe dêem um prêmio pelo rosto miserável que você carregava e pelas coisas que você fez no mundo, mas na vida isso não significa nada.

Largue os Manuais de Instruções

Sadhguru playing with a girl child | A Child Needs No Instruction Manual

 

 

Pare de olhar a vida através da inteligência de outra pessoa. Aprenda a olhar para a sua vida com mais inteligência. Todo mundo tem a inteligência necessária para encarar sua vida de maneira sensata, se outras influências forem afastadas. O problema é que você é muito influenciado por heróis do passado e do presente. No final, sua mentalidade é apenas isto, um fã-clube. Fã-clube é uma mentalidade muito rudimentar.

Qualquer criança normal veio como um ser completo. Você pode apenas nutrir a criança em todo o seu potencial. Você não pode fazer delas uma outra coisa. Se a sua árvore ideal é um coqueiro, e uma mangueira brota no seu jardim, o que você faria? Porque não se parece com um coqueiro você cortará todos os ramos e apenas deixará um. Isso seria uma mangueira muito pobre. A única coisa que você pode fazer é nutrir a criança em seu potencial máximo de inteligência, bem-estar físico e bem-estar emocional. Isso só acontecerá quando você apenas nutrir, não interferir.

Criando uma Atmosfera Conducente

Sadhguru with Samskriti student

 

 

As crianças vieram através de você, elas não vêm de você. Nunca pense que elas são suas. É um privilégio que elas tenham acontecido através de você. Sua função é apenas prover a elas uma atmosfera amorosa e solidária. Não tente impor seus pensamentos e emoções, suas filosofias, seu sistema de crenças e outras bobagens à criança. Ela tem suficientemente inteligência própria para encontrar seu caminho. Se você criar a atmosfera conducente necessária para que sua inteligência cresça plenamente, ela lidará com isso do jeito que ela já sabe.

“Tudo vai dar certo?” Pode dar certo, pode dar errado - esse não é o ponto. Mas as chances de dar errado são mínimas. Quando a criança cresce exercitando sua própria inteligência, se cometer um erro, ela tem a inteligência para corrigi-lo. Enquanto elas estão trabalhando para o próprio bem-estar e não estão fazendo algo negativo contra suas próprias vidas, você deve esperar. Durante todo o tempo até que a criança tenha vinte e um anos, você deve sentir que ainda está grávida. Apenas espere. Quando a criança estava dentro, você não fez nada, certo? Apenas se alimentou bem e esperou. Da mesma forma - forneça a atmosfera e espere.  

Nota do editor: Faça o download do e-book "Inspire Your Child, Inspire the World" para conhecer mais a respeito da sabedoria de Sadhguru sobre a criação dos filhos. Digite "0" no campo de preço para um download gratuito.