Sadhguru: A coisa mais milagrosa nesta existência, em termos de ferramentas, não é o computador, o carro ou a espaçonave, mas a mente humana. É a coisa mais milagrosa somente se você puder usá-la conscientemente.

A sua mente pode estar em cinco estados diferentes. Pode estar inerte. Isso significa que ela não está ativada de maneira nenhuma, está em um estado rudimentar. Mentes inertes não são um problema. Uma pessoa com uma mente muito simples e cujo intelecto ainda não é efervescente não tem problemas. Ela come bem, ela dorme bem. Apenas as pessoas que pensam é que têm dificuldade para dormir. As pessoas que têm uma mente simples desempenham todas as atividades do corpo muito melhor do que as chamadas pessoas intelectuais, pois é necessário alguma inteligência para causar distúrbio e caos. Mas uma mente inerte está mais próxima da natureza animal do que da possibilidade do que significa ser humano.

No momento em que você coloca alguma energia em uma mente inerte, ela se torna ativa, mas pode ficar dispersa. Se você energizar a mente para além disso, ela chegará a um lugar onde a mente não estará tão dispersa, mas estará oscilante — um dia é de um jeito, outro dia é de outro. Isto é uma enorme melhoria comparado com estar disperso a cada momento. Se você a energizar ainda mais, aos poucos ela se tornará focada — isso é muito melhor. Mas a coisa mais importante é que a mente deve se tornar um processo consciente.

 

A razão pela qual o sucesso vem tão fácil e naturalmente para uma pessoa e é uma luta para outra é porque uma pessoa pensa da maneira que quer pensar, e outra pessoa pensa contra si mesma.

O macaco da mente

Existe uma bela história na tradição yóguica. Um homem foi caminhar e, acidentalmente, entrou no paraíso. Após a longa caminhada, ele se sentiu um pouco cansado e pensou: "Eu gostaria de poder descansar em algum lugar". Ele viu uma bela árvore sob a qual estava uma grama macia e maravilhosa. Então, ele foi e dormiu na grama. Após algumas horas, ele acordou bem descansado. Em seguida, ele pensou: "Ah! Estou com fome. Eu gostaria de ter alguma coisa para comer". Ele pensou em todas as boas coisas que gostaria de comer e todas elas, simplesmente, apareceram na sua frente. Depois daquela comida suntuosa, o homem pensou: "Ah! Eu gostaria de ter algo para beber". Ele pensou em todas as bebidas que gostaria e todas elas apareceram na sua frente.

No yoga, a mente humana é referida como markata, ou macaco, por causa de sua natureza. A palavra "macaco" também se tornou sinônimo de imitação. Se você diz que está macaqueando alguém, isso significa que está imitando alguém — este é o trabalho em tempo integral da sua mente. Portanto, uma mente não estabelecida é referida como um macaco.

Quando esse "macaco" se tornou ativo no homem que entrou no paraíso, ele pensou: "Que diabos está acontecendo aqui? Eu pedi comida, comida apareceu. Eu pedi bebida, bebida apareceu. Talvez existam fantasmas por aqui". Ele olhou e lá estavam os fantasmas. No momento em que ele os viu, ficou aterrorizado e disse: "Ah! Tem fantasmas por aqui, talvez me torturem". E os espíritos começaram a torturá-lo, e ele começou a berrar e a gritar de dor. Ele disse: "Ah! Estes espíritos estão me torturando, eles vão me matar". E ele morreu.

O problema era que ele estava sentado sob uma árvore dos desejos ou uma Kalpavriksha. Qualquer coisa que ele pedisse se tornava uma realidade. Uma mente humana bem estabelecida é chamada de "Kalpavriksha". Nessa mente, o que você pedir se torna uma realidade. Na vida, você também está constantemente sentado sob uma Kalpavriksha, então você precisa desenvolver a mente a um ponto em que ela se torne uma Kalpavriksha, não uma fonte de loucura.