Sadhguru: Ser inteligente e ser esperto são coisas diferentes. Vinte e cinco anos atrás, você se referiria a alguém como inteligente. Mas a terminologia é diferente hoje em dia. Ninguém se importa se você é inteligente. As pessoas estão preocupadas se você é esperto ou não. Se você é esperto, você pode encontrar o seu caminho através do mundo - você vai fazê-lo bem na economia vigente!

Se estamos você e eu, eu ser mais esperto do que você ajuda. Se existe eu e eu, eu sendo mais inteligente do que eu, é estúpido.

Mas a inteligência é de natureza diferente. A inteligência nem sempre equipa você para ganhar uma corrida. Na verdade, pode ser que você seja muito mais lento do que os outros, porque você vê muito mais coisas do que eles. Aqueles que são espertos, e estão apenas procurando alcançar um pequeno objetivo em suas vidas, podem chegar muito mais rápido - e as pessoas vão bater palmas. Mas sua inteligência pode estar captando muitas coisas para você dar até mesmo um único passo.

Se você é esperto, isso significa que você de alguma forma consolidou a situação em seu benefício. Diferentes tipos de pessoas são consideradas espertas dependendo do tipo de sociedade em que estão, em que época, situação e que tipo de pessoas estão á sua volta. Hoje, as pessoas que têm escrúpulos são geralmente consideradas burras. Pessoas sem escrúpulos se tornam espertas, porque sabem aproveitar certas situações.

 

O Cão Esperto

 

Deixe-me te contar uma história. Certa vez havia um cão muito esperto. Ele era tão esperto que ele se tornou um cão melhor do que todos os outros cães dos vilarejos locais. Um dia, ele se sentiu um pouco mais aventureiro. Se você perceber, os cães dos vilarejos nunca vão para a floresta. Talvez, às vezes, eles vão até o início da mata, na tentativa de caçar um coelho ou uma lebre, mas eles nunca vão no interior da floresta, porque eles instintivamente sabem que existem animais maiores por lá, para os quais eles serão apenas um almoço.

Mas este é um cão super esperto. Ele foi para dentro da floresta e se deparou com um tigre. O tigre nunca tinha visto uma criatura assim antes. Ele pensou: "Ele parece ser um bom lanche da tarde." Ele rosnou e começou a ir em direção ao cão. Mas esse é um cachorro muito esperto. Queria correr, mas sabia que, se corresse, o tigre o pegaria em pouco tempo e ele se tornaria um lanche crocante. Ele viu um monte de ossos nas proximidades e começou a andar por lá dizendo: “Oh meu deus! Esses tigres são uma ótima refeição. Há!" O tigre hesitou e recuou. “Oh, essa é uma espécie de criatura que come tigres. E todos esses ossos…” Ele se virou e se afastou. Vendo isso, o cachorro esperto começou a fugir.

Um macaco sentado em uma árvore próxima viu toda a cena e não conseguiu evitar em macaquear a situação. Ele disse ao tigre: “Ele apenas enganou você e foi embora. Isso é só um cachorro. Eu já fui para os vilarejos. Ele não pode fazer nada com você. Ele não tem a força de uma de suas patas. O tigre se sentiu estúpido. "O quê? O idiota me enganou? Venha, vamos pegá-lo.” Então o macaco pulou nas costas do tigre e eles começaram a correr em direção ao cão.

O cão viu um macaco montando no tigre vindo em sua direção. Ele sabia o que havia acontecido, mas esse é um cachorro esperto. Ele bocejou e disse: “Onde está esse maldito macaco? Já faz quase uma hora que pedi outro tigre. Onde ele está?”

Você pode gerenciar o mundo assim. Mas quando se trata de sua natureza interior, isso não o levará a lugar nenhum, porque lidar com manifestações da criação é uma coisa, lidar com a fonte da criação é uma coisa completamente diferente. Aqui, sua esperteza não funcionará. A esperteza só é boa quando existe você e o outro. Quando há apenas você e você, quanto mais esperto você pensa que é, mais estúpido você se tornará.

 

Percebendo quão tolo você é

 

A iluminação não é um tipo de conquista. Iluminação significa que você rompeu e atravessou a sua ignorância . É uma realização - significa que você percebeu como você é estúpido. Aquilo que sempre esteve lá, você só viu hoje. É preciso muita inteligência para perceber o quão estúpido você é. A maioria das pessoas não consegue ver. Você só poderá ver se o seu desejo de ser inteligente, especial e melhor que outro alguém sumirem completamente de dentro de você. Só então você terá a inteligência para romper e atravessar a sua ignorância. Se você ficar mais esperto com o processo espiritual, sua ignorância continuará assumindo formas diferentes. Será um passeio sem fim de um nível de ignorância para outro.

 

Não estou dizendo que ser esperto é errado. Você pode treinar a si mesmo para funcionar melhor do que alguém, mas isso tem limitada aplicação e um limitado campo de ação. Você não pode levar isso para dentro de si e tentar ser mais esperto, porque a única pessoa que você está enganando é você mesmo.Se estamos você e eu, eu ser mais esperto do que você ajuda. Se existe somente eu e eu, eu sendo mais inteligente do que eu, é estúpido.

 

Nota do editor: “Mystic’s Musings” inclui mais insights de Sadhguru sobre questionamentos de um buscador. Leia a amostra grátis  ou compre o ebook.