Sadhguru faz uso do exemplo de Mahatma Gandhi para chamar a atenção para a importância do compromisso em nossas vidas.

 

Sadhguru: Coisas incríveis são feitas no mundo simplesmente por comprometimento. Um ótimo exemplo é o de Mahatma Gandhi. Se você olhar para esse homem, ele não era talentoso nem nada de especial, por favor, veja. Quando criança, ele não mostrou grande potencial. Ele não era extraordinariamente inteligente. Ele não era um artista, cientista, ou mesmo um advogado muito bom. Ele não pôde praticar com sucesso como advogado na Índia, e é por isso que ele foi para a África do Sul, por uma melhor oportunidade. Mesmo lá, ele não foi muito bem sucedido. Mas de repente, o homem se comprometeu com algo. Ele ficou tão comprometido que se tornou um gigante.

Mahatma Gandhi

 

Lembro-me do que ele escreveu sobre o seu primeiro caso num tribunal na Índia - ele levantou-se para defender o seu caso e o seu coração afundou-se em suas botas. Isso soa como Mahatma Gandhi? O homem seguiu adiante para mover milhões de pessoas. Com apenas um incidente em sua vida, de repente todas as suas identidades foram quebradas.

Ele tinha ido para a África do Sul para ganhar a vida e ele estava indo bem como um advogado. Um dia ele comprou um bilhete de primeira classe em um trem, entrou, e viajou uma certa distância. Na estação seguinte, um sul-africano branco entrou. Esse homem não gostava de pessoas de pele morena sentadas na primeira classe, então ele chamou o cobrador de passagens. O cobrador disse: "Saia!” Mahatma Gandhi disse: "Eu tenho um bilhete de primeira classe".

 

"Não importa, apenas saia".

 

"Não, eu tenho um bilhete de primeira classe. Por que eu deveria sair?

 

Eles jogaram Gandhi para fora do trem junto com sua bagagem e ele caiu na plataforma. Ele ficou ali sentado durante horas. "Por que isso aconteceu comigo? Eu comprei um bilhete de primeira classe. Por que fui jogado fora do trem?" ele pensou. Foi então que ele se identificou com o problema mais sério do povo. Até então a sua sobrevivência, a advocacia e o ganhar dinheiro eram importantes para ele. Mas agora, ele se identificava com um problema muito maior que existia. Ele apenas quebrou aquela pequena identificação e assumiu uma identidade existente muito maior.

Se estamos verdadeiramente comprometidos com o que quer que tenhamos assumido em nossa vida, os resultados são muitos.

 

Muitos humanos que são historicamente conhecidos como grandes seres; isto é tudo o que lhes aconteceu. Viviam com uma identificação limitada. De repente, ocorreu um evento que quebrou suas identidades e eles foram capazes de se relacionar com um processo maior acontecendo ao seu redor. Fizeram coisas que eles mesmos não imaginavam ser possíveis.

Gandhi moveu milhões de pessoas simplesmente assim. Não apenas na Índia, em qualquer lugar do mundo você fala o nome do Mahatma e há um senso de respeito. Tudo isso aconteceu em uma época em que havia tantos líderes que eram verdadeiros gigantes na Índia. Eles eram mais talentosos, melhores oradores e mais educados. No entanto, esse homem estava acima de todos eles, simplesmente por causa de seu compromisso.

Aconteça o que acontecer, vida ou morte, o compromisso não deve mudar. Estando verdadeiramente comprometido, você se expressa totalmente, de todas as maneiras possíveis. Quando o compromisso está faltando, em algum lugar você perde o seu propósito. Quando o propósito de "por que estamos aqui?" está perdido, não há nenhum ponto em cumprir nossos objetivos, não é?

Então, ser comprometido é apenas algo que temos que decidir dentro de nós mesmos. Se estamos verdadeiramente comprometidos com o que quer que tenhamos assumido em nossa vida, os resultados são muitos, sabe? Se os resultados não vierem, para uma pessoa comprometida não existe tal coisa como o fracasso. Se eu cair 100 vezes ao dia, o que fazer? Levantar andar de novo, só isso.

Compromisso não significa agressividade; isso deve ser entendido. É aqui que o exemplo de Mahatma Gandhi é tão adequado. Ele estava comprometido com a luta pela liberdade na Índia, mas ao mesmo tempo ele não estava contra o povo britânico. Essa foi a melhor parte, não foi? Isso mostra a maturidade do homem.

Editor’s Note: Download “Culture of Peace,” first published in print in 2008, is now available as an ebook on a “name your price” basis. In this 22-page booklet, you can read about Sadhguru’s insights into the basis of conflict, misconceptions about peace and how each of us can help to create a generation of peaceful human beings.