Sadhguru: Todos os anos, 800.000 pessoas estão cometendo suicídio neste mundo. Isso é mais do que todos os assassinatos e mortes por guerra juntos. Isso significa que a cada quarenta segundos uma pessoa está tirando a própria vida. É somente quando alguém que você conhece morre,  ou quando alguém que é popular ou significativo em nossa sociedade morre, que todos se interessam. 

O que causa pensamentos suicidas?

Por que um ser humano quer tirar a própria vida? Alguns podem estar cometendo suicídio por causa de situações em que vivem, mas muitas pessoas estão cometendo suicídio por causa de suas situações psicológicas.

Quando são felizes por sua própria natureza, por que alguém tiraria a própria vida? Por que alguém estaria deprimido?

Nós não introduzimos nada em nosso sistema educacional, que nos diga como lidar com nossa fisiologia e estrutura psicológica. A maioria dos seres humanos não foi ensinada a lidar com sua própria inteligência. Se você tivesse a metade do cérebro que tem, você não teria doenças mentais. Agora, você tem um certo nível de inteligência, mas você não passou por um treinamento e nem vive em uma situação social em que lhe ensinam a usar a sua inteligência para o seu bem-estar. Portanto, sua própria inteligência está se voltando contra você. Parece tão desesperador, como se simplesmente não houvesse uma saída. Isso leva pessoas a cometerem suicídio.

Isso pode ser facilmente interrompido, se houver um sistema adequado no qual desde a infância certos processos sejam ensinados a todos, para que se tornem felizes por sua própria natureza, sua experiência de vida seja naturalmente agradável. Quando são felizes por sua própria natureza, por que alguém tiraria a própria vida? Por que alguém estaria deprimido?

Saindo da depressão

A palavra "depressão" não é apenas depressão clínica. Se duas coisas derem errado na sua vida hoje, você poderia estar levemente deprimido. Eu acho que a maioria das pessoas começa a ficar deprimida, numa hora ou noutra, por causa de alguma situação em que estão vivendo. Mas dentro de algumas horas elas saem dessa. Elas usarão algum tipo de inspiração seu amor por alguém, a nação ou qualquer outra coisa que seja importante para elas em sua vida e acharão uma solução para se liberarem. Ou você se convencerá a não fazer isso; ou conversará com seu amigo; ou família e eles o convencerão a desistir; caso contrário, você procurará ajuda profissional.

Se não houvesse saída para a depressão, por que um psicólogo se sentaria com você e conversaria com você por horas? Obviamente, eles sabem que podem convencê-lo a desistir. De outra forma, existe ajuda química. Quando se trata de química, este mecanismo humano é a fábrica química mais sofisticada do planeta. A questão é apenas se você é um ótimo gerente ou um péssimo gerente desta química. Yoga significa que você se torna um gerente muito eficiente de sua própria fábrica de compostos químicos.

Prevenção do suicídio através do yoga

Não há dúvida de que milhões de pessoas se beneficiaram do Yoga. Temos dados experienciais suficientes para sabermos que funciona. Mas agora os marcadores sanguíneos estão sendo estudados e estamos vendo claramente que até as disposições genéticas estão mudando pelas práticas do Yoga.

agora os marcadores sanguíneos estão sendo estudados e estamos vendo claramente que até as disposições genéticas estão mudando pelas práticas do Yoga.

Isso mostra claramente que você não apenas pode evitar essas doenças psicológicas fazendo as práticas certas, mas também pode sair delas, se fizer da forma correta. O único problema é que, quando alguém está em um estado de depressão mental, levá-lo a praticar é um enorme desafio. A menos que haja pessoas dedicadas ao seu redor, apoiando-as de todas as formas para que façam todos os dias, isso não acontecerá. Posso mostrar-lhe milhares de pessoas que reverteram vários problemas mentais fazendo isso, porque criamos um ambiente de apoio. Pode não ser possível fazê-lo acontecer em todas as casas. A questão é de aplicação. No entanto, existem alguns casos patológicos que são muito difíceis. Também verificamos tais casos e diminuímos significativamente seu nível de medicação.

https://www.youtube.com/watch?v=zqk6ISFe08A

Editor's Note: Jude Beck on Unsplash