P: A educação é o mais importante, mas, às vezes, você também diz que precisa abandonar o conhecimento. O conhecimento é uma benção ou uma maldição?

Sadhguru: 

O que você chama de conhecimento é uma certa informação acumulada. Se você quer cozinhar sua refeição, fabricar um carro, produzir um ótimo computador ou construir um prédio, esse conhecimento acumulado é importante.

O que você chama de livro de receitas ou livro de engenharia ou livro de medicina é simplesmente conhecimento acumulado. Se você não fizer uso do conhecimento acumulado, terá que reinventar a roda todos os dias. Só um tolo inventará coisas que foram inventadas há mil anos. Um homem sábio usará o que foi inventado no passado e produzirá outra coisa para o amanhã.

Um dia, um jovem estudante universitário foi a uma partida de futebol com uma garrafa de refrigerante e pipoca na mão. Um velho estava sentado ali. Ele foi e se acomodou ao lado do homem, olhou para ele e disse: “Vocês, velhos, sua geração, não sei como vocês viveram. Vocês realmente não sabiam de nada. Veja, nossa geração, nós crescemos com computadores. Temos nanotecnologia. Temos naves espaciais. Hoje podemos nos comunicar na velocidade da luz com qualquer lugar no mundo. Vocês realmente viveram uma vida primitiva. Então, definitivamente, vocês não podem entender nossa geração ultramoderna de pessoas. Você é primitivo, porque não teve nenhuma dessas coisas quando estava crescendo”. O velho ouviu tudo aquilo e disse particularmente em voz alta para que todos ouvissem, então ele disse: “Sim, meu filho, quando estávamos crescendo, não tínhamos todas essas coisas. Então nós as inventamos. Agora, jovem cabeça de merda, o que você está fazendo para a próxima geração?".

Clareza, não conclusão

O que já é conhecido e inventado há muito tempo, você acumula esse conhecimento para não ter que reinventar a roda todos os dias. Você não tem que acabar como um tolo que está fazendo as mesmas coisas repetidamente. Então, o conhecimento é útil ou não? Você decide.

Quando falávamos sobre abandonar o conhecimento, estávamos falando sobre a vida, não sobre várias disciplinas da vida.

Quando digo "conhecimento sobre a vida", estamos falando dessa vida que é você. Você não pode acumular conhecimento sobre esta vida, porque, a partir do conhecimento acumulado, se você chegar a uma conclusão sobre a vida, ela se tornará um conhecimento prejudicial. Não vai permitir que você experiencie nada.

Uma vez que você tem conhecimento sobre algo, você não poderá experienciar ele com frescor. Já é uma conclusão prejudicial. Quando se trata de fazer algo físico ou material, você precisa de conhecimento, mas, para conduzir a vida, você não precisa de conhecimento, você precisa de clareza.

Então, quando falávamos sobre abandonar o conhecimento, estávamos falando sobre a vida, não sobre várias disciplinas da vida. Para fazer medicina, fazer engenharia, fazer música, fazer isso e aquilo, você precisa de conhecimento, porque você tem que aproveitar a experiência de vida passada, não apenas da sua, mas de um milhão de outras pessoas ou de um milhão de gerações que viveram nesse planeta. Se você não usa isso, então tudo tem que ser vivido como se fosse novo, tudo tem que ser novo. Ao mesmo tempo, se você permitir que esse conhecimento invada sua clareza de percepção, então você não verá nada do jeito que é. O velho conhecimento irá se sobrepor constantemente. Nada de novo vai acontecer com você.  

Um Corte de Clareza

Para ter conhecimento e não se identificar com ele, não permitir que ele invada sua clareza de visão, isso é muito vital. Para ver as coisas como elas são agora, você deve estar livre do conhecimento. Para saber o que era no passado, você precisa de conhecimento. Assim, o conhecimento está em sua memória. Se houver clareza; uma distinção clara entre o que é a sua memória e o que é o bisturi do seu intelecto, então não há problema. Se a sua memória estiver grudada em todo o seu intelecto, então essa faca deixará de ser afiada e não poderá cortar nada. É nesse contexto que eu disse que o conhecimento tem que ser abandonado. 

Quando se trata de viver a vida agora, você não pode ter conhecimento sobre isso, porque isso é a vida.

O intelecto é como uma faca: quanto mais afiado, mais facilmente corta qualquer coisa. Se muitas coisas estão grudadas nele, ele vai estar afiado? Pode cortar qualquer coisa? Então, se você sabe como manter o passado no passado e está ciente do que está lá agora, então o conhecimento não é um problema, mas se você não tem clareza, você só existe por causa do que acumulou no passado, você se torna uma acumulação. Então o conhecimento é um fardo.

Quando se trata de viver a vida agora, você não pode ter conhecimento sobre isso, porque isso é a vida. Você tem que perceber; você tem que conhecer o agora. Buda sabia disso, Krishna sabia disso, outras pessoas sabiam disso, o que eles sabiam não importa. Você não pode experienciar isso através deles. Você pode usar a experiência deles, mas não pode usar a percepção deles. Você tem que perceber. Não há outro caminho. É nesse contexto que eu disse que não se sobrecarregue de conhecimento.

Nota do Editor: Encontre mais ideias de Sadhguru no livro “Of Mystics and Mistakes”. Baixe o capítulo de pré-visualização ou compre o ebook em Isha Downloads.”