P: Sadhguru, qual é a diferença entre devoção e vício? Em devoção, também, a pessoa está num estado em que não pode viver sem o seu objeto de devoção. Então qual é a diferença?

Sadhguru: O vício é geralmente para substâncias. A devoção é para algo que você mantém - você só pode ser devoto a algo que você mantém acima de si mesmo. A devoção  não pode ser praticada. Não pode ser cultivada ou naturalizada. Quando você está inundado por algo ou por alguém, naturalmente vem a devoção. Uma vez que você vê algo ou alguém muito acima de você, muito além de si mesmo, então se torna muito natural. O vício vem porque você prova algo e gosta da experiência proporcionada. Você quer fazer isso um pouco mais e pouco mais, depois de algum tempo você está preso àquilo.

Essa questão de devoção ou vício vindo juntos é porque ambos criam uma experiência agradável ou de êxtase dentro da pessoa que está envolvida nela. As pessoas se viciam em algo porque a experiência é forte. As pessoas se viciam em tabaco, café, álcool, vários tipos de drogas porque estão criando uma experiência agradável para elas. Se isso causasse dor, se os desagradasse, eles não ficariam viciados.

O vício encolhe você, a devoção aprimora você… Essa é a grande diferença.

A devoção e o vício só estão ligados ao nível da experiência, de nenhuma outra forma. Você não deve sequer olhar para eles juntos, mas em termos de experiência, eles têm um ponto em comum. Ambos criam uma experiência extremamente agradável. O que significa devoção é que suas emoções se tornaram muito doces. Um devoto pode parecer um louco para outra pessoa. Para uma pessoa intelectual, os caminhos do devoto podem parecer totalmente tolos. Mas você me diz, se você pode passar 24 horas em total prazer, isso é inteligência? Ou passando por todos os tipos de turbulência em sua mente que não tem nada a ver com a realidade, isso é inteligência? Você tem essa escolha em sua vida.

Um devoto é muito inteligente. Há um profundo senso de vida envolvido nisso. Ele entendeu que, em última análise, a coisa mais importante é que, se você tornar a experiência da vida totalmente agradável, nada vai te emaranhar. Tudo vai liberar você. Pode parecer bobo para uma pessoa intelectual, mas há um senso muito profundo de inteligência envolvido.

O vício leva você a um canto, tornando-o totalmente exclusivo a um ponto em que a maioria das pessoas se torna neurótica ou destruída com ansiedade e depressão.

A devoção também causa êxtase. Hoje os comprimidos também são rotulados de êxtase. Se houvesse uma droga que você pode tomar e ficar em êxtase pelo resto da vida, qual é o problema, vamos aceitar. Mas o problema é que isso só faz você ficar chapado por algum tempo, depois o destrói de uma maneira tão ruim e, no processo, o arruína completamente. Se a sua inteligência ainda funcionasse e aprimorasse você de todas as formas, não vejo o que haveria de errado com as drogas. Mas não é isso o que a droga faz.

Com drogas e vício, tanto o corpo como a mente se encolhem. As capacidades físicas encolherão e as capacidades mentais encolherão. Como ser humano, você não é aprimorado, você é destruído. No entanto, a devoção faz com que você seja enormemente aprimorado. Você pode fazer coisas que nunca pensou que poderia, porque não há limitação em você.

Vício encolhe você, a devoção aprimora você. Ambos podem ser experiências agradáveis. O vício pode dar-lhe momentos de prazer. A devoção lhe dá uma sensação constante de prazer, mas a coisa mais importante é que ela te engrandece, expande e torna você inclusivo. O vício leva você a um canto, tornando-o totalmente exclusivo a um ponto em que a maioria das pessoas se torna neurótica ou destruída com ansiedade e depressão. Então, um aprimora você, outro destrói você. Essa é a grande diferença.

Nota do Editor: Saiba mais sobre o incrível potencial que cada ser humano carrega no ebook gratuito “From Creation to Creator”.