O corpo em si é considerado divino no que diz respeito ao yoga, explica Sadhguru. Ele discute como trazer consciência para todas as atividades e a possibilidade de transformar uma massa inconsciente de carne em um corpo divino.

Sadhguru: Um aspecto do yoga é tornar todas as coisas que são involuntárias, em ação consciente ou voluntária. Sua respiração, seu batimento cardíaco, sua função hepática - são ações involuntárias ou compulsivas. Tudo o que é vital para o sistema é compulsivo ou involuntário porque a natureza não confiou em você. Se algum desses órgãos que são vitais para o seu sistema funcionassem num processo voluntário, você poderia fazer algo maluco!

À medida que você se torna mais consciente, aqueles aspectos do corpo que estão funcionando involuntariamente agora, naturalmente, entram sob seu controle voluntário

Você já viu pessoas que estão em estado de atividade mental compulsiva? Até os dedos e as mãos se movem involuntariamente. Isso está acontecendo em grande escala na geração mais jovem. Suas mãos começam a se mover sozinhas sem pedir permissão.

No entanto, à medida que você se torna mais consciente, aqueles aspectos do corpo que estão involuntários agora, naturalmente entram em seu controle voluntário, porque se você se torna mais consciente, a natureza confia em você: “Ele é consciente o suficiente. Podemos dar-lhe um pouco mais de responsabilidade.” Uma vez que algo é voluntário, você pode executá-lo da maneira que quiser.

De Involuntário para Voluntário

A atividade involuntária é, de alguma forma, um nível desvalido de atividade. Seu corpo e particularmente seu cérebro devem se tornar em grande parte voluntários. Se se tornarem voluntários, sua vida está feita. Esta é a jornada de ser involuntário para voluntário.

A razão pela qual as pessoas não podem perceber nada sobre si mesmas é simplesmente porque há um excesso de atividades inúteis, muita atividade involuntária dentro do sistema.

Você é um voluntário? Isso significa que - você faz tudo conscientemente, por escolha, não compulsivamente. Você só faz o que é necessário. Você não tem um jeito particular de se sentar. Você não tem um jeito particular de fazer as coisas. Em todos os aspectos da vida, internos ou externos, você fará do jeito que precisa ser feito agora. Essa é uma atividade efetiva. O resto é atividade desperdiçada.

Digamos que eu esteja subindo uma montanha. Meu coração tem que bater de uma certa maneira. Se eu estou apenas sentado, tem que bater de uma maneira diferente. Mas se eu me sentar aqui e estiver batendo como se eu estivesse escalando uma montanha, isso é uma atividade desperdiçada. Uma vez que você começa a fazer atividades inúteis em seu cérebro, seu coração, seu corpo e tudo mais, você é um ser humano desperdiçado.

A razão pela qual as pessoas não podem perceber nada sobre si mesmas é simplesmente porque há um excesso de atividades inúteis, muita atividade involuntária dentro do sistema. Se você não notar nada no seu sistema, não há yoga. O yoga como um todo não veio do céu, nem de uma escritura ou de algum ensinamento religioso. Veio com uma compreensão e uma observação muito profunda do sistema humano.

   

O Rei dos Membros

O próprio corpo é divino no que diz respeito ao yoga. Um aspecto de Shiva é que ele é Angaraj. Angaraj significa o rei dos membros. Você pode praticar Angamardana, que é um processo para ganhar domínio sobre os membros. Shiva é o rei dos membros porque ele os dominou completamente e, agora, o próprio corpo se tornou divino. Se o sistema, que está passando da inconsciência para a consciência, se tornar 100% consciente, se até mesmo o corpo físico se torna completamente consciente, então este é um corpo divino. É isso que significa quando dizemos que Shiva é Angaraj. Esses membros podem ser uma massa inconsciente de carne, ou podem se tornar tão conscientes que são como um corpo divino. Trata-se de transformar um pedaço de carne em uma divindade.

Esta é a ciência através da qual as divindades são feitas. Criando um certo yantra ou forma, ou seja, injetando energia em uma particular estrutura, uma pedra pode ser transformada em uma força divina. Se uma pedra pode ser transformada em uma força divina, por que a carne não pode ser transformada em uma força divina? Isso definitivamente pode ser feito.

Nota do Editor: Hatha Yoga é a ciência de moldar o corpo em um receptáculo para o divino. Programas de Isha Hatha Yoga são oferecidos regularmente em vários locais ao redor do mundo. Ache um programa perto de você.