Participante: Namaskaram, Sadhguru. Há uma parte da minha cabeça onde parece haver algum tipo de bloqueio. Isso impede minha capacidade de me concentrar e estar totalmente envolvida. Eu posso sentir o resto do corpo muito mais vividamente. O que é que eu posso fazer sobre isto?

 

Sadhguru: Hatha Yoga é uma maneira de prestar atenção às várias camadas do corpo - Annamaya Kosha, Manomaya Kosha, Pranamaya Kosha, Vignanamaya Kosha e Anandamaya Kosha - corpo físico, corpo mental, corpo energético, corpo transitório entre o corpo físico e a dimensão não-física, e o corpo não-físico da felicidade. Mesmo no nível do corpo físico, em diferentes asanas, você pode perceber que certas partes do seu corpo não se dobram ou não respondem. Mas se você fizer uma ressonância magnética, tudo parece bem. O corpo tomou uma determinada forma baseado na informação kármica que você tem.

 

Seu esforço deve ser apenas para criar uma atmosfera propícia dentro de você. Quando você tiver feito tudo o que você pode fazer, apenas espere, sem contar o tempo.

Existem diferentes níveis de informação ou memória neste contexto. Há memória evolutiva, há memória genética e há memória kármica. De certa forma, a memória evolutiva e a memória genética também são um processo kármico. Dependendo da natureza da sua memória kármica, certas partes do corpo se comportarão de uma determinada maneira. Não importa o que você faça, eles não cooperam, mesmo que, se você os verificar com seu médico, eles pareçam perfeitamente bem. Se você prestar muita atenção ao corpo, você verá, em certas partes do corpo, que não há nada a se experienciar, nenhuma sensação. Existem bloqueios ou lacunas no processo sensorial devido à sua estrutura kármica.

Não preste atenção a essas lacunas. Você não pode consertá-las conscientemente. Se você se esforçar muito para fazer isso, elas podem até aumentar de tamanho e intensidade. Apenas continue fazendo o seu sadhana. Sadhana (prática de yoga ou prática espiritual) é geralmente sobre criar uma atmosfera propícia. Nunca deve ser focado em um benefício específico. Existem certos aspectos em você que nunca podem ser mudados com esforço consciente. Isso não significa que eles não possam ser mudados, mas isso não está no reino de sua vontade consciente. Seu esforço deve ser apenas para criar uma atmosfera propícia dentro de você. Quando você tiver feito tudo o que você pôde fazer, apenas espere, sem contar o tempo.

Usando o Físico para Transcender o Físico

 

Se você não sabe esperar, toda a sua vida estará limitada ao físico, porque você sempre estará pensando em como ir de um ponto a outro. Quando você quer ir a algum lugar, você quer percorrer uma distância, que significa estar dentro do mundo físico. De certa forma, o tempo também é uma quantidade física. Você pode descrever uma distância geográfica em unidades de comprimento ou unidades de tempo. Para suas atividades diárias, você pode ter que arrumar um horário. Mas para o seu próprio crescimento, nunca determine um tempo. Se, digamos, você começa a contar quantos asanas você pode fazer em um determinado período de tempo, o yoga se torna circo. O importante é se derreter nele. Todo asana é um meio de se tornar fluido e parte dele.

Hatha Yoga é sobre tornar o corpo tão forte e tão sutil que você nem sabe se está lá

Estamos usando o físico para transcender o físico, não para consolidá-lo. Mas nós sabemos, nós entendemos e respeitamos que o físico tem o direito de ser e que tem um poder próprio. Se não mantivermos isso com absoluta facilidade, estará no meio do nosso caminho. Se o seu corpo não estiver em boa forma, ele receberá toda a sua atenção. Somente quando o corpo está realmente bem, você pode ignorá-lo completamente. Estamos mantendo tudo bem para que não se torne um obstáculo. Há uma diferença no ethos fundamental do yoga e do exercício. Nós não estamos fazendo yoga para desenvolver, olhar e apresentar nossos músculos. Hatha Yoga é sobre tornar o corpo tão forte e tão sutil que você nem sabe se ele está lá. Se ele senta aqui, ele apenas senta aqui, sem sequer pedir água, comida, ir ao banheiro e coisas do tipo. Isto significa uma muito baixa manutenção. Essa é a qualidade de uma boa máquina, e essa é também a qualidade de um bom corpo, que não procura a sua atenção. Mas o mundo virou isso de cabeça para baixo - para a maioria das pessoas, um bom corpo significa que ele deve estar buscando atenção o tempo todo.

Não se preocupe se uma determinada parte do seu corpo não está cooperando. Use bem a parte restante, faça o seu sadhana e crie uma atmosfera propícia dentro de você. Então, um pequeno empurrão, e as coisas vão se esclarecer.

Nota do editor: Para datas e detalhes dos programas de Hatha Yoga, visite ishayoga.org.

Uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Isha Forest Flower. Faça o download como PDF em uma base “defina o seu preço, não há mínimo” ou inscreva-se  na versão impressa.